10 coisas que você talvez não saiba sobre Os Super Patos!

Capa da Publicação

10 coisas que você talvez não saiba sobre Os Super Patos!

Por Fernando Maidana
Imagem de capa do item

Os filmes!

A série animada dos Super Patos foi inspirada na trilogia Nós Somos os Campeões, lançada nos Anos 90, também pela Disney.

Os filmes contam a história de Gordon Bombay, um advogado que se envolve em um acidente de carro e é sentenciado a prestar serviços comunitários como treinador de hóquei em um distrito carente.

O time é formado por um grupo de perdedores, sem perspectiva ou habilidade alguma. Bombay já foi um jogador de hóquei famoso, mas abandonou o esporte depois que errou um pênalti na final do campeonato, levando seu time à derrota.

O time é renomeado para Super Patos e passam a aprimorar suas habilidades, superando seus adversários mesmo com dificuldades. O time conquista o campeonato quando Charlie Conway, o queridinho do técnico Bombay, converte uma penalidade no final do jogo.

Imagem de capa do item

O time!

Em 1993, aproveitando o sucesso do filme, a Disney fundou um time de hóquei profissional em Anaheim, na Califórnia.

Os Mighty Ducks of Anaheim pertenceram à Walt Disney Company de 1993 a 2005, quando foram vendidos para um grupo de investidores e rebatizados para Anaheim Ducks.

Coincidentemente, a história do filme se repetiu.

O time tinha performances pouco inspiradas enquanto pertencia à Disney, mas assim que foi rebatizado e ganhou reforços passou a atrair o público para as arenas.

Em 2006 o time conquistou o título da Divisão do Pacífico, o campeonato da Conferência Oeste e a Stanley Cup.

Imagem de capa do item

O Desenho!

Para promover o lançamento do terceiro filme, a Disney produziu a série animada Os Super Patos.

Lançada entre 1996 e 1997, a animação teve apenas 26 episódios.

A trama começa em uma outra galáxia, no planeta congelado de Puckworld. Lá, os habitantes - patos humanoides - jogam hóquei no gelo, já que as condições do local são perfeitas para a prática do esporte.

Certo dia, os Sáurios conseguem invadir o planeta, mas um grupo de resistência consegue destruir sua base. Infelizmente, um membro da equipe teve de se sacrificar para isso e eles acabam sendo mandados para a Terra através de um Buraco de Minhoca.

Ao chegar no nosso planeta, o grupo é encontrado por Phil Palmfeather, que os convence a jogar hóquei pela cidade de Anaheim e os nomeia de Super Patos.

O ginásio da equipe é apelidado de A Lagoa e serve como base de operações da equipe e pista de pouso do Aerowing, enquanto eles encontram uma maneira de impedir a dominação dos Sáurios e retornar para casa.

Imagem de capa do item

A Lenda!

Uma antiga lenda de Puckworld contava que há muitos séculos uma raça alienígena conhecida como Sáurios tentou invadir o planeta.

Eles foram confrontados por Drake DuCaine. O herói usava uma máscara de hóquei que possuía poderes tecnológicos. Graças a ela, DuCaine conseguiu derrotar os invasores e mandar os Sáurios restantes para uma prisão conhecida como Limbo Dimensional.

Agora, os Sáurios encontraram um jeito de retornar!

Imagem de capa do item

Os Sáurios!

Apesar de diversos vilões serem apresentados ao longo da série animada, os Sáurios são os principais inimigos dos Super Patos.

Eles pertencem a uma raça alienígena ancestral que viajava pelo universo conquistando planetas e escravizando seus habitantes.

Os últimos Sáurios são liderados por Lorde Dragaunus. Eles são Siege, Camaleão e Wraith.

Depois de encontrarem uma maneira de escapar do Limbo Dimensional, eles constroem um exército de robôs e conseguem conquistar Puckworld.

Imagem de capa do item

Os Super Patos!

Para impedir a dominação dos Sáurios, um grupo de habitantes de Puckworld chamou para si a responsabilidade de combatê-los.

A equipe foi formada por Nosedive Flashblade, Duke L'Orange, Mallory McMallard, Tanya Vanderflock, Check Hardwing, Wildwing Flashblade e Canard Thunderbeak.

Canard era o líder da equipe. Ele encontra a máscara de DuCaine e recruta um time de resistência. O grupo consegue destruir a base dos Sáurios, mas eles escapam na nave Raptor.

Os Patos usam a Aerowing para persegui-los, mas são atraídos para um portal dimensional - o mesmo que os Sáurios usaram para escapar do Limbo Dimensional.

Dragaunus libera um Verme Eletromagnético para destruir a Aerowing e Canard, em uma medida desesperada, entrega a máscara para Wildwing e se sacrifica para impedir que o monstro devore a nave.

O Raptor e a Aerowing acabam caindo em Anaheim e os Patos são encontrados por Phil Palmfeather.

Imagem de capa do item

O líder!

Wildwing fica muito abalado com a morte de Canard e, a princípio, é relutante em aceitar o posto de líder da equipe.

Com o tempo, ele se prova um personagem sábio e justo, o que o torna digno de usar a máscara de Drake DuCaine.

Comandante do time dentro e fora do ringue, Wildwing veste a camisa 00 e é o goleiro da equipe, conhecido por sua habilidade de tomar qualquer pancada e ainda continuar de pé.

Na vida real, ele foi o mascote dos Mighty Ducks of Anaheim enquanto o time pertenceu à Walt Disney Company.

Imagem de capa do item

O brinquedo!

No Walt Disney Resort existe uma atração baseada na série animada.

A Mighty Ducks Pinball Slam nada mais é do que uma máquina de Pinball vertical e muito maior do que as máquinas convencionais. Ela pode ser utilizada por vários jogadores ao mesmo tempo.

Wildwing Flashblade é o único personagem do desenho que aparece no brinquedo.

Imagem de capa do item

Os Veículos!

Como todo grupo de heróis dos desenhos animados dos Anos 90, os Super Patos tinham à sua disposição um enorme arsenal de equipamentos e veículos.

Os mais utilizados eram:

Aerowing - A nave dos Patos, utilizada para longa viagens na Terra ou até mesmo para cruzar galáxias.

Migrator - Uma van de batalha equipada com armas e uma base de operações móvel. É controlada por Tanya.

Duckfoil - Uma lancha utilizada para missões em água.

Duckcycles - Motos de combate que garantem aos Super Patos chegar a qualquer lugar antes de qualquer um.

A Música Tema!

A música tema da animação foi feita pelo famoso compositor Carl Swander Johnson e interpretada pelo cantor Mickey Thomas da banda Jefferson Starship.

No entanto, deixo aqui a nostálgica abertura do desenho interpretada em português por Sergio Ferreira, do LS Jack.