10 coisas que você precisa saber sobre o Galactus

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Galactus

Por Gus Fiaux

Uma figura central do Universo Marvel desde a década de 60, Galactus sempre esteve atrelado às maiores histórias cósmicas da editora e, até hoje, tem um papel fundamental na riqueza desse multiverso.

Com os rumores de que ele pode ser um dos próximos grandes vilões do Universo Cinematográfico da Marvel, temos aqui um guia básico para quem quer conhecer mais do Devorador de Mundos!

Imagem de capa do item

Afinal, vilão?

Visto como um grande Devorador de Mundos, Galactus sempre foi retratado como vilão nas histórias da Marvel. Entretanto, tudo não passa de uma questão de perspectiva. A realidade é que, em várias histórias, foi revelado que Galactus é uma força de equilíbrio universal - assim como a Eternidade, a Fênix, o Tribunal vivo e outros seres cósmicos -, transcendendo a materialidade e se tornando uma entidade.

Um exemplo claro disso é o futuro alternativo de Terra X, onde é revelado que Galactus devora planetas que abrigam ovos de Celestiais, para que eles não nasçam descontroladamente e acabem dando fim à vida na Terra.

Imagem de capa do item

Sobrevivente ancestral

Antes do universo ter início, outro existia e Galactus é um dos únicos sobreviventes dele - além da Força Fênix (falaremos mais sobre isso depois). Lá, ele se chamava Galan e vinha de um planeta chamado Taa. Esse planeta era habitado por seres humanoides e, até então, era um paraíso tecnológico e social perfeito. Uma verdadeira utopia.

Porém, quando o evento que deu origem ao novo universo aconteceu, Galactus foi tragado para a Terra-616, onde se tornou mais que apenas um ser humanoide e se tornou uma entidade mais antiga que o próprio tempo.

Imagem de capa do item

Energizado pela Força Fênix

Porém, ele não foi o único a vir desse universo primordial. Junto com ele, surgiu um Ovo Cósmico que, quando chocado, deu início à Força Fênix, que foi responsável pela criação de vida em todo o Universo. Para contrabalancear a sua criação, a entidade deu poderes a Galan e o imbuiu de uma poderosa energia cósmica.

Essa energia o deixava faminto de uma forma tenebrosa, de modo que as únicas coisas que saciavam seu apetite eram planetas. A partir daí, ele deixou de ser Galan e se tornou Galactus, o Devorador de Mundos.

Imagem de capa do item

Seu lar, Taa II

O próprio Galactus fez um uso monumental de seus poderes cósmicos para construir a Nave-Mundo. Ali dentro, ele preservou um sistema solar inteiro, em homenagem à Archeopia, o primeiro planeta que ele devorou - e que fazia parte desse sistema solar -, além disso, batizou a nave de Taa II, para relembrar de seu planeta natal para sempre.

A nave o ajudava a se alimentar sem gastar tanta energia e também servia como um lembrete. Archeopia era um planeta habitado e isso deixou Galactus extremamente perturbado. Nos séculos seguintes, ele se alimentava apenas de planetas inabitados, porque a própria Taa II o lembrava disso... porém, com o tempo - e sua fome - ele esqueceu de seus próprios valores morais.

Imagem de capa do item

Senhor de seus arautos

Com o passar dos anos, a fome de Galactus se intensificava cada vez mais. Dessa forma, os intervalos de tempo entre cada planeta devorado foram diminuindo exponencialmente. Aos poucos, Galactus terminava de se alimentar e já partia em busca de outro planeta.

Em uma dessas incursões, ele parou em Zenn-La, onde conheceu Norrin Radd, que barganhou pelo seu planeta natal e acabou transformando-se no primeiro arauto de Galactus, o Surfista Prateado. Com o Surfista, Galacrus fez sua primeira incursão - falha - na Terra e foi adquirindo inúmeros novos arautos ao longo dos anos, incluindo vários terráqueos.

Imagem de capa do item

Embate contra o Titã Louco

Enquanto ia se alimentando, Galactus se deparou com uma nova - e crescente - ameaça: Thanos, o Titã Louco. Os dois se encontraram algumas vezes e Thanos sempre esteve obcecado pela Morte, o que preocupou até mesmo Galactus.

Entretanto, os dois só chegaram a se combater arduamente quando Thanos tomou posse da Manopla do Infinito e aniquilou metade da população de todo o Universo. Percebendo que era tarde demais, Galactus se uniu com outras entidades para enfrentar o Titã Louco - e todos foram derrotados por ele.

Imagem de capa do item

Forma primordial

Depois que os problemas referentes a Thanos foram resolvidos, Galactus acabou se encontrando mais uma vez com o Senhor Fantástico - do Quarteto Fantástico - e em um estudo amplo, o herói conseguiu reverter o Devorador de Mundos à sua forma primordial.

Devido à quantidade enorme de energia que ele possuía, foi revelado que Galactus era na realidade, uma estrela senciente. Posteriormente, ele "morreria" e voltaria à vida, graças à sua energia descomunal.

Imagem de capa do item

Atravessando realidades

Quando Ultron dominou a Terra e alguns Vingadores precisaram modificar a realidade para derrotá-lo, houve uma grande colisão de realidades, de modo que alguns personagens foram jogados ou trazidos de Universos Diferentes. Nisso, o Galactus da Terra-616 acabou sendo expelido para a Terra Ultimate.

Lá, ele acabou se mesclando com um exército de drones - que é sua versão daquele universo - e por pouco não devorou o Planeta Terra daquela realidade. Porém, ele foi expulso para a Zona Negativa, de onde saiu novamente na Terra-616.

Imagem de capa do item

Portador Vital

Assim que as realidades foram restauradas com o fim das Guerras Secretas, um grupo de heróis - os novos Supremos - surgiram, dispostos a resolver problemas que poderiam ameaçar novamente o Universo. O primeiro desses problemas foi Galactus, que foi procurado pelo grupo para que eles pudessem dar fim à sua fome eterna.

Dessa forma, os heróis conseguiram fazer com que Galactus passasse por um processo similar ao que o transformou no Devorador de Mundos. De lá, ele surgiu renovado, usando sua energia cósmica para criar vida e não destruir. Sua primeira atitude foi restaurar Archeopia, o primeiro planeta que ele devorou.

Obviamente, a mudança não durou muito tempo e logo ele voltou ao seu estado "normal".

Imagem de capa do item

O poder de Galactus

Galactus sempre foi um ser poderosíssimo em todo o cosmo. Seu domínio sobre matéria e energia atingem níveis divinos, e ele também é imortal, de forma que não consegue envelhecer - e mesmo que morra, é ressuscitado automaticamente. Ele é invulnerável e possui habilidade de transferir seus poderes para outras pessoas.

Como Portador da Vida, Galactus se tornou capaz de recriar planetas, reconstruir sistemas solares inteiros, manipular moléculas e curar não apenas a si próprio, mas também a outros e uma série de novos poderes que o tornaram extremamente poderoso.