Capa da Publicação

Vegeta: 10 fatos sobre o personagem de Dragon Ball

Por Fernando Maidana

Conheça um pouco mais do Vegeta, personagem que começou como vilão e se transformou em um dos maiores heróis de Dragon Ball, sendo até mesmo o favorito de muitos fãs em relação ao protagonista, Goku.

Imagem de capa do item

Planeta Vegeta!

Originalmente, o Planeta Vegeta se chamava Planeta Planta e era habitado pela raça Plantiana.

Mais tarde, o local passou a ser habitado pelos Tsufurujins, uma raça de alienígenas fracos, porém extremamente inteligentes.

Por volta do Ano 550, os Saiyajins chegaram ao Planeta Planta, fugindo da destruição de seu planeta natal. Diferente dos Tsufurujins, os novos habitantes eram muito mais primitivos e menos evoluídos, mas possuíam uma imensa força física.

As duas raças conviveram pacificamente até o Ano 720, quando os Saiyajins declararam guerra aos Tsufurujins. Depois de 10 anos de uma batalha equilibrada, a lua cheia surgiu nos céus de Planta e os Saiyajins transformaram-se em Oozarus, aniquilando os Tsufurujins.

Com o acesso à tecnologia dos derrotados, os Saiyajins puderam evoluir mentalmente, tornando-se uma raça poderosa e inteligente.

O planeta foi rebatizado para Vegeta em homenagem ao guerreiro que liderou o ataque aos Tsufurujins, Rei Vegeta, o pai do baixinho de temperamento forte que todos conhecemos e amamos.

Imagem de capa do item

Freeza!

Dois anos após a guerra no Planeta Vegeta, o filho do Rei Vegeta nasceu.

Pouco tempo após esse evento, o planeta foi invadido pelas forças do Imperador Galáctico Freeza. O vilão forçou uma aliança com o Rei Vegeta, que não tinha outra escolha a não ser aceitar o acordo, já que seu exército era extremamente poderoso.

Com os rumores de que existia um Super Saiyajin, Freeza decidiu exterminar a raça e evitar que alguém contestasse seu poder. O primeiro a ser morto foi o Rei Vegeta.

Enquanto Vegeta, Nappa e Raditz estavam em uma missão para o Imperador, Freeza destruiu o Planeta Vegeta.

O Príncipe dos Saiyajins encheu-se de ódio, mas sabia que teria de esperar o momento certo para se vingar.

Os Saiyajins vieram para a Terra, justamente, para encontrar as Esferas dos Dragão e pedir a imortalidade, assim eles poderiam se vingar de Freeza.

Imagem de capa do item

Transformação!

Vegeta foi, certamente, o personagem que mais sofreu transformações ao longo da série.

Ele surgiu como um vilão impiedoso e orgulhoso, mas, aos poucos, foi se transformando em um anti-herói, até se tornar um grande herói.

Originalmente, a ideia de Akira Toriyama era matar o personagem depois de seu confronto com Gohan, mas o público gostou tanto de Vegeta, que os editores obrigaram Toriyama a manter o personagem vivo para que ele tivesse sua revanche com Goku.

Imagem de capa do item

Sentimentos!

Vegeta aparece com o coração repleto de ódio e rancor, principalmente contra Freeza.

Com relação aos outros seres que encontra pelo caminho, Vegeta os esmaga simplesmente por considerá-los insignificantes diante de sua grandiosidade.

Conforme vai conhecendo os Guerreiros Z, e vê como eles se mantém unidos mesmo com desafios que deveriam destruí-los, o Príncipe dos Saiyajins passa a observá-los com outros olhos.

Mas a grande mudança de Vegeta vem de seu relacionamento com Bulma e o nascimento de seu filho, Trunks.

Por mais que não goste de demonstrar seus sentimentos, Vegeta protege sua família com unhas e dentes e não há nada que o deixe mais enfurecido do que vê-los correndo perigo.

