Capa da Publicação

10 Esportes e jogos fictícios que adoraríamos jogar!

Por Gus Fiaux

Em clima de Copa do Mundo, até o mundo nerd vira seus olhos para os esportes e competições. Porém, nem precisamos ir muito longe para isso, já que a ficção sempre esteve cheia de jogos e competições esportivas fenomenais, que desafiam as leis da física e até mesmo da realidade!

Nesta lista, você conhecerá os 10 esportes fictícios mais adorados dos filmes, séries, gamesanimes. São jogos, esportes e competições dos quais todos nós gostaríamos de participar, ou ao menos assistir uma partida ao vivo. Em alguns casos, estamos contando jogos que possuem versões na “vida real”… embora não sejam tão completas quanto na ficção.

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Caça ao Easter-Egg

Se você já leu ou assistiu a Jogador Nº 1, deve ter ficado extremamente impressionado com toda a competição organizada por James Halliday para que um único sortudo pudesse tomar conta de todo seu império cibernético, o OASIS. Assim, surgiu a Caça ao Easter-Egg, com três desafios insanos para adquirir chaves especiais.

Embora não seja lá um esporte por si só, a competição conta com três partes muito interessantes: uma corrida insana e cheia de referências à cultura pop, uma viagem subversiva para dentro de O Iluminado, clássico filme de Stanley Kubrick, e, é claro, uma partida única para Adventure, em busca do easter-egg supremo.

Imagem de capa do item

Partida de Ciclo de Luz

Embora o mundo de Tron e sua continuação estejam, teoricamente, acessíveis em qualquer computador e dispositivo eletrônico ao nosso alcance, ainda é uma pena que não podemos ver as partidas de Ciclos de Luz ao vivo - ainda mais considerando a beleza visual que esse jogo violento e letal possui.

Os participantes montam em motos tecnológicas, que disparam, de sua traseira, um fluxo continuo de energia plasmática, e vão encurtando o enorme campo a um espaço minúsculo, enquanto os sobreviventes precisam continuar se livrando do rastro de luz inimiga... correndo o risco de colidirem e explodirem.

Imagem de capa do item

Jumanji

Embora jogos físicos sejam interessantes, todo nerd gosta de um bom jogo de tabuleiro. E nesse caso, Jumanji pode ser uma ótima - ou uma péssima - opção. Trata-se de um jogo que te coloca nas aventuras de um safári... mas isso é extremamente perigoso para qualquer um com juízo, já que você pode liberar uma manada de rinocerontes ou um leão faminto.

Porém, nem pense em voltar atrás assim que jogar os dados pela primeira vez. Agora, você está em uma partida contínua, e qualquer regra quebrada pode trazer consequências sombrias! Também existem as variações para quem se interessar: o videogame apresentado no filme mais recente, como também a "versão espacial", que se chama Zathura.

Imagem de capa do item

Corrida de Dragões

Embora o primeiro filme de Como Treinar o Seu Dragão comece mostrando um mundo viking cheio de medo das criaturas milenares, aos poucos o preconceito vai sendo quebrado, e os dragões logo viram os melhores amigos dos humanos. Essa é a desculpa perfeita para inventar a Corrida de Dragões.

Embora seja como qualquer outra corrida, o simples fato de ser guiada por dragões já mostra a diferença - e por que ela seria impraticável no mundo real. Aqui, você precisa não apenas fugir de obstáculos terrestres, mas também de telhados e armadilhas aéreas, para que finalmente possa chegar ao destino final - seja com o Fúria da Noite ou com o Zíper Arrepiante.

Imagem de capa do item

Corrida de Pods

E já que as corridas estão na moda, por que não experimentar uma partida letal de Corrida de Pods, apresentada em Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma. Possivelmente a única coisa boa de todo o filme, o esporte garante uma das cenas mais empolgantes e tensas de toda a franquia espacial.

