10 Curiosidades de Batman (1989)

Capa da Publicação

10 Curiosidades de Batman (1989)

Por Leo Gravena

Confira aqui algumas curiosidades sobre o filme!

Imagem de capa do item

10 - Robin Willians

O papel de Coringa foi oferecido para Robin Williams quando Jack Nicholson hesitou. Ele até mesmo já havia aceitado, quando os produtores falaram para Nicholson que Williams pegaria o papel se ele não aceitasse. Nicholson aceitou fazer o personagem e Williams foi “liberto” de seu contrato.

Williams ressentiu ser usado como isca e não apenas se recusou a ser o Charada em “Batman Eternamente”, como também não fez parte de nenhuma produção da Warner Bros. até que o estúdio tivesse se desculpado.

Imagem de capa do item

9 - Bat-Humor

Michael Keaton não conseguia ouvir quando estava usando o uniforme. Ele também disse que sua claustrofobia o ajudou a conseguir o humor ideal do Batman. Ficando ainda mais introvertido, já que ele queria que o personagem fosse afastado e fechado.

Imagem de capa do item

8 - Vicki Vale Loira?!

A atriz Kim Basinger tinha cabelos loiros durante as filmagens, enquanto Vicki Vale era ruiva nos quadrinhos. Porém, de acordo com o criador do Batman, Bob Kane, Vale deveria ser loira, e seu cabelo saiu vermelho devido um erro de colocação em sua primeira aparição.

Imagem de capa do item

7 - Haters gonna Hate

Michael Keaton como Bruce Wayne/Batman causou uma grande controvérsia entre os fãs de quadrinhos. 50 mil cartas de protesto foram enviadas para os estúdios da Warner Bros.

Bob Kane (criador do Batman), Sam Hamm (Roteirista do filme) e Michael Uslan (Produtor do filme) também questionaram a escolha.

Imagem de capa do item

6 - Trailer

Para combater as críticas e rumores negativos quanto a produção, um trailer de 90 segundos foi feito e liberado em um cinema da Califórnia sem nenhum aviso. Ao final do trailer todos aplaudiram de pé e isso acabaria se tornando comum no universo dos filmes de histórias em quadrinhos.

Imagem de capa do item

5 - Cameo

O criador do Batman, Bob Kane, iria fazer uma aparição no filme (semelhante as de Stan Lee nos da Marvel, atualmente) porém ficou doente e a cena não foi reagendada. Kane, contudo, teve uma breve aparição em Batman: Eternamente.

Imagem de capa do item

4 - Atores

Alec Baldwin, Jeff Bridges, Emilio Estevez, Matthew Broderick, Kevin Costner, Tom Cruise, Michael J. Fox, Harrison Ford, Robert Downey Jr., Kevin Spacey, Patrick Swayze, Dennis Quaid, Kurt Russell, Arnold Schwarzenegger, Mel Gibson, Charlie Sheen, Bill Murray, Pierce Brosnan, Tom Selleck, Daniel Day-Lewis, Tom Hanks, Kevin Kline e Bruce Willis foram considerados para o papel de Batman/Bruce Wayne. No fim, o papel foi para Michael Keaton.

Imagem de capa do item

3 - Mudanças

Originalmente, no clímax do filme, o Coringa iria matar Vicki Vale, fazendo com que o Batman ficasse furiosamente vingativo. Jon Peter reescreveu o final sem dizer a Tim Burton e pediu para o designer de produção criar um modelo duma catedral de 12 metros. Isso custou cem mil dólares a mais do que o limite da produção.

Imagem de capa do item

2 - Origem alterada

Nos filmes, o assassino dos Waynes é Jack Napier, que mais tarde, se tornaria o Coringa; nos quadrinhos o assassino deles é Joe Chill. O método do assassinato e os efeitos e consequências que o evento causou na vida de Bruce são os mesmos nos quadrinhos e no filme. O cenário envolvendo Joe Chill seria utilizado no cinema em Batman Begins, de 2005.

Imagem de capa do item

1 - Banido

Tim Burton recebeu um longo banimento de todos os eventos de quadrinhos após a liberação do filme, devido a ele ter mudanças fundamentais do original dos quadrinhos. As mudanças pelas quais mais foi criticado foi a decisão de colocar o Coringa como assassino dos Waynes e, estranhamente, o fato de Vicki Vale ter entrando na Batcaverna.

Burton revela isso em um comentário do DVD do filme, onde também nega ser O responsável por essas decisões.