10 criaturas mais perigosas do universo Star Wars

Capa da Publicação

10 criaturas mais perigosas do universo Star Wars

Por Raphael Martins

No universo de Star Wars, o Império, a Primeira Ordem e os Sith não são as únicas coisas a se temer. A galáxia também é habitada por monstros de todos os tamanhos, alguns dóceis e gentis, mas outros com uma sede de carne e sangue tão incontrolável que até o mais habilidoso dos Jedi pensaria duas vezes antes de se colocar no caminho deles.

Nesta lista, separamos os dez maiores horrores de uma galáxia muito, muito distante, dignos de dar pesadelos a qualquer um. Ficou faltando algum? Conta pra gente nos comentários!

O vídeo não está mais disponível.

Rancor

No escuro planeta Dathomir, lar das Irmãs da Noite, existe o Rancor, uma fera bípede de tamanho gigantesco e dominador absoluto da fauna local. Com sua bocarra cheia de dentes afiados e garras que conseguem cortar até durasteel, esse monstro ficou famoso em O Retorno de Jedi, quando uma criatura dessa espécie tenta devorar um desarmado Luke Skywalker.

Apesar do tamanho e da selvageria, um Rancor não é um ser guiado apenas por fome e agressividade. Com o treinamento adequado, é possível domesticar um, que pode ser usado como transporte ou mão de obra para trabalhos braçais.

Existem outras variações dessa criatura, como o Rancor das Selvas, o Rancor das Sombras e o Rancor da Ira, que variam de tamanho, cor e nível de perigo. Rancores também podem ser encontrados comumente em planetas como Tatooine e Felucia.

O vídeo não está mais disponível.

Rathar

Rathars são cefalópodes de grande porte, com longos e numerosos tentáculos e bocas cheias de dentes afiados. Nativos do planeta Twon Ketee, eles costumam caçar em bandos e são guiados unicamente por sua fome insaciável.

Em O Despertar da Força, vemos que Han Solo e Chewbacca estavam tentando contrabandear Rathars, o que se provou uma péssima ideia quando tanto eles quanto Finn e Rey quase foram devorados pelas criaturas, que ficaram soltas pela nave.

Possuem cérebros pequenos e quase nenhuma senciência, o que os torna praticamente inofensivos contra Jedi e Sith, que podem controlar sua mente primitiva e deixá-lo desarmado.

Nexu

Um Nexu lembra um pouco um felino de grande porte por seu corpo, mas sua cabeça é uma monstruosidade de vários olhos e muitos dentes. Ele pode correr a velocidades impressionantes, saltar grandes alturas e quase nada escapa ao seu olhar.

Um exemplar dessa espécie pode ser visto em Ataque dos Clones na cena em que Anakin, Obi-Wan e Padmé estão prestes a serem executados em uma arena de combate no planeta Geonosis.

Imagem de capa do item

Terentatek

Durante a era da guerra entre os Jedi e os Sith, mostrada no game Knights of The Old Republic, havia uma criatura terrível chamada Terentatek, criada especificamente para caçar e devorar seres sensitivos à Força. Sim, um matador de Jedi e Sith, que se alimenta do sangue de guerreiros treinados em seus caminhos.

Diz a lenda que eles são abominações criadas pelos Sith a partir de experiências com Rancores para fins militares, mas que eventualmente saíram do controle de seus mestres. Eles tem espinhos saindo de suas costas, chifres afiados, braços musculosos e são praticamente imunes à Força.

Como o game mostra, não dá para enfrentar um na base da brutalidade, é preciso traçar uma estratégia e usar de esperteza.

Dianoga

Dianogas são criaturas comumente encontradas em pântanos ou ambientes com uma alta concentração de água, já que são inteiramente dependentes dela para sobreviver. Tem sete tentáculos, uma boca com centenas de dentes afiadíssimos, vários corações, um único olho e podem crescer até dez metros de cumprimento.

Dianogas são seres inteligentes, possuindo inclusive personalidades e índoles distintas. Em seu planeta natal, Vodran, possuem uma sociedade tribal, venerando a água como um deus e possuindo uma crença na reencarnação. Alguns deles são até mesmo sensíveis à Força, com potencial para se tornarem Jedi.

