Capa da Publicação

10 coisas que você talvez não saiba sobre Transformers!

Por Fernando Maidana

Mesmo assim, os Autobots se tornaram muito queridos ao redor do mundo. E aqui estão 10 coisas que você pode não saber sobre Optimus Prime e sua turminha da pesada. Prepare-se para muitas confusões!

Imagem de capa do item

Eles existem graças a Ronald Reagan

Ronald Reagan? O ator? (Quem entender a referência me add)

O presidente iniciou um novo programa de controle da televisão americana, muito mais abrangente que os anteriores.

Até seu mandato, nenhum programa infantil poderia exibir comerciais ou qualquer conteúdo que estimulasse crianças a comprar qualquer produto. Mas Reagan acabou com essa lei e diversos "desenhos propaganda" começaram a surgir, foi o caso de He-Man e de nossos queridos Transformers.

Transformers foi uma parceria entre a Hasbro e a japonesa Takara e os episódios nada mais eram do que um grande comercial para apresentar seus brinquedos.

Imagem de capa do item

Eles já fizeram um crossover com o Homem-Aranha

Além da série animada de TV, uma revista dos Transformers foi lançada em parceria com a Marvel Comics.

A HQ ajudava a expandir o universo dos desenhos e, logicamente, introduzia mais personagens para as crianças pedirem aos pais no natal.

Na terceira edição da HQ, Sparkplug Witwicky precisa ser resgatado e os autobots pedem a ajuda de ninguém menos que o Amigo da Vizinhança para cumprir sua missão.

Nick Fury e Dum Dum Dugan também tiveram uma breve aparição nessa mesma história.

Imagem de capa do item

Eles ganharam uma rádio-novela romântica no Japão

Sim, japoneses sempre se superando...

Em 2006, aproveitando o hype em torno do anúncio do primeiro filme dos Transformers, uma rádio japonesa decidiu lançar uma série de 38 episódios intitulada Transformers: Kiss Players , que se dividia entre as aventuras e a vida amorosa dos Autobots.

Imagem de capa do item

A coleção mais cara de brinquedos já vendida

É claro que existem coleções gigantescas a preços inestimáveis, mas Transformers tem o recorde da coleção de brinquedos mais cara já vendida.

Em 2007, a viúva de um colecionador assíduo resolveu se desfazer das antigas memórias de seu marido. 257 bonecos guardados em suas caixas originais e lacradas.

A coleção foi vendida por 1 milhão de dólares!

Imagem de capa do item

Uma equipe mundial

Em sua concepção, os Transformers deveriam ser um time mundial, com membros espalhados por todos os continentes e, logicamente, eles assumiam a forma de veículos dos países onde estavam.

Originalmente, Bumblebee era um Fusca, em vez do idolatrado Camaro. Jazz era um Porsche e não um Pontiac. Haviam diversos modelos e marcas, desde Mitsubishi a Lamborghini e Land Rover.

Essa "americanização" dos carros ocorreu para que os custos com a produção fossem reduzidos, além de facilitar a parte burocrática quanto ao uso da imagem das marcas.

Imagem de capa do item

Último filme de Orson Welles

A animação de 1986 possui um dos elencos de dublagem mais interessantes de todos os tempos. Desde Judd Nelson no papel de Hot Rod até Leonard Nimoy como Galvatron.

Mas, certamente, o filme carrega a honra de ter sido o último trabalho da lenda de Hollywood Orson Welles. O ator nem mesmo chegou a ver o resultado de seu trabalho, já que faleceu em outubro de 1985, alguns meses antes do lançamento do filme.

Imagem de capa do item

Transformers se reproduzem assexuadamente

Pode ser que isso jamais tenha passado pela sua cabeça, mas agora você deve estar se perguntando como nascem os Transformers?

Você já deve ter ouvido falar que para que nasça um novo Autobot, ou mesmo um Decepticon, é necessária uma "centelha da vida". Mas os Transformers também podem criar outros robôs a partir do processo de "brotamento", que você já deve ter ouvido falar nas aulas de biologia.

Esse processo foi mostrado na série Cybertronians, da Marvel, e foi através dele que o Enxame foi criado.

Imagem de capa do item

Eles tinham uma versão da Santíssima Trindade

Se você é um fã da série, deve se lembrar de Unicron.

O Transformer era basicamente uma versão do Galactus, que vagava pelo universo encontrando planetas para devorar. Mas talvez você não se lembre de Primus, que, ao contrário do primeiro, era o responsável por espalhar o sopro da vida pela galáxia.

Os dois foram criados pelo Transformer original, conhecido apenas como Único. Ele dividiu sua centelha entre os dois novos robôs para que eles mantivessem o equilíbrio entre a ordem e o caos no universo.

Imagem de capa do item

Mortes rentáveis

Por mais que nos últimos filmes quase todos os robôs pareçam descartáveis, quando éramos mais jovens e as histórias realmente faziam sentido, era muito mais fácil se apegar aos personagens.

O que não significava nada para a Hasbro que volta e meia aniquilava todos os seus Autobots e introduzia novos personagens. Por quê? Simples, o desenho foi feito pra vender brinquedos. Se as crianças já tinham o boneco de seu personagem favorito, elas não iam comprar outro.

Portanto, constantemente o desenho mudava seus personagens para que as crianças tivessem novos autobots favoritos e consumissem mais. Mesmo que o personagem acabasse retornando mais tarde, em um modelo diferente, logicamente.

Imagem de capa do item

Seaspray se transforma em Tritão

Certamente, uma das coisas mais bizarras ao longo da história dos Transformers.

No episódio "Sea Change", Bumblebee, Seaspray e Perceptor vão até um planeta que está sendo atacado pelos Decepticons. Eles conseguem impedir o ataque, mas Seaspray se apaixona por Alana, uma nativa do planeta.

Ela lhe mostra um poço mágico e revela sua verdadeira forma, uma sereia. Seaspray entra no poço e se transforma em um Tritão (mas com pernas mecânicas!!). Mais tarde, o planeta é atacado novamente e Seaspray tem de sair do poço, voltando a ser um Autobot.

No final do episódio, eles decidem que é melhor cada um manter sua forma original, mas que encontrariam uma maneira de fazer o amor deles dar certo...

Sério, agora a novela japonesa nem parece tão bizarra assim!

Imagem de perfil
Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.