10 curiosidades que talvez você não saiba sobre filmes clássicos dos anos 80!

Capa da Publicação

10 curiosidades que talvez você não saiba sobre filmes clássicos dos anos 80!

Por Raphael Martins

A década de 80 foi um dos períodos mais férteis que a cultura pop já viu em todos os tempos, tanto na música quanto na TV e no cinema. Foram nesses anos dourados que filmes como Curtindo a Vida Adoidado, De Volta Para o Futuro, Karatê Kid e muitos outros foram lançados, entrando para o imaginário coletivo e para a história do cinema.

A única coisa mais encantadora que esses filmes são as curiosidades que cercam essas produções, que revelam que vários de seus momentos mais marcantes foram improvisados e que tudo poderia ter sido bem diferente!

O Menino Dourado era uma Menina

Em O Rapto do Menino Dourado, um dos maiores clássicos da nossa Sessão da Tarde, Eddie Murphy vive um detetive com a missão de encontrar uma criança desaparecida, cujos poderes podem levar o mundo à destruição caso caiam em mãos erradas.

O que ninguém sabia é que o tal "menino dourado" na verdade era uma menina, a pequena Jasmin L. Reate, de apenas 9 anos. Os dois se encontraram recentemente na festa de lançamento do novo filme de Murphy, Dolemite is My Name.

Michael Jackson seria Jareth em Labirinto

Um dos trabalhos mais memoráveis do músico David Bowie no cinema foi Labirinto, onde ele vivia Jareth, o rei dos gnomos. Atentendo o pedido de Sarah (Jennifer Connelly), ele sequestra o irmão da garota, que se arrepende e viaja por um mundo de fantasia para trazê-lo de volta.

A princípio, os produtores do filme queriam Michael Jackson no papel de Jareth, mas após algumas reuniões com Bowie, acharam o deus do Rock combinaria muito mais com o papel, que acabou ficando com ele mesmo.

De Volta Para o Futuro quase matou seu protagonista

Michael J. Fox passou por maus bocados no set de De Volta Para o Futuro III. Na verdade, o ator quase morreu enquanto gravava uma de suas cenas, o que por muito pouco não aconteceu.

Na cena em que Marty McFly é enforcado por Bufford Tannen, o ator acabou sendo pendurado pelo pescoço de verdade, e chegou a ficar inconsciente após finalmente conseguirem tirar ele de lá.

Robocop dirigia de bermuda

A armadura do Robocop cobria todo o corpo do ator Peter Weller, deixando apenas sua boca à mostra. Se movimentar normalmente era difícil, mas entrar em um carro para gravar as cenas de perseguição era impossível.

O jeito que a equipe do filme encontrou para resolver isso foi fazer Weller vestir a armadura só da cintura para cima nas cenas em que ele estivesse dentro de sua viatura. Da cintura pra baixo, ele usava uma confortável bermuda florida.

Geléia é uma homenagem a John Belushi

É difícil imaginar outro ator que não seja Bill Murray para interpretar Peter Venkman em Os Caça-Fantasmas, mas isso quase aconteceu. Originalmente, a ideia dos produtores era dar o papel ao comediante John Belushi, mas ele acabou morrendo antes do início da produção.

Para homenagear o ator, o fantasma verde Geléia foi feito com as feições de John Belushi. O personagem roubou a cena no filme e fez ainda mais sucesso no desenho animado, onde era o mascote do grupo.

A Grande Família

Na cena final de O Clube dos Cinco, cada um dos protagonistas, exceto por Bender (Judd Nelson), pega uma carona para casa com a família. No caso da família de Brian (Anthony Michael Hall), há uma participação muito especial.

John Hughes, diretor do filme, faz uma participação especial como o pai de Brian. Já a mãe e a irmã do personagem eram as familiares do ator na vida real.

Improvisa que dá certo

Harrison Ford é conhecido por sempre entregar atuações memoráveis e por conseguir transformar cenas improvisadas em icônicas. Após acertar com o "Eu sei" em O Império Contra-Ataca, ele fez de novo em Os Caçadores da Arca Perdida.

Na cena em que Indiana Jones encontra um espadachim alto e forte, a ideia original era que o herói o desarmasse com o chicote, mas por estar se sentindo mal após ter ingerido comida estragada, o ator decidiu simplesmente atirar no inimigo.

Ficou tão bom que Steven Spielberg deixou rolar e colocou a cena no filme, que se tornou um de seus momentos mais lembrados.

O Karatê Kid não era tão Kid assim

Karatê Kid: A Hora da Verdade é um dos maiores clássicos da década de 80, e até hoje muita gente vibra com a história de Daniel Larusso aprendendo a lutar e a viver com o sábio Sr. Miyagi. E Ralph Macchio, que vivia o jovem Daniel, soube muito bem viver um adolescente em sua fase mais conturbada.

Só que Macchio já tinha 22 anos durante as gravações do filme, enquanto que seu personagem tinha apenas 15. Pontos extras para o ator, que até hoje não parece ter toda a idade que tem.

Curtindo a vida... em outro lugar

Curtindo a Vida Adoidado é mais uma obra inesquecível do diretor John Hughes, que mostrava as aventuras do inconsequente Ferris Bueller tirando uma dia de folga da escola. Mas outra coisa que se destaca no filme é sua ambientação.

A trama se passa em Chicago, mas o longa foi filmado em Long Beach, na Califórnia. Para que parecesse que a casa de Ferris era no Illinois, a produção removeu dezenas de árvores de palmeira na rua e disfarçaram árvores de eucalipto como se fossem de pinho. Deve ter dado um trabalhão.

O navio pirata de Os Goonies era de verdade

Em uma das cenas mais legais de Os Goonies, as crianças deslizam pelos subterrâneos até caírem na água, onde encontram um navio pirata ancorado cheio de peças preciosas e parecem absolutamente encantados. Mas o que se viu na tela não foi atuação.

A produção do filme construiu um navio pirata de verdade do zero e o colocou no set sem avisar ao elenco, uma ideia do diretor Richard Donner para capturar reações genuínas de seus atores. E deu muito certo.

O navio volta a aparecer velejando pelo mar no final do filme, e não era efeito especial.