Capa da Publicação

10 coisas que você provavelmente não sabia sobre o Chewbacca!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Inspiração

Chewbacca foi inspirado no próprio cachorro de George Lucas, um malamute-do-alasca chamado Indiana - cujo nome serviu de inspiração para outra criação do cineasta.

Segundo Lucas, o cachorro costumava sentar no banco do passageiro de seu carro, agindo como um co-piloto, o que deu toda a ideia em transformar o Chewbacca no ajudante do Han Solo na Millennium Falcon.

Imagem de capa do item

Ator

O ator escolhido para viver o Chewbacca foi Peter Mayhew. Britânico e atualmente como 71 anos, ele viveu o personagem em todos os filmes em que ele era inserido.

Ele foi escolhido para interpretar o personagem devido à sua impressionante altura - 2 metros e 18 centímetros -, e durante as filmagens do Episódio IV, ele ainda trabalhava como carregador em um hospital de Londres.

Imagem de capa do item

Pés

Poucos sabem, mas o que realmente fez Peter Mayhew entrar na indústria cinematográfica foi o avantajado tamanho de seus pés. Um repórter local fez um artigo a respeito de pessoas com pés grandes, e acabou levantando o perfil de Peter Mayhew.

Um produtor de cinema leu o artigo e escalou o rapaz para um papel não creditado como minotauro em Sinbad e o Olho do Tigre. Um dos maquiadores do filme estaria trabalhando no design do Chewbacca anos depois, e resolveu indicar o ator para o papel.

Imagem de capa do item

Roupa

Para a trilogia original - e o especial de natal - o traje do Chewbacca fora feito com pelo de iaque e de coelho, costurados em um grande tecido de lã. Para o Episódio III, a roupa foi mantida a mesma, porém a parte interna contava com um sistema de resfriamento, de modo que o ator não precisava tirá-la para aguentar o calor.

O maior problema durante a realização da trilogia original eram os olhos do personagem. O calor corporal do ator fazia com que a máscara descolasse de seu rosto, fazendo com que os olhos do ator parecessem separados de todo o resto.

Imagem de capa do item

Nomes

O nome Chewbacca é um derivado da palavra russa "Sobaka", que significa "cachorro".

Já o termo Wookiee (referente à espécie do personagem) vem do primeiro trabalho de George Lucas, THX 1138. Durante uma das sessões de gravação de voz, o ator Terry McGovern improvisou a seguinte fala: "Acho que acabei de atropelar um Wookiee."

Imagem de capa do item

Som

Um dos primeiros efeitos sonoros testados para a franquia foi a voz do Chewbacca. Para isso, George Lucas contratou um especialista chamado Ben Burtt para encontrar o som perfeito.

O teste original trazia os sons de um urso negro chamado Tarik. Logo em seguida, Burtt resolveu fazer uma mixagem com os sons do urso, de uma morsa, um leão e um texugo.

Imagem de capa do item

Ralph McQuarrie

O conceito original do personagem veio do lendário artista Ralph McQuarrie. Lucas havia dado, como inspiração, a foto de um lêmure, e o desenhista começou a desenhar o personagem... porém, o plano original era fazê-lo do gênero feminino.

A ideia original de McQuarrie foi altamente inspirada numa arte de John Schoenherr para uma história curta escrita por ninguém menos que George R. R. Martin, autor da famosa série de livros As Crônicas do Gelo e Fogo.

Imagem de capa do item

Medalha de Honra

Na cena final de Uma Nova Esperança, Luke e Han recebem medalhas de honra por terem ajudado na fuga da Princesa Leia e na destruição da Estrela da Morte. Os fãs ficaram tão enfurecidos com a falta de uma medalha para o Chewbacca, que em 1997, a MTV resolveu honrar o personagem.

Ela promoveu, durante o MTV Movie Awards, uma cerimônia na qual