A primeira aparição dessa criatura foi em Uma Nova Esperança, quando um exemplar da espécie tenta devorar Luke Skywalker no compactador de lixo da Estrela da Morte.

Imagem de capa do item

Acklay

Este aqui também apareceu na cena da arena em Ataque dos Clones tentando devorar Obi-Wan e Anakin, mas suas longas e afiadas pernas não tiveram nenhuma chance contra o sabre de luz do mestre Jedi. Contudo, caso sua presa fosse qualquer outro ser vivo, a história seria outra.

Acklays são animais grandes vindos do planeta Vendaxa, um misto de crustáceo e réptil que vive tanto na água quanto na terra. Tem seis pernas, que podem ser usadas para empalar suas presas, um casco duro e três olhos.

Carnívoros, eles tem um órgão abaixo de seus queixos que sentem a eletricidade nos corpos de suas vítimas, tornando sua fuga muito difícil. Seus dentes são capazes de fazer enormes rochas em pedaços.

O vídeo não está mais disponível.

Exogorth

Também conhecido como “lesma do espaço”, os Exogorths são chamados assim não à toa: eles sobrevivem no espaço sideral, habitando asteroides vazios.

Imagine a cena: você está de boa em sua nave, indo tranquilamente de um planeta para outro, e de repente, vazio. Você está morto. Sua nave inteira foi devorada de repende e de uma só vez por um Exogorth com você dentro. É assim que essas criaturas trabalham.

Essa criatura aparece em uma das cenas mais legais de O Império Contra-Ataca, quando Han Solo realiza uma fuga desesperada do interior de um desses monstros à bordo da Millenium Falcon.

Imagem de capa do item

Dragão Krayt

Natural de Tatooine, um Dragão Krayt é uma criatura tão difícil de se avistar que é até tratado como uma lenda. Culturas indígenas do planeta adoram essa criatura gigantesca como uma divindade.

Diz a lenda que os Dragões Krayt podem ser encontrados nas montanhas mais altas de Tatooine. Estudiosos da galáxia determinaram que um exemplar comum da espécie pode crescer até 45 metros, viver por mais de 100 anos e pesar cerca de 20 toneladas. Apesar do nome, eles não cospem fogo.

Sua ferocidade e poder eram muito respeitados pela ordem Jedi, que chamavam a forma V de seu estilo de combate, Shien e Djem So, como “o caminho do Dragão Krayt”.

Imagem de capa do item

Summa-verminoth

Esta é mais uma criatura que de tão perigosa e gigantesca, era tratada como lenda. Mas a lenda era mais do que verdadeira, como Han Solo e seus amigos puderam sentir na pele em Han Solo: Uma História Star Wars.

Mostrado no filme como um ser de tamanho descomunal, com uma boca além de qualquer medida e incontáveis tentáculos, ele é despertado por acidente pela Millenium Falcon e tenta devorá-la enquanto eles fogem do Império.

A única maneira encontrada por Han para fugir da criatura foi fazer a Falcon entrar na velocidade da luz, e até mesmo isso foi um golpe de muita sorte.

O vídeo não está mais disponível.

Sarlaac

O “demônio da areia” não está no primeiro lugar desta lista por acaso, podendo facilmente ser considerada a criatura mais perturbadora de toda a saga Star Wars.

Ninguém sabe exatamente como classificar um Sarlaac, se é uma planta, um animal ou os dois. O que se sabe é que ele vive no Mar das Dunas de Tatooine, tem mais tentáculos do que se pode contar e está sempre com fome, podendo dominar facilmente Banthas crescidos e até esmagar Rancores com seus tentáculos como se fossem gravetos.

Um Sarlaac é um ser feito do mais puro mal: ao devorar suas presas, ele cria um elo psíquico com elas, as torturando mentalmente enquanto as digere com seu ácido por mil anos, deixando-as vivas para experimentarem toda a agonia. Também se aproveitam desse elo para se comunicar mentalmente com suas vítimas, fazendo com que elas visualizem seus piores medos e removendo todas as suas esperanças de escapar.