10 curiosidades sobre os bastidores de “Homem de Ferro 2”!

Capa da Publicação

10 curiosidades sobre os bastidores de “Homem de Ferro 2”!

Por Gus Fiaux

Após uma recepção muito positiva do primeiro Homem de Ferro, Marvel Studios decidiu que era hora de trabalhar em uma continuação, explorando ainda mais o talento de Robert Downey Jr. e sua disposição no papel do brilhante inventor e playboy Tony Stark. 

Apesar de polêmico, Homem de Ferro 2 é um dos filmes mais importantes de todo o Universo Cinematográfico da Marvel. Há quem o ame e há quem o odeie, mas esse foi o filme que conseguiu estabelecer conexões verdadeiramente relevantes para Os Vingadores, incorporando elementos que são impactantes na franquia até hoje!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

A porta para Os Vingadores

Com Homem de Ferro e O Incrível Hulk servindo como ótimas portas introdutórias para a maior super-equipe de heróis já apresentada nos cinemas, Homem de Ferro 2 veio para solidificar esse universo, e é considerado por muitos o filme que realmente imprime no público o conceito de Os Vingadores.

Isso acontece porque temos, pela primeira vez, a união entre dois super-heróis da equipe - a Viúva Negra e o Homem de Ferro -, além da presença muito maior da S.H.I.E.L.D. Sem falar em todas as referências aos outros heróis apresentados na Fase 1. E embora isso seja interessante, nem todo mundo ficou feliz com a ideia...

Imagem de capa do item

Divergências criativas

Jon Favreau, diretor do primeiro filme e intérprete de Happy Hogan na franquia, passou por uma situação muito estressante conforme produzia Homem de Ferro 2. Isso porque os executivos da Marvel Entertainment, liderados por Ike Perlmutter, propunham constantes alterações no roteiro e na realização do filme, mesmo após o início das filmagens. A intenção com essas intervenções era que o filme pudesse realmente trazer mais e mais conexões para Os Vingadores.

A pressão foi tão intensa que, mesmo tendo planejado fazer uma trilogia de filmes, Favreau encerrou seu cargo de diretor no segundo longa, e não retornou para dirigir Homem de Ferro 3. No entanto, se manteve no papel do segurança pessoal de Tony Stark.

Imagem de capa do item

Demônio na Garrafa

Para a continuação, o diretor Jon Favreau e o roteirista Justin Theroux queriam explorar a fundo a personagem fragilizada de Tony Stark. Dessa forma, buscaram inspirações no arco Demônio na Garrafa - onde o herói se entrega ao alcoolismo - e fizeram uma trama mais pessoal, centrada na jornada de evolução do herói.

Robert Downey Jr. - com um cachê muito maior do que o que recebeu pelo primeiro filme - se dedicou ainda mais, ganhando cerca de dez quilos de músculos para o personagem. Ele também se inspirou fortemente em J. Robert Oppenheimer, o inventor da bomba atômica, para compor a personalidade do herói, agora que passava por uma fase muito complexa em sua vida.

Imagem de capa do item

A ascensão do Máquina de Combate

Você provavelmente deve ter notado que James Rhodes teve seu ator trocado entre o primeiro e o segundo filme. Os motivos permanecem nebulosos, mas rumores apontam para várias direções diferentes, sendo o mais concreto o fato de que Terrence Howard abandonou a produção após ter recebido uma oferta de salário muito inferior à do primeiro longa.

Outra possibilidade discutida é que o ator recebeu a promessa de que o segundo filme se focaria no Máquina de Combate em papel de destaque, e quando o personagem passou a ser, mais uma vez, um coadjuvante de Tony Stark, o ator abandonou o navio. De qualquer forma, Don Cheadle assumiu o papel, criando uma nova personalidade para o personagem, e se mantém firme e forte no papel até hoje.

Imagem de capa do item

A espiã letal

O filme seria responsável por apresentar outra personagem muito marcante do Universo Cinematográfico da Marvel: a Viúva Negra. Originalmente, a atriz Emily Blunt havia sido escalada para o papel, mas teve que abandonar a produção devido a conflitos de agenda com outro projeto seu.

Assim, assumiu a querida Scarlett Johansson. A atriz se dedicou de maneira brutal ao papel, aprendendo coreografias de luta e fazendo um intenso treinamento físico. Ela tingiu seu cabelo de ruivo antes mesmo de saber se tinha sido escalada para a produção. Scarlett também já era uma grande fã de quadrinhos antes mesmo do papel, já tendo demonstrado interesse por viver a vilã Rocha Lunar, da Capitã Marvel, nos cinemas.

