10 Efeitos visuais ruins, que a gente releva!

Capa da Publicação

10 Efeitos visuais ruins, que a gente releva!

Por Bia Oninawa

E convenhamos, às vezes, o efeito visual nem é tão ruim assim. Uma cenazinha em que uma animação ou o fundo digitalizado ficou um pouquinho zoado não é o bastante para estragar uma boa história, não é?! Então preferimos, sim, relevar um errinho ou outro para que no fim, tenhamos uma baita experiência legal com os filmes e séries que adoramos.

Imagem de capa do item

Once Upon a Time

A proposta do seriado é muito bacana. Tudo gira em torno dos moradores de uma pequena cidade chamada Storybrooke. Lá todos são personagens de contos de fadas presos na nossa realidade e sem memória alguma de um dia terem vivido em um mundo mágico.

É compreensível que alguns seriados tenham o orçamento baixo. Mas caramba, Once Upon a Time, às vezes vocês tiraram um pouco da magia da história com esses efeitos ruizinhos. Não que os fãs tenham deixado de acompanhar a história por isso, ou amado menos os personagens. Não foi isso, mas os efeitos foram algo que a maioria relevou ou preferiu esquecer.

Imagem de capa do item

Eu sou a Lenda

A história é muito boa! O filme começa muito bem com Will Smith no papel de Robert Neville, junto com seu fiel amigo canino em um mundo pós apocalíptico. Mas vamos ser sincerinhos aqui, só entre amigos, eu sei que muitos preferiram relevar o que viram, mas esses zumbis eles eram super falsos... tadinhos. Pra que tanto efeito especial, galera?! Faz como The Walking Dead, paga uma galera, enche o pessoal de maquiagem, e pede para eles ficarem correndo atrás do protagonista. Ficaria mais natural e crível do que esse monte de corredor plastificado, né?! Não que tenha estragado a história, mas poderia ter ficado um pouquinho melhor.

Imagem de capa do item

Thor, Odin e Loki no penhasco em Thor: Ragnarok

Como o filme ainda não saiu em mídia física, vou defendê-lo dizendo que pode ter sido a junção da tela grande com o 3D que realçou os efeitos visuais um pouco piores do que o do restante do filme, durante a cena do penhasco em que Odin conversa com seus filhos, Thor e Loki.

Se vocês não se lembram do que eu estou falando, foi aquela que eles estão sentados, os três juntos, (desculpe, mas não encontrei a imagem do momento certinho da cena que estou falando) e Odin se despede dos dois, se desmaterializando no final do seu discurso. Além de estar tudo um pouco falso, também foi um exagerozinho de efeitos visuais para uma cena que poderia ter sido feita com um pouco mais de naturalidade.

Enfim, nem de longe isso estragou a experiência do filme que tem um visual lindo durante toda a história. Mas na hora que a cena aconteceu, deu um nervosinho no canto do olho.

Imagem de capa do item

O Escorpião Rei

ESSA É UM CLÁSSICO! Ok, todo mundo ama o The Rock (se você não ama, está errado). E ele costuma fazer filmes muito legais. Mas cara... a cena dele como Escorpião Rei em que ele entra no templo atrás dos protagonistas... é... uma tortura! Seria um gráfico incrível para um jogo de videogame, mas para um filme...?! Hum, acho que não deu muito certo.

Imagem de capa do item

Frank Castle descendo de tirolesa em Justiceiro

O novo seriado da Marvel com a Netflix tem uma violência, como direi... gráfica! Por diversos momentos você desvia os olhos da tela porque é realmente difícil acompanhar toda o banho de sangue que Frank Castle faz questão de mostrar. E esse não é o problema. As cenas de violência são muito bem executadas. Mas teve um outro momento do seriado que quisemos vira o rosto um pouquinho de lado. E não foi porque alguém estava sendo brutalmente despedaçado. Mas porque o efeito visual de quando Castle está descendo de tirolesa de um apartamento foi...feia.

Imagem de capa do item

A cena com os dinossauros em King Kong (2005)

O filme foi um sucesso de bilheteria, foi indicado ao Oscar de melhores efeitos especiais, melhor edição... então espera. Por que ele está nessa lista?! Bem, os efeitos são realmente bons. King Kong está lindão no filme. Mas tem uma cena que... dá até uma dó de ver. Os exploradores estão fugindo de um grupo de dinossauros correndo em sua direção.

Mas fica mais do que claro que tudo foi produzido na frente de uma tela verde, em que os animais e as pessoas estão completamente fora de sincronia. E gente, convenhamos, se Jurassic Park conseguiu produzir bons dinossauros um bilhão de anos atrás, não adianta defender essa cena com o argumento de "Ah, mas era de 2005".

Imagem de capa do item

Hulk, Eric Bana

Fazer um bom Hulk é uma tarefa difícil. Nós estamos acompanhando a evolução do personagem com o passar dos anos e podemos notar as diferenças. Desde um cara bombado pintado de verde, até o Hulk do Mark Ruffalo as coisas mudaram bastante. E nós compreendemos que pode ser complicado. Especialmente lá em 2003. Apesar da história do filme ser legal... gente, esse Hulk era um pouco verde demais? Fica difícil tornar um monstrão desses crível quando a paleta de cor parece completamente deslocada do resto do mundo.

Imagem de capa do item

A cena do veado, The Walking Dead

Essa foi uma piada na internet durante um bom tempo. Quem acompanha a série nunca teve muito o que reclamar dos efeitos visuais caprichados e bastante recursos analógicos usados. Mas, em algum momento na sétima temporada, alguém deixou o estagiário brincar com a parte gráfica da série e... o que foi aquilo!? Ainda bem que foi uma cena curtinha, mas no outro dia ninguém nem queria saber do que aconteceu no episódio, tudo que se falava era do veado estranho que apareceu na tela.

Imagem de capa do item

Séries da CW

As séries da CW abriram um caminho maravilhoso para que os heróis tivessem espaço, não só no cinema, mas nas telas pequenas também. Arrow foi um dos primeiros a trazer os heróis de volta para a televisão em seriados regulares e nós só estamos aqui agradecendo e acompanhado super empolgados, porque as histórias são ótimas. Mas sejamos sinceros, de coração, vai dizer que em algum momento, assistindo The Flash, por exemplo, você não se pegou pensando "Ah nossa, se estivesse mais falso poderia estar no The Sims, heim!?"

Nunca estragou a trama. Aposto que ninguém deixou de ver por causa disso. Mas silenciosamente nós já julgamos os efeitos especiais das series, mesmo sabendo que o orçamento não é lá isso tudo, e que provavelmente nunca faríamos melhor. Mas julgamos mesmo assim.

Imagem de capa do item

O bigode do Superman em Liga da Justiça

Esse é o mais novo efeito especial bizarro que Hollywood nos deu. Talvez nem tenha ficado tão explicito assim no decorrer do filme. Mas a primeira cena, aquela em que o Superman conversa com as criancinhas e simula ser gravada por um celular. Ali, naquela cena, nós quase torcemos para os caras terem deixado o Superman de bigode. Mas como todos os outros itens desta lista, não estragou em nada a experiência do filme, apenas rendeu uma piada ou duas entre os fãs, mas a história foi ótima do mesmo jeito.

E vocês, viram mais algumas cenas em que os efeitos visuais não ficaram tão bons assim, mas que você relevou porque adorava a história!? Não deixe de comentar!