10 doramas mais aguardados para 2022

Capa da Publicação

10 doramas mais aguardados para 2022

Por Junno Sena

O ano de 2021 foi um marco para os doramas. Com o sucesso massivo de Round 6 e a melhoria da qualidade das produções coreanas para televisão, os dorameiros de plantão tiveram um ótimo ano. Agora, com o início de 2022, tudo isso apenas tende a aumentar. 

Seja com mega produções anunciadas há mais de um ano, ou com adaptações de séries americanas, as séries asiáticas devem continuar sendo um tema recorrente no Twitter. Por isso, separamos 10 doramas para vocês ficarem de olho! Separem papel, caneta e lenços, porque lá vem as lágrimas.

Imagem de capa do item

All of Us are Dead

Não é de hoje que a Coréia está investindo em zumbis. Desde Train to Busan, protagonizado por Gong Yoo, o país tem colocado seu mercado cultural para enfrentar zumbis. E a Netflix seguiu a sua onda. Enquanto em terra coreana eram lançadas produções como Happiness e Zombie Detective, o streaming seguiu com filmes como #Alive, a série Kingdom e seu spin-off Ashin of the North e Sweet Home.

Agora, em 2022, a Netflix continua sua parceria com o país com o lançamento de All of Us are Dead. Baseada no webtoon — histórias em quadrinho digitais — Now at Our School, de 2009, o dorama irá explorar o caos em uma escola após o início de uma epidemia zumbi. O elenco foi composto por diversos rostos novos, mas temos algumas personalidades carimbadas pelo streaming, como Cho Yi-Hyun, que esteve presente em ambas as temporadas de Hospital Playlist.

Assim como no filme #Alive e na série Sweet Home, em All of Us are Dead poderemos nos aprofundar em personagens intrigantes, enclausurados em um espaço fechado. Além disso, ser uma adaptação de um webtoon, mesmo se tratando de uma obra de 2009, traz algumas novidades na narrativa coreana, podendo deixar para trás alguns clichês repetitivos.

Imagem de capa do item

Check out

Com um episódio piloto de cair o queixo lançado em 2021, Check Out rapidamente ganhou a atenção do público. A produção tailandesa traz o romance entre Nine e Daonuea, que estão viajando sozinhos. Um após romper com a sua namorada, o outro depois de uma decepção amorosa. Eles acidentalmente dividem quartos adjacentes e gradualmente passam a se conhecer.

Um ponto que chama a atenção é a química que os rapazes já apresentaram em cena e, para os curiosos sobre histórias boys love tailandesas, esse pode ser um bom começo para adentrar ao gênero.

Imagem de capa do item

The Youngest Son of Chaebol Family

Song Joong-Ki tomou o ano de 2021 com o dorama Vincenzo e agora, a próxima produção do ator promete trazer o mesmo teor gráfico e misterioso do anterior. Baseado na história publicada no aplicativo coreano Kakao entre fevereiro de 2017 e janeiro de 2018, a série segue um homem que foi morto após ser acusado de desfalque, mas tudo muda quando ele renasce como o filho mais novo da família que o incriminou.

Com toques de isekai — gênero popular de anime em que os protagonistas vão parar em universos paralelos —, The Youngest Son promete trazer o clássico das novelas coreanas, desde intrigas e conspirações políticas e familiares até o bom drama com humor ácido que encontramos na interpretação de Joong-Ki. Ao lado do ator, teremos Shin Hyun-Bin, que já trabalhou em Hospital Playlist. A série tem previsão de estreia para maio.

Money Heist

O Professor invadiu a Coréia! A adaptação coreana de La Casa de Papel finalmente está chegando ao streaming vermelho. Nele, não teremos muitas alterações em relação ao enredo, logo, novamente veremos um gênio do crime que atende por O Professor tentando realizar o maior assalto da história.

O diferencial fica pelo seu elenco. Com Park Hae Soo, que ficou conhecido por Round 6, Jeon Jong Seo do filme Burning, Kim Yoon-jin da série Lost e mais diversos nomes que prometem balancear a ação com boas atuações e personagens carismáticos.

Mesmo com o amplo sucesso de La Casa de Papel, será interessante ver como a Coréia se sai na tarefa de adaptar uma obra que não é originalmente sua - um fato que acontece constantemente de maneira inversa, quando pensamos em produções americanas inspiradas em conteúdos asiáticos.