Imagem de capa do item

Escolecifobia!

Pode parecer ironia, mas durante o anime é mostrado que Vegeta sofre de Escolecifobia, que significa um medo irracional de vermes e minhocas!

Alguns fãs também dizem que o Príncipe dos Saiyajins tem medo de montanhas-russas, embora isso jamais tenha sido retratado no mangá ou na série animada.

Imagem de capa do item

Transformação - Parte 2!

Apesar de sofrer diversas mudanças ao longo da série, Vegeta foi um dos Saiyajins que menos apresentou transformações físicas.

Isso aconteceu, porque Akira Toriyama não gostava do personagem. Como foi obrigado a mantê-lo na saga, o autor acabava deixando o personagem de lado e o deixava mais fraco propositalmente, para demonstrar seu descontentamento.

Akira acreditava que Vegeta não acrescentava nada para o desenvolvimento da trama e por isso era completamente descartável.

Vendo o amor dos fãs pelo personagem, ele passou a envolvê-lo em novas tramas, dando um propósito para sua permanência.

Aos poucos, o ódio que sentia por Vegeta começou a se transformar em amor e Toriyama até mesmo cogitou que o Príncipe dos Saiyajins pudesse protagonizar A Batalha dos Deuses.

Isso não aconteceu no primeiro filme, mas Vegeta teve muito mais destaque em O Renascimento de Freeza.

Imagem de capa do item

Contradição!

De acordo com Vegeta, um Saiyajin puro já nasce com o cabelo que irá carregar pelo resto de sua vida e seu visual não pode ser modificado.

Por mais que a coloração e o formato se alterem durante as transformações, ele volta ao normal quando o guerreiro não está batalhando.

No entanto, o personagem aparece com um estilo - e cabelo - completamente diferente em Dragon Ball GT.

Além das diversas controvérsias, esse é mais um dos motivos que os fãs mais radicais usam para desconsiderar a série GT do cânon da saga.

Imagem de capa do item

Qual é a altura do Vegeta?

Vegeta tem 1,65 m de altura. Ele foi feito baixinho propositalmente para que seu parceiro, Nappa, parecesse muito maior e ameaçador.

Isso se contrasta com sua personalidade. Apesar do tamanho, Vegeta é muito orgulhoso, possui um ego imenso e se julga superior a todos.

Com o passar da série, o tamanho do personagem foi alterando discretamente, mas ele ainda se mantém muito menor que Goku, embora seu orgulho permaneça intacto!

Imagem de capa do item

Queridinho dos fãs!

Apesar do amor incondicional que os fãs de Dragon Ball sentem por Goku, Vegeta divide os corações dos admiradores das sagas.

Tanto é, que em 1991 e 1992 Vegeta foi escolhido o Melhor Personagem Masculino em um Anime, em votações realizadas por uma revista japonesa especializada no tema.

Depois disso, nem mesmo Akira Toriyama poderia resistir ao charme do Príncipe dos Saiyajins

Imagem de capa do item

Fusões!

Vegeta e Goku se fundiram pela primeira vez para enfrentar o poderosíssimo Super Boo. O resultado da fusão foi o guerreiro Vegeto.

Eles se uniram graças aos Brincos Potara, que resulta na fusão mais poderosa, já que os guerreiros podem se unir mesmo que haja diferença em sua força ou forma física.

Depois disso, eles voltaram a se tornar um só para enfrentar o demônio Janemba.

Dessa vez, eles usaram a fusão da dança Metamoru e se tornaram Gogeta.

Imagem de capa do item

Qual o nome completo do Vegeta?

Um mistério ainda circula o possível nome completo de Vegeta, mas os materiais promocionais do filme Dragon Ball Super Broly indicam que ele se chama Vegeta, o quarto, na linha de sucessão dos reis do Planeta Vegeta.

Imagem de perfil
Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.