10 desenhos animados que marcaram a TV Globinho!

Capa da Publicação

10 desenhos animados que marcaram a TV Globinho!

Por Evandro Lira

Se você foi uma criança na década de 2000, certamente você deve ter cruzado com algum desses desenhos na manhã da Globo. Isso porque na época era exibido diariamente a TV Globinho, um programa infantil dedicado a ocupar a grade das manhãs da maior emissora de TV do Brasil.

De 2000 a 2012, foram várias séries animadas exibidas, e algumas delas ficaram no ar tempo suficiente para marcar toda uma geração. Nessa lista de duas partes, você confere alguns dos desenhos que se tornaram clássicos nas manhãs da criançada!

Imagem de capa do item

Dragon Ball

Um dos animes mais populares no Brasil, Dragon Ball, e suas continuações Dragon Ball Z e GT, foram exibidas durante muito tempo na TV Globinho. Em seu auge no Brasil, a turma de Goku registrou picos de audiência para a Globo em plena 11h30 da manhã.

Se você bem conhece Dragon Ball, muitas vezes era preciso assistir religiosamente o anime para ver apenas uma batalha se resolver. A série de Akira Toriyama foi por muito tempo o carro-chefe do programa.

Imagem de capa do item

W.I.T.C.H

Will, Irma, Taranee, Cornélia e Hay Lin (W.I.T.C.H) ganharam poderes mágicos e se tornaram as Guardiãs do Véu, fadas poderosas que juntas dominam os 4 elementos. Este desenho franco-americano é baseado numa série de quadrinhos italiano e possui traços de animações japonesas.

As 5 personagens principais são completamente diferentes entre si, e apesar de serem amigas e trabalharem como uma equipe, frequentemente têm as personalidades umas das outras como principal desafio. Com uma mitologia muito instigante e cheia de ação, W.I.T.C.H fez sucesso nas manhãs da Globo.

Imagem de capa do item

Danny Phantom

Danny Phantom foi exibido na TV Globinho em 2007 e naquele ano foi o líder de audiência dentro do programa.

O desenho estadunidense conta a história de um garoto que após um acidente no laboratório dos seus pais, ganhou a habilidade de se transformar em um fantasma e combater as ameaças que se abalam contra sua escola e sua cidade. Ao mesmo tempo, Danny precisa esconder de todos sua identidade de super-herói.

Além de Danny, o desenho ainda contava com os divertidos melhores amigos do protagonista: a gótica Sam e o nerd Tucker; sua irmã mais velha e super-dotada Jazz; e os pais gênios e cientistas que acreditam que todos os fantasmas são maus, Jack e Maddie Fenton.

Imagem de capa do item

Caverna do Dragão

Ok, Caverna do Dragão fez sucesso na programação da Globo muitos anos antes da TV Globinho. Afinal, o desenho foi um marco televisivo da década de 80 no Brasil. No entanto, uma nova geração acabou conhecendo a série na década de 2000 através do programa.

Caverna do Dragão centra-se na história de seis crianças americanas dos anos 80 que tentam voltar a seu mundo após chegarem ao Reino de Dungeons & Dragons em um passeio de montanha russa. Apesar do sucesso, o desenho foi cancelado antes mesmo de possuir um final, o que fez com que o público nunca tivesse um encerramento da história.

Imagem de capa do item

Yu-Gi-Oh

Outro anime que ficou bastante popular no Brasil através da TV Globinho foi Yu-Gi-Oh. Baseado num mangá, a série animada conta a história de um menino chamado Yugi Muto, que decifra o antigo Enigma do Milênio, e desperta um espírito dentro de seu corpo com a personalidade de um exímio jogador de Duel Monsters.

Jogo de cartas que, aliás, virou febre no Brasil, nos quais os participantes batalham entre si simulando um duelo de monstros, combinando estrategicamente suas cartas com os seus objetivos.

Imagem de capa do item

Luluzinha

Esse desenho segue as aventuras de Luluzinha, Bolinha e sua turma, onde eles aprontam várias peripécias, como nas histórias das clássicas revistinhas da cartunista Marjorie Henderson Buell. A série infantil foi exibida durante muito tempo na TV Globinho.

Aninha, Carequinha, Juca e Glória são alguns dos personagens que compunham o elenco das aventuras de Luluzinha e Bolinha, que apesar de se gostarem, se tratavam também como rivais.

Imagem de capa do item

Jake Long: O Dragão Ocidental

Esse desenho da Disney foi um dos líderes de audiência na época em que esteve no ar na TV Globinho. Jake Long é um garoto siso-americano aparentemente normal que mora em Nova York, mas que tem um segredo: ele é parte de uma antiga linhagem de dragões cuja função é proteger a magia que vive no meio do centro urbano de NY.

Os episódios mostram Jake tentando conciliar sua vida como guardião mágico com a de um adolescente. Ele tem dois grandes amigos, Trixie e Spud, e o interesse amoroso, Rosa.

Imagem de capa do item

Os Padrinhos Mágicos

Desenho da Nickelodeon que é sucesso até hoje, Os Padrinhos Mágicos foi exibido na TV Globinho por muito tempo, se tornando bastante popular no Brasil. A trama se concentra em Timmy Turner, um garoto de 10 anos que possui duas fadas madrinhas chamadas Cosmo e Wanda, que realizam qualquer desejo.

Cosmo é atrapalhado e maluco, enquanto Wanda é geralmente mais sensata e madura, e essa combinação é suficiente para fazer com que os desejos de Timmy sejam atendidos mas nunca atendam realmente as expectativas.

Quase todos os personagens do desenho são pirados a sua maneira. Desde os pais de Timmy, passando por sua malvada babá Vicky, até o Professor Crocker, que é obcecado por fadas e sempre tenta provar a existência delas para o mundo.

Imagem de capa do item

Três Espiãs Demais

Figurando entre os desenhos mais populares da TV Globinho, Três Espiãs Demais é uma série francesa que acompanha três adolescentes que dividem sua rotina com o seu trabalho de agentes secretas.

Cada episódio do desenho começava com uma amostra de um crime nefasto acontecendo em algum lugar do mundo. Em seguida encontrávamos Sam, Clover e Alex vivendo suas "pacatas" vidas em Beverly Hills, para logo elas serem convocadas - sempre de maneira caótica - para uma missão da WOOHP.

Era muito divertido acompanhar as aventuras das três amigas, que munidas de apetrechos sempre úteis, tinham que lidar com um vilão mais maluco que o outro.

Imagem de capa do item

Medabots

Esse anime pegou carona na onda de Pokémon, sendo também baseado num jogo de Game Boy, e apresentou um mundo onde humanos são donos de Medabots, robôs com inteligência artificial que frequentemente participam de batalhas uns com os outros.

Na trama, Ikki quer muito um Medabot para se tornar um campeão do Torneio de Cyberlutas, no entanto, seus pais se recusam a lhe dar um. Certo dia, o menino encontra uma Medalha de Medabots no rio e junta dinheiro o suficiente para comprar um robô ultrapassado. A partir disso, Ikki e seu Madabot, Metabee, criam um laço inesperado e juntos eles passam a enfrentar cada vez mais problemas no "Universo dos Medabots".

Qual desenho dessa lista você mais curtia? Deixe seu comentário!