Capa da Publicação

10 Easter Eggs de Watchmen!

Por Leo Gravena

Confira aqui alguns fatos e curiosidades do filme!

Imagem de capa do item

300

Logo no inicio do filme, na cena do assassinato do Comediante, ele joga uma caneca que bate na porta de seu apartamento, 3001.

Na cena, contudo, a caneca se quebrando arranca o ultimo número, fazendo com que apenas o 300 seja visível.

300 foi um filme de 2007 também dirigido por Zack Snyder, o diretor de Watchmen, que decidiu fazer uma referência à sua própria obra.

Imagem de capa do item

Enola Gay

O avião que tem a figura da Miss Jupiter é o mesmo modelo e uma clara referencia ao Enola Gay, o avião que lançou a bomba atômica em Hiroshima. O modelo bombardeiro B-29 foi escolhido pelo piloto, Paul Tibbets Jr., que também deu o nome de sua mãe a nave.

Além disso, no avião tem o nome do Capitão, “Peter Aperlo”, que é o nome do escritor do livro que acompanhou o filme.

Imagem de capa do item

Alfred Eisenstaedt

A icônica foto do marinheiro beijando uma jovem é recriada na cena inicial, com a heroína lésbica, Silhouette, substituindo o jovem.

Isso também serve para mostrar o tom mais subversivo do filme.

Imagem de capa do item

SEM CAPAS!

Dollar Bill é um antigo vigilante membro dos Minutemen. Ele não apareceu no filme, porém teve sua morte mostrada: O herói morreu quando sua capa ficou presa em uma porta giratória, o tornando um alvo fácil para bandidos que assaltavam um banco.

Imagem de capa do item

A Última Ceia

Na festa de despedida para Sally Jupiter, é clara a referencia ao icônico quadro de Leonardo da Vinci, que mostra a ultima ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos.

Imagem de capa do item

Flower Power

Na cena temos uma jovem colocando uma pequena flor na arma de um soldado, que logo depois começa a atirar. Ela foi baseada na imagem de Jan Rose Kasmir, uma estudante que foi fotografada, junto de diversos outros ativistas, em frente ao Pentágono contra o envolvimento dos EUA no Vietnam.

Imagem de capa do item

Boa Sorte, Sr. Grosky

O Sr. Grosky era o vizinho de Neil Armstrong quando ele era pequeno. Em Julho de 1969, quando Armstrong chegou a Lua, ele resmungou para si mesmo um desejo de “Boa Sorte” para o Sr. Grosky. Isso acabou sendo incorporado no filme.

Imagem de capa do item

Bowie e Jagger

Muito se fala do Vilage na cena de abertura, quando Ozzymandias revela sua identidade, porém muitos parecem se esquecer que no mesmo quadro também temos David Bowie e Mick Jagger!

Imagem de capa do item

Supermen

O Superman é rapidamente lembrado/citado quando diversas revistas falando sobre Ozzymandias são mostradas, em uma ele e o Dr. Manhattan estão na capa, que tem a palavra “Supermen”, ou Super-homens, estampada.

Imagem de capa do item

Andy Warhol

O icônico artista Andy Warhol também tem uma breve “aparição” na abertura do filme, um quadro no estilo pop art do Coruja, mostrado ao seu lado.

Isso também é utilizado para mostrar o efeito dos heróis na cultura popular.

O vídeo não está mais disponível.

Abertura

E confira aqui a fantástica cena de abertura ao som de The Times They Are A-Changin’, que também tem Batman e seus pais, o assassinato de John Kennedy, Fidel Castro na Rússia e muito mais!

Imagem de perfil
Leo Gravena

Editor | Ele/Dele | @LeoGravena
Escrevo sobre cultura geek na internet desde 2012
"Don't look back -- the past is exactly where it belongs."