Imagem de capa do item

From Today We Are

Ainda pensando em adaptações coreanas, From Today We Are se destaca por dois motivos: (1) ser baseado na novela e na série Jane the Virgin e (2) pelo tom polêmico que a produção pode acabar ganhando. Em séries como Para Sempre Camélia, vimos que ser mãe solo não é um tópico bem visto por coreanos e a acidental inseminação artificial que leva a protagonista a ficar grávida pode levantar algumas discussões interessantes.

Por outro lado, não dá para esquecer que a série americana, protagonizada por Gina Rodriguez, era carregada por um tom cômico e é difícil não imaginar que sua nova versão seguirá por esses moldes. De qualquer forma, teremos Im Soo Hyang, protagonista de My ID is Gangnam Beauty, no papel principal.

Imagem de capa do item

Fishbowl Wives

Na produção japonesa da Netflix, Kingyo Tsuma, teremos uma narrativa mais intimista e séria. Baseada no mangá de mesmo nome escrito por Kurosawa R. publicado em 2017, seguimos a história de Sakura Hiraga após desistir do seu sonho.

Agora, casada e com um apartamento na cobertura, sua vida parece glamourosa, mas não é bem assim. O que não imaginam é que Sakura é abusada física e verbalmente pelo marido. Se sentindo como um peixe dourado em um aquário, a mulher conhece Haruto.

Vale a nota de que, mesmo podendo ser um assunto relevante para ser abordado no Japão, algumas cenas do trailer sugerem que a produção terá algumas cenas que podem causar gatilhos emocionais. Logo, aqui vale um grande: Aviso de gatilho!

Imagem de capa do item

Big Mouth

Finalmente retornando do seu hiatus devido ao tempo que passou em serviço militar, Lee Jong Suk está de volta para um novo dorama e ele parece ser bem diferente do que estamos acostumados a ver o ator. Junto da Yoona, ex-integrante do Girls Generation, Jong Suk irá protagonizar a história de um advogado com dificuldades que assume um caso de assassinato.

Da noite para o dia, o que seria um caso simples, o transforma em um vigarista conhecido como “Big Mouse”. Agora, o casal precisa arranjar uma forma de limpar o nome dele. Os roteiristas desse dorama trabalharam em outra série de sucesso, como Vagabond.

Imagem de capa do item

Little Women

Debruçando-se sobre irmandade e intrigas, Little Women irá seguir a história de três irmãs que cresceram em meio a pobreza. É então que, devido a um incidente com uma das famílias mais ricas da Coréia, as mulheres entram em um conflito jurídico que promete balançar toda a sua realidade.

Mesmo que a história não traga nada de interessante de início, seu elenco possui Kim Go Eun, de Goblin e Yumi’s Cells, Park Ji Hoo, que estará em All of Us Are Dead, Nam Ji Jyun, de Suspicious Partner e Wi Ha Joon, conhecido pelo papel do policial em Round 6, mas também por Romance Is a Bonus Book.

Imagem de capa do item

Link: Eat and Love to Kill

O dorama Link promete ser uma daquelas dramédias gostosas de se assistir. Com a carismática Moon Ga Young, de True Beauty, e Yeo Jin Goo, premiado por Beyond Evil disponível na Netflix e Hotel del Luna, a produção irá investigar o curioso caso de duas pessoas que compartilham seus estados emocionais.

Além do elenco que já provou ser um poço de carisma pelos seus trabalhos anteriores, é possível esperar cenas divertidas dos personagens seguindo, sem contexto, emoções que não lhes pertence em situações constrangedoras. A trama também se define como um mistério envolvendo uma gêmea desaparecida.

Imagem de capa do item

Pachinko

Uma das felizes surpresas de 2021 foi o anúncio da adaptação do livro Pachinko, escrito por Min Jin Lee, que será produzida pela Apple TV+. A série não terá apenas Lee Min Ho, de A Lenda do Mar Azul e do clássico Boys Over Flowers de 2009, mas também Jong Eun-Chae de The Guest, a ganhadora do *Oscar por Minari, Youn Yuh-jung, e com participações japonesas, como Kaho Minami, de Hikari**.

A série irá narrar a saga de três gerações de imigrantes coreanos no Japão do século XX. Nele, no início dos anos 1900, a adolescente Sunja, filha adorada de um pescador aleijado, apaixona-se perdidamente por um rico japonês na costa da Coréia.

Repleto de drama, mas também uma busca pela história do povo coreano no Japão, Pachinko pode se tornar um dos destaques do ano na Apple TV+, assim como já se tornou um clássico literário.