10 derivados sensacionais da franquia Alien!

Capa da Publicação

10 derivados sensacionais da franquia Alien!

Por Lucas Rafael

Nessa lista, foram compilados alguns momentos da mitologia Alien levando em conta todo esse amálgama de derivados, excluindo os filmes da equação (fica pra próxima).

Quando o primeiro alien irrompeu do peito de John Hurt na clássica cena de 1979, a franquia estava fadada a se tornar um marco da cultura popular.

Além das continuações, o filme obteve diversos derivados que vieram no formato de HQs, games e livros, todos contribuindo para enriquecer ainda mais a mitologia do bichão.

Como tem muita coisa que diz respeito ao Alien, é normal que algo que você queira ver tenha ficado de fora, qualquer coisa deixe sua observação nos comentários e, quem sabe, rola uma parte 2.

Vale frisar que os itens da lista não precisam ser canônicos para entrarem.

Imagem de capa do item

Aliens Vermelhos (Genocide)

Mesmo não sendo a primeira das adaptações de Xenomorfos para as páginas dos quadrinhos, o arco "Genocide" se tornou amplamente influente na mitologia da franquia dentro dos quadrinhos.

A história se passa após os eventos dos filmes, com os aliens se tornando conhecimento comum entre a civilazação humana.

O arco insere os aliens vermelhos, que guerreiam contra os aliens normais, além do conceito da geleia vermelha secretada pela rainha, que funciona como super esteroides para os humanos.

Olha o bicho vindo (Alien: Isolation)

Alien isolation foi uma daquelas pérolas que a indústria dos games nos joga de vez em quando. No game, você encarna a filha de Ripley e deve sobreviver a um alien te caçando na espaçonave em que você tripula.

O game prova que Alien e o gênero Survival Horror são um casamento divino, feito para dar certo.

Se você jogou, certamente ficou apreensivo na primeira vez que o Xenomorfo aparece para te perseguir, indicando que a caçada começou e chegou a hora de sobreviver a qualquer custo.

Imagem de capa do item

Alien Vs Predador

Não estamos falando dos filmes meia boca, nem dos jogos inspirados por essa rivalidade, mas sim de como tudo começou: quando a Dark Horse Comics resolveu colocar dois dos extraterrestres mais cascudos da cultura pop um contra o outro.

A HQ foi um sucesso e, mais tarde, gerou diversos games e filmes derivados. Alguns bons, outros nem tanto. Embora a treta entre o alien e o predador possa parecer clichê hoje em dia, na época foi bem revolucionário.

Imagem de capa do item

Fatality!

Embora o xenomorfo protagonize diversos games, ele já chegou a aparecer como lutador jogável em Mortal Kombat X, o título mais recente da franquia.

Os criadores dos games não escondem a influência que os elementos gore e de horror corporal da franquia Alien tiveram no universo de Mortal Kombat. Logo, nada mais justo que o próprio Alien fazendo uma aparição, com seus próprios fatalities e tudo.

Se você terminar a torre com o bichão, um final alternativo para ele também é revelado.

Imagem de capa do item

Aliens: Infestation

Exclusivo para o Nintendo DS, Aliens: Infestation é um jogo 2D com elementos de Metroidvania e estratégia, no qual quando você morre no jogo, seu personagem fica morto pra sempre, o que te deixa com muito mais medo - e cautela - na hora de enfrentar os bichões.

Imagem de capa do item

Lanterna Verde Versus Aliens

Embora os Aliens estreiem em crossovers com outros personagens da DC (mais disso pra frente), esse aqui é um dos mais memoráveis.

A história é um derivado que não se encaixa na continuidade de nenhuma das franquias, e isso é ótimo. Diversos personagens morrem, incluindo lanternas verdes que não são páreos para o encontro com os bichões.

Vale a leitura.

Imagem de capa do item

Batman Versus Aliens

O Morcegão pode bater no peito e exclamar que já saiu na porrada tanto com Aliens quanto com Predadores. Mas pouca coisa supera a insanidade do arco de Batman/Aliens 2.

Eu não sei nem onde começar aqui, mas vamos dizer que um xenomorfo crias clones genéticos dos vilões de Gotham versão alien...tem um Alien Coringa, Hera Venenosa, Duas Caras, Espantalho e até Killer Croc.

Fica a recomendação de leitura caso você encontre a HQ, é um daqueles crossovers completamente insanos, estúpidos e incrivelmente gostosos de ler.

Imagem de capa do item

Alien Vs. Predador (Jogos)

O primeiro jogo, de 1999, ainda é querido na mente de muitos gamers.

Contando com três classes, o jogo era bastante evoluído para sua época, gerando diversas sequências (algumas até aproveitáveis).

Cada espécie (predadores, aliens ou humanos) possuíam suas próprias fases e animações, sem falar no divertido multiplayer.

Um derivado da HQ citada anteriormente que marcou época.

Imagem de capa do item

Aliens: Salvation

Antes de lançar Hellboy, Mike Mignola se juntou com ninguém menos do que Dave Gibbons (Watchmen) para criar esse arco surreal do Alien.

A história é focada em um fanático religioso chamado Selkirk, que trabalha em um cargueiro espacial.

De repente, uma brecha de contaminação ocorre e o capitão da nave força Selkirk a descer com ele ameaçando matá-lo. Os dois evacuam e aterrissam em um planeta selva, com a carga da nave caindo no planeta em seguida.

Sim, a carga é um alien.

O quadrinho foca no tema da fé um mundo de ficção científica, possuindo uma profundidade que muitas HQ's almejam, mas poucas de fato alcançam.

Imagem de capa do item

Fogo e Pedra

Essa HQ é tudo que Prometheus tentou ser.

Aliens: Fire and Stone faz bonito, conectando conceitos e ambientes introduzidos no filme Prometheus e estabelecendo uma mitologia de respeito. A história acompanha colonos tentando evacuar para uma lua próxima, enquanto sua colônia (Hadley's Hope, de Aliens) é infestada pelos xenomorfos.

A série vai longe, mas sempre sendo concisa e orgânica, trazendo Predadores, Engenheiros e explorando até mesmo a gosma preta mostrada em Prometheus.

Se você curtiu Prometheus, dê uma chance para essa HQ, já que ela trás um sentimento muito forte de pertencimento para o filme, algo que franquia precisava desesperadamente.