Sediada nos desertos de Tatooine, a corrida é disputada por diversas raças alienígenas, enquanto todos apresentam seus pods - naves flutuantes de corrida. A corrida é um evento cultural, embora também sirva para que os gângsters e mafiosos possam mostrar sua influência. Ainda assim, é o espaço perfeito para quem gosta de adrenalina à flor da pele.

Imagem de capa do item

Duelo Beyblade

Tudo bem que já temos vários brinquedos que tentam imitar o sucesso da Beyblade, mas nenhuma chega ao nível de animação e êxtase que o jogo nos traz no anime. Aqui, vemos competidores duelando com suas melhores armas: piões especiais, disparados em um campo de batalha, e que liberam poderes míticos e escondidos.

Tanto no mangá que deu origem à franquia quanto no anime e nos games subsequentes, o duelo de Beyblades é tratado como mais do que um simples jogo: é um esporte sério, que movimenta equipes em campeonatos mundiais, onde todos precisam estar dispostos a dar seus melhores comandos... e manter suas armas no campo de batalha!

Imagem de capa do item

Batalha de Pokémon

Ainda falando da cultura oriental, é claro que não podemos deixar de mencionar os nossos adorados Pokémon, líderes de uma franquia multibilionária, que surgiu nos games e acabou ganhando espaço no mundo todo, através de animes, mangás e até mesmo filmes. Certamente, a Batalha Pokémon é um esporte que muitos gostariam de jogar.

Basicamente, você captura e treina criaturinhas fantásticas através de suas Pokébolas, e as dispara em um campo de batalha contra os aliados de seu adversário. A competição é levada a sério, tanto dentro do universo onde se situa a franquia quanto no mundo real. Felizmente, os fãs já estão podendo experimentar um pouco a dinâmica dos torneios graças a Pokémon GO!

Imagem de capa do item

Rollerball

Chega a ser difícil definir esse esporte tão letal, que foi apresentado ao mundo através de Rollerball: Os Gladiadores do Futuro. Trata-se de uma competição em equipe, onde os jogadores ficam dispostos em um campo em cima de patins, tentando derrubar um ao outro, enquanto precisam acertar uma bola de aço no gol. Ah, e tem jogadores em cima de motos também!

O jogo é propositalmente violento, já que representa a ideia futurista de uma arena de gladiadores. Os lutadores recebem toda a glória possível, mas também são vítimas de perseguição e ameaças de morte - dentro e fora dos campos. Ainda assim, os mais viciados em adrenalina e velocidade devem se deliciar com esses perigos.

Imagem de capa do item

Pró-Dobra

O universo de Avatar é riquíssimo e cheio de possibilidades, e A Lenda de Korra mostrou isso com perfeição para os fãs. O spin-off nos apresentou a Pró-Dobra, um esporte muito popular na Cidade República, e que precisa de dois times, cada qual contendo um dobrador de água, um de terra e um de fogo.

Dispostos nas extremidades de um campo suspenso, rodeado por água, os três dobradores precisam derrubar os jogadores da equipe adversária, usando todas as suas técnicas de dobra para empurrá-los para a água. É uma competição divertida e emocionante, e caso vivêssemos nesse mundo, nós com certeza gostaríamos de assistir - ou participar - de uma partida.

Imagem de capa do item

Quadribol

Mesmo se você não for fã de Harry Potter ou do Mundo Bruxo de J.K. Rowling, é quase impossível que você não conheça nada sobre o Quadribol, o esporte mais popular dentro da comunidade mágica. Trata-se de um jogo de equipe, onde os jogadores ficam montados em vassouras e possuem uma série de atributos diferentes.

Enquanto o goleiro obviamente defende os aros, os batedores precisam dar conta dos Balaços, enquanto os artilheiros marcam pontos com a Goles. No centro de tudo está o apanhador, tentando capturar o Pomo de Ouro. O jogo ficou tão popular que já foi trazido para o mundo real, em competições sérias... embora ninguém voe, infelizmente.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux