Capa da Publicação

10 Crossovers surpreendentes que já aconteceram nos quadrinhos!

Por Gus Fiaux

Crossovers se tornaram tão comuns no universo das HQs que não é mais surpreendente abrir as páginas da revista do Homem-Aranha e se deparar com o Wolverine, ou folhear um gibi do Superman e notar a presença do Batman. Porém, às vezes, os criadores extrapolam fronteiras… E saem algumas das coisas que listamos aqui!

Imagem de capa do item

Justiceiro e Archie

Ambos os personagens estarão presentes em outros itens, mas esse é digno de nota. Frank Castle vai atrás de Archie ao investigar um traficante idêntico a ele. Vários personagens de Riverdale dão as caras e a confusão é resolvida.

O final do arco inclusive dá pistas de um crossover entre o Moleza e o Wolverine, mas tendo em vista que essa HQ foi escrita há vinte anos atrás, é improvável que tenhamos de fato esse plano concretizado.

Imagem de capa do item

Os Vingadores no David Letterman Show!

Uma das proezas trazidas pelo mês dos assistentes de editores foi um crossover dos Vingadores com um dos apresentadores mais amados dos Estados Unidos, David Letterman.

Na HQ, Letterman participa de atos heroicos, lutando contra um personagem que viria a ser o vilão Mecanauta. E esse nem é o único crossover da Marvel com séries televisivas ao vivo!

Imagem de capa do item

Superman vs Muhammad Ali

Um é o maior super-herói do mundo. E o outro, o melhor boxeador. Uma luta definiria o destino do planeta. E assim aconteceu. O que faz desse quadrinho tão especial é que, apesar da loucura e do plot digamos... ridículo - uma luta decidindo o destino da Terra... sério? -, a HQ é legal e apresenta uma das melhores histórias da era de bronze do Superman.

Como Ali diz no final, eles realmente são os maiorais.

Imagem de capa do item

Archie vs Predador

Eu avisei que Archie retornaria e aqui ele está novamente, enfrentando ninguém menos que o Predador. Publicada em quatro edições, a história traz o grupo de amigos tirando as férias na Costa Rica quando se deparam com o caçador mais feroz do universo, que passa a persegui-los de volta a Riverdale.

A história é bizarra, engraçada e traz a incrível e inesquecível visão do Moleza vestido como mulher para despistar o Predador.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha encontra Ren e Stimpy

Nos anos 80 e 90, a Marvel possuía uma coleção de quadrinhos licenciados bizarros, incluindo a série mais esquisita da Nickelodeon na época, Ren e Stimpy. Nas páginas da sexta-edição da revista, o Homem-Aranha deu as caras e ajudou os personagens principais a derrotarem o Homem-Torrada em Pó.

E o melhor é lembrar que essa proeza foi escrita por ninguém menos que Dan Slott, um dos escritores mais duradouros do herói aracnídeo. Estamos esperando que o Homem-Torrada em Pó apareça e peça revanche.

Imagem de capa do item

Aranha no Saturday Night Live

Outro episódio bizarro envolvendo shows televisivos, Homem-Aranha no Saturday Night Live traz o herói levando Mary Jane para se divertir quando um dos integrantes do show recebe um anel endereçado para o Samurai de Prata.

Ninjas aparecem e o Homem-Aranha deve fazer de tudo para impedi-los de atacar os inocentes. E Stan Lee é o apresentador!!!

Imagem de capa do item

Star Trek e X-Men

Cá estão dois grupos que já se cruzaram mais de uma vez. Na primeira, tivemos uma trama confusa e bagunçada entre a equipe da série clássica e os X-Men, embaralhados em sua confusa continuidade e enfrentando os Shi'ar e Proteus. Na segunda, os Filhos do Átomo encontraram a Nova Geração... e por pouco, Picard e Xavier não notaram a grande semelhança entre eles.

Aliás, Star Trek é uma franquia que não para de cruzar com outras, tendo em vista que já fez um crossover com a Legião dos Super-Heróis e o Lanterna Verde.

Imagem de capa do item

Eminem e Justiceiro

Para promover um de seus álbuns Eminem foi além das entrevistas e resolveu partir para o mundo das HQs, em que junto com o Justiceiro, protagonizou uma série em duas partes.

Na história, Eminem acabava caindo numa trama sobre o vilão Barracuda, e tinha de sair de lá com a ajuda do Justiceiro. A escolha de personagens foi inteiramente do rapper, uma vez que a Marvel teria dado a sugestão do Homem-Aranha e do Wolverine.

Imagem de capa do item

Infestação

O que poderia reunir G.I. Joe, Star Trek, Caça-Fantasmas e Transformers? Infestação, é lógico. A séria da IDW foi um crossover entre as mais diversas franquias, contudo, com uma jogada interessante: apesar de todos os personagens serem afetados pela mesma trama, nenhum deles se encontrou ou saiu de seu próprio mundo.

E pra ir além, em uma continuação, ainda tivemos as Tartarugas Ninja e Caverna do Dragão juntos.

Imagem de capa do item

Universo Amálgama

Marvel vs DC foi fichinha. O que veio depois é que nos deixou inquietos.

Após os eventos presentes nessa guerra inter-editorial, tivemos a união dos universos da Marvel e da DC, e com isso, de seus personagens. O universo Amálgama cruzou personagens das duas editoras, em alguns casos de maneiras surpreendentes, de modo que tivemos o Super Soldado e o Garra das Trevas, a Amazona e o Spiderboy.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux