10 Episódios de Chaves que nos ensinaram uma lição!

Capa da Publicação

10 Episódios de Chaves que nos ensinaram uma lição!

Por Guilherme Souza

O primeiro episódio de Chaves foi ao ar em 1971 (no México), mas desde que a série chegou ao Brasil, o público se apaixonou pela turma da vila e, até hoje, o garoto órfão conquista o coração de novos espectadores

Por mais que a série aborde as situações de uma maneira cômica e irreal, muitos episódios contam com mensagens importantes e lições para a vida toda, assim, resolvemos listar alguns desses episódios.

O vídeo não está mais disponível.

A Festa da Boa Vizinhança

A Vila do Chaves pode até não ser um exemplo de paz e respeito mútuo entre os vizinhos, porém ao longo da série, já vimos os personagens praticando diversos atos de bondade e compaixão entre si.

A Festa da Boa Vizinhança é um belo exemplo (ou quase isso) de como é importante viver em harmonia com seus vizinhos e demonstrar seu carinho por eles. O episódio dividido em várias partes também mostra que o Seu Madruga, o mais improvável de todos, foi o responsável por fazer essa festividade acontecer.

O vídeo não está mais disponível.

A Casa da Bruxa

A Senhorita Clotilde do 71 vive praticando boas ações para todos, mas mesmo assim, as crianças insistem em chamá-las de bruxa.

O episódio em que as crianças precisam deixar um jornal na casa dela, mostra bem esse medo inconsciente e fantasioso que eles sentem. Sem sequer entrarem na casa de Clotilde, as crianças começam a imaginar os horrores que ela esconde em seu lar, inclusive fazendo uma poção do amor para o Seu Madruga, mas no fim das contas, ela ainda os agracia com um presente.

Assim, podemos ver que não devemos julgar as pessoas por sua aparência ou ofendê-las.

O vídeo não está mais disponível.

As pessoas boas devem amar seus inimigos

O Seu Madruga vive apanhando da Dona Florinda e aguentando os desaforos das crianças, mas nem por isso, ele revidou aos ataques da mãe do Quico e, na maioria das vezes, está de bom humor.

No episódio “As pessoas boas devem amar seus inimigos,” vemos o quanto é importante ter compaixão pelo próximo, aliás, esse não foi o único episódio com essa mensagem, afinal, não podemos nos esquecer da clássica frase “A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.”

O vídeo não está mais disponível.

O ladrão da Vila

O Chaves pode até ser um garoto órfão que vive com fome, contudo, ele sempre se mostrou muito honesto ao longo da série, mas certa vez, sua honestidade foi colocada em xeque quando objetos dos moradores da vila começaram a sumir misteriosamente.

Mesmo sem provas, os moradores começaram a chamar Chaves de ladrão, mas no fim das contas, o verdadeiro responsável pelos roubos era o Senhor Furtado. Assim, aprendemos que não devemos acusar as pessoas sem provas ou criar pré-suposições.

O vídeo não está mais disponível.

O aniversário do Quico

Quico sempre foi o garoto mais abastado da Vila, coisa que nem ele e muito menos sua mãe fazem questão de esconder. Para descontento de sua mãe, o garoto resolveu convidar todas as crianças da vila para sua festa de aniversário, mas o motivo por trás disso não era nada nobre, afinal, ele só pensava nos presentes que iria ganhar.

Como esperado, a festa acabou sendo um verdadeiro desastre, em grande parte por culpa do Chaves, porém vimos que mesmo passando necessidade, o garoto dividiu a comida que pegou com o Seu Madruga. Além disso, o episódio também conta com uma bela mensagem sobre compartilhar com aqueles que mais precisam.

O vídeo não está mais disponível.

O Primeiro Dia de Aula

O Seu Madruga vive tentando escapar dos tabefes da Dona Florinda, mas certa vez, resolveu se esconder dentro da escola.

Primeiramente, ele ficaria ali apenas por um tempo, mas acabou se interessando pela aula e foi aceito pelo professor Girafales. Muita confusão aconteceu ao longo da aula, mas no fim das contas, descobrimos que mesmo sendo um leigo, Madruga ainda tinha conhecimentos para ensinar, seja sobre os riscos domésticos ou frações matemáticas.

O vídeo não está mais disponível.

Vamos todos a Acapulco

Se você assistia Chaves quando criança, certamente sonhou em ir para o hotel em que os personagens tiravam umas férias. Em terras brasileiras, a localização do hotel foi adaptada para Guarujá, praia do litoral paulista, mas no original, ele fica em Acapulco, no México.

O episódio está recheado de pequenas lições, seja pela fé da Chiquinha em participar do sorteio que lhe garantiu a viagem, o ato de bondade do Senhor Barriga para com o Chaves ou a mensagem de união ao final do especial.

O vídeo não está mais disponível.

O despejo do seu Madruga

Desde a primeira vez que vimos o Seu Madruga, sabemos que ele deve o aluguel para o Senhor Barriga, mas ele também não faz muita questão de quitar essa dívida, mas certo dia, o proprietário da vila acabou se cansando e decidiu despejar Madruga e sua filha.

Ao longo do episódio, pudemos ver o quanto os demais moradores da vila se importavam com eles e os ajudaram a ficar.

O vídeo não está mais disponível.

A Sociedade

A Dona Florinda sempre foi uma mulher de muita classe e orgulhosa, mas quando o cheque da pensão de seu falecido marido atrasou, ela teve de encontrar uma alternativa para manter o alto padrão de vida em sua casa.

A solução foi proposta por ninguém menos do que Seu Madruga, que propôs uma parceria entre eles para a venda de churros. É claro que a sociedade não deu certo, porém vimos o quão honesto é o Seu Madruga, que assumiu a culpa pelo sumiço da mercadoria, um gesto que também foi reconhecido por Florinda.

Uma aula de canto

A inocência e sinceridade das crianças é algo admirável e mesmo sendo adultos, o elenco de Chaves simula isso muito bem.

O episódio “Uma aula de canto” é uma verdadeira lição de como continuar jovem de espírito, usando como base o Seu Madruga, que insistia em estragar a diversão das crianças ao formarem uma bandinha.