Imagem de capa do item

Um "término" nada amigável

Após o Homem de Ferro enfrentar o Monge de Ferro no primeiro filme, Jon Favreau decidiu que seria a hora do herói confrontar uma versão distorcida de si próprio, que tivesse algo a ver com o passado de seu pai. Assim, Mickey Rourke foi escalado no papel de Ivan Vanko - um personagem que mesclava dois vilões das HQs, o Chicote Negro e o Dínamo Escarlate.

Rourke se dedicou muito ao papel, criando elementos próprios para o personagem, como suas tatuagens. Ele próprio pagou pelo dente de ouro e pelo pássaro do vilão, e chegou a visitar uma prisão russa, como pesquisa para o personagem. Infelizmente, o ator odiou a experiência, principalmente porque boa parte das cenas que deixavam seu personagem mais humanizado foram cortadas da versão final do longa.

Imagem de capa do item

Tony Stark reverso

Embora o Chicote Negro devesse ser a ameaça física do filme, Jon Favreau queria que o Homem de Ferro tivesse um rival profissional, e aqui entra Justin Hammer, interpretado por Sam Rockwell. O ator era uma das escolhas principais para o papel de Tony Stark no primeiro filme, mas acabou perdendo para Robert Downey Jr..

Ainda assim, Favreau o chamou para a continuação devido ao seu talento para a comédia e uma grande veia de improviso. O papel do personagem foi todo redefinido em relação às HQs, onde ele era um velho industrialista. Aqui, sua versão mais jovem servia para traçar um contraponto direto com Tony. E embora Homem de Ferro 2 seja o único longa-metragem em que o personagem aparece, ele também pode ser visto no curta Todos Saúdam o Rei.

Imagem de capa do item

O Olho que Tudo Vê

A presença da S.H.I.E.L.D. é muito maior nesse filme, e isso quase não aconteceu. Samuel L. Jackson não tinha certeza se retornaria para o projeto, no papel do espião Nick Fury, por questões contratuais e conflitos de agenda. Com sorte, o ator conseguiu se acertar com a Marvel Studios e assinou um acordo para nove filmes, que ele cumpre até hoje (apesar de estar sumido no Universo Cinematográfico da Marvel).

Dessa vez, o diretor Jon Favreau prometeu que o personagem ganharia muito mais tempo de tela, e ele realmente participa bastante do filme, tendo um papel fundamental na elaboração da Iniciativa Vingadores e na trama da Viúva Negra, que só é revelada graças ao líder da S.H.I.E.L.D..

Imagem de capa do item

Primeira aparição inesperada

O filme também traz a primeira aparição de um personagem importantíssimo da Marvel: o Homem-Aranha. Na cena da Expo Stark, quando os drones de Justin Hammer passam a ser controlados por Ivan Vanko, vemos um garoto com uma máscara do Homem de Ferro se sobressaindo na multidão. Posteriormente, Kevin Feige confirmou que esse era Peter Parker.

Evidentemente, esse nunca foi o plano desde o começo, já que na época, a Sony ainda não havia compartilhado os direitos de adaptação do herói com a Marvel Studios. Ainda assim, quando o acordo entre os estúdios foi traçado, essa cena acabou tendo seu propósito reavaliado, para mostrar como, desde cedo, Peter já era um fã de super-heróis e um cientista em potencial.

Imagem de capa do item

Uma pista para o futuro?

Originalmente, durante as gravações do filme, o personagem de Ivan Vanko tinha, em seu pescoço, uma tatuagem do deus nórdico Loki. Isso surgiu a partir dos extensos estudos de Mickey Rourke para compor o vilão, bem como suas origens russas - já que o povo da Rússia descende diretamente dos nórdicos.

Contudo, os produtores ficaram preocupados com esse elemento, já que o próximo filme do Universo Cinematográfico da Marvel seria Thor no ano seguinte, e teria o Deus da Trapaça como vilão principal. Com a intenção de não confundir o público, os fazendo achar que os dois personagens teriam alguma relação, a equipe acabou removendo digitalmente a tatuagem na pós-produção.

Imagem de capa do item

Caso tenha perdido...

Para aproveitar e relembrar todos os grandes clássicos do Universo Cinematográfico da Marvel enquanto se prepara para a aguardada estreia de Vingadores: Guerra Infinita, não deixe de conferir também nossas listas anteriores de bastidores dos filmes, que você confere clicando nos links abaixo: