10 Curiosidades sobre a Justiça Jovem, equipe teen da DC!

Capa da Publicação

10 Curiosidades sobre a Justiça Jovem, equipe teen da DC!

Por Felipe Vinha

Justiça Jovem é um desenho animado da DC Comics que estreou na TV norte-americana em 2010, arrancando elogios até mesmo de quem não é leitor regular de quadrinhos.

A série animada conta a história de pequenos heróis, alguns em início de carreira, que criam uma equipe própria para se afastar da sombra de seus mentores. Robin, Aqualad, Miss Marte, Kid Flash, entre outros.

Conhece algumas das curiosidades sobre a série? Acompanhe na lista!

Imagem de capa do item

Origem nos quadrinhos

Apesar de parecer, a Justiçam Jovem não foi criada para a TV. A equipe já existia antes, nos quadrinhos, mas tinha uma formação quase que totalmente diferente do que vimos nas telinhas.

Robin e Superboy ainda eram membros centrais, mas em versões diferentes. O “Flash” do time era Impulso, Bart Allen, que veio do futuro, entre outras pequenas diferenças.

Imagem de capa do item

Muito mais antigo

Além de ter saído dos quadrinhos, a Justiça Jovem nasceu em 1999! Sim, o desenho mesmo só estreou em 2010, quando a série mensal já não existia há muito tempo.

Assim, podemos considerar que a animação demorou mais de 10 anos para acontecer!

Imagem de capa do item

Justiça Jovem ou Titãs?

Apesar de carregar o nome Justiça Jovem, a equipe no desenho animado guarda muitas semelhanças com os Titãs, ou Jovens Titãs, o time adolescente mais famoso da DC Comics.

São vários os elementos: formação de personagens, time de atuação e até mesmo sagas na animação que foram inspiradas por fases clássicas dos Titãs.

Imagem de capa do item

Era para ser um novo universo

Os planos do braço animado da DC Comics e da Warner deveriam criar um universo de animação com os personagens da editora – e Justiça Jovem seria o pontapé inicial deste projeto.

O problema é que a série foi cancelada após a segunda temporada e isso matou os planos do novo universo. Com o tempo, as ideias foram adaptadas para filmes animados da DC Comics, como Liga da Justiça: Guerra e Liga da Justiça: Trono de Atlantis.

Imagem de capa do item

A história se passa na Terra-16

Justiça Jovem não se passa no universo regular da DC Comics, mas sim em uma das terras paralelas – a Terra-16, para ser mais exato. Aqui, o Universo DC ainda era jovem e muitos fatos dos quadrinhos ainda não ocorreram.

O problema é que, mais tarde, a própria editora definiu que a Terra-16 era o lar de versões mais jovens dos personagens da DC nos quadrinhos, em um grupo conhecido como Justiceiros. A partir daí, para não causar confusões, foi definido que Justiça Jovem era um seriado de TV presente nesta Terra.

Imagem de capa do item

A estreia de Aqualad

O herói Aqualad, na versão que é vista em Justiça Jovem, foi criado exclusivamente para o desenho – e só depois estreou nos quadrinhos.

O roteirista Geoff Johns gostou tanto do personagem que o introduziu nos gibis, meses depois.

Imagem de capa do item

Terceira temporada?

Hoje, a terceira temporada de Justiça Jovem já está confirmada, com previsão de estreia para o final de 2018, trazendo o desenho de volta dos mortos.

Mas ela nem ia existir. O cancelamento foi em definitivo ao final da segunda temporada, tanto que a DC Comics resolveu investir em uma animação voltada para o público mais infantil de Jovens Titãs, logo depois.

Imagem de capa do item

Sem continuações

Muita gente pensa assim, mas vale esclarecer: Justiça Jovem não é uma continuação de Liga da Justiça Sem Limites, de 2004. Ainda que o traço seja parecido, a ideia é realmente que Justiça Jovem seja o reinício da DC nas séries animadas.

Imagem de capa do item

Cancelado por… brinquedos?

Nunca houve um motivo oficial para o cancelamento de Justiça Jovem. Mas correram rumores de que a baixa venda de brinquedos pode ter sido um fator decisivo.

Em teoria, muitas meninas assistiam Justiça Jovem, mas haviam poucos brinquedos da linha voltados para o público feminino – por conta disso, as vendas foram baixas, o que levou ao cancelamento do desenho.

É claro que é uma teoria absurda e que segue uma certa lógica distorcida, de que meninas não brincam com brinquedos de meninos, mas a indústria de animação está muito ligada à de brinquedos desde muitos anos, com mentalidades difíceis de serem mudadas.

Imagem de capa do item

Personagens proibidos

Pode não parecer, mas Justiça Jovem tem uma lista de personagens proibidos! Durante a produção do desenho, o estúdio de animação recebeu uma lista de figuras que eles não podiam usar, pois a DC tinha outros planos para eles.

Até hoje, não se sabe quais eram estes personagens, heróis, heroínas ou vilões de todos os tipos. Mas, se você tiver certa paciência e tempo, pode tentar catalogar todo mundo que aparece na série e adivinhar por eliminação.