10 desenhos que você amava e talvez não se lembre!

Capa da Publicação

10 desenhos que você amava e talvez não se lembre!

Por Mike Sant'Anna

Depois de tantos anos, alguns acabam ficando perdidos na memória e é pra isso que eu estou aqui hoje, pra te fazer pensar coisas como “Nossa! Eu amava isso! Nem lembrava o nome!”.

Imagens: Divulgação

Herculóides

Os Herculóides era um desenho produzida pela Hanna-Barbera e estreou aqui no Brasil no ano de 1968, pela TV Globo. Esteve no ar nos anos 70 pela TV Record, nos anos 80 e 90 pela TV Bandeirantes e na extinta Rede Manchete e atualmente também na TV a Cabo com o Cartoon Network, Boomerang e Tooncast,

O desenho contava a história de Zandor, o protetor do planeta Quasar, sua família e seus monstros amigos, Zok, o dragão alado, Igoo, um extremamente forte e gigantesco gorila de pedra, Tundro, uma mistura de rinoceronte com um triceratops de dez patas e Gloop e Gleep, duas criaturas de um material elástico capazes de assumir todas as formas imagináveis. Juntos, eles lutam para proteger o planeta Quasar dos invasores vindos do espaço

Cãezinhos do Canil

Em 1986 nós tivemos a exibição do desenho Cãezinhos do Canil. Neste desenho, os cães Medroso, Nose Marie, Olhos Brilhantes, Uivador e Sonhador, eram moradores de um canil.

Medroso e Nose Marie agiam como figuras paternas para os demais cães e sempre faziam o possível para proteger os filhotinhos e todos moradores do canil.

Esquadrilha Parafuso

Esquadrilha Parafuso - ou originalmente conhecida como Talespin - foi um desenho animado derivado do filme animado do Mogli da década de 90. No Brasil foi exibido pela Rede Globo de 1993 a 1995 nas manhãs de domingo no Disney Club (sim, tinha um Disney Club na Globo também) e também na TV Colosso. Entre 1999 e 2004, foi exibido pelo SBT nos extintos Disney Club, Disney CRUJ e Festolândia. Na TV paga, o desenho foi exibido pelo extinto Disney Weekend e pelo Disney Channel.

Toda a história se desenvolve no piloto Balu - o mesmo de Mogli - que passa a ser empregado de empresária Rebecca Cunningham, que comprou a empresa dona do avião Marreco e a renomeia para "Me Chame para Voar". Um pequeno e ambicioso garoto (urso) chamado Kiko Chutanuvens conhece Balu e começa a segui-lo nas entregas. Ambos passam a ser piloto e co-piloto de entregas da empresa, pilotando um Conwing L-16 modificado.

Fantástico Mundo de Bobby

O Fantástico Mundo de Bobby era um dos desenhos favoritos das crianças naquela época. Criado pelo comediante Howie Mandel, o desenho trata do cotidiano e dos pensamentos de Bobby Generic, um garoto de quatro anos que tem imaginação fértil.

Bobby é o alter ego do criador e ator da série, Howie Mandel, que também fez as vozes do próprio Bobby e de Howard Generic, pai do garoto. O enredo dos episódios se desenrola em torno das fantasias que Bobby tem pela limitação do seu conhecimento de criança. Sua família é composta por seu pai, Howard; sua mãe, Martha; e seus dois irmãos, Derek e Kelly. Também aparece constantemente o seu Tio Ted.

Super Patos

Outro favorito dos fãs, Super Patos, o desenho foi levemente inspirado no filme The Mighty Ducks (Nós Somos os Campeões) e no time de hóquei Mighty Ducks of Anaheim. Ele conta a história de seis patos alienígenas que aterrissam na Terra e fundam um time de hóquei enquanto tentam voltar para casa.

Super Patos teve uma temporada de 26 episódios, exibidos no Brasil no extinto programa Disney Club no SBT no final dos anos 90, entre 1998 a 2000 e pelo curto período de tempo que ficou em exibição, ganhou um enorme número de fãs.

Darkwing Duck

Quem disse que a Disney não tinha um Batman? Darkwing Duck era um desenho da empresa que fazia muita referência ao Cavaleiro das trevas.

Além do próprio Darkwing, os personagens Patoringa (Coringa) e Tuskernini (Pinguim) satirizam o seriado. Há também uma menção aos filmes de James Bond, com a inclusão de uma agência secreta e o personagem Bico de Aço, que usa smoking como o 007.

A Vida Moderna de Rocko

A Vida Moderna de Rocko era um desenho que crianças não entendiam completamente a mensagem que ele queria passar. Exibido na Nickelodeon, o desenho fazia muitas críticas à sociedade contemporânea e à vida adulta como um todo.

Mas para nós que éramos crianças, nós apenas dávamos boas risadas com a vida azarada de Rocko e seu amigo Vacão. Experimente rever o desenho agora depois de velho.

Mortal Kombat: Os Defensores da Terra

Obviamente eu poderia falar de Street Fighter: Victory para mencionar desenhos baseados em jogos de luta que a gente amava, mas todo mundo se lembra de Street Fighter, quero ver quem lembrava do desenho Mortal Kombat: Os Defensores da Terra.

O cartoon trazia uma adaptação não tão fiel da história do jogo, fazendo com que alguns personagens do jogo formassem uma equipe de grandes heróis, com uma base secreta, que constantemente frustravam os planos de invasão de Shao Khan, mas isso não impedia que o desenho fosse muito bom.

Eek, the Cat

Outro desenho que, quando crianças, não entendíamos muito bem a acidez do seu humor completamente era Eek, the Cat. No Brasil, foi exibido pelos programas TV Colosso, Angel Mix e TV Globinho da Rede Globo, o desenho conta a história de um gato e sua família e dos humanos que são os seus donos.

O gato sempre passava por diversas aventuras envolvendo sua família e amigos que o acompanhavam. Embora seja um gato bom e sempre querendo ajudar o próximo, ele acaba dando mancadas o que leva as pessoas que ele tenta ajudar a trata-lo com violência. Em especial Sharky, o cão tubarão, que é o bicho de estimação da familia vizinha. Eek nutre um amor pela rejeitada e gorda Ana Bella, a única que suporta suas trapalhadas. O gato em alguns episódios já se deu bem e até ajudou a salvar pessoas em perigo.

Perdido nas Estrelas

Finalizando com aquele desenho que, se você é dessa época, você provavelmente já se lembrou de alguma cena dele mas sempre vinha a pergunta: "Qual era mesmo o nome daquele desenho do garoto com a luva de baseball?"

A série protagoniza o garotinho Nicholas McClary que era dublado por ninguém menos que Macaulay Culkin. Mais conhecido nas séries por ser chamado pelo apelido "Nick", o personagem tinha uma luva de baseball mágica que realizava inúmeros pedidos se ele batesse nela três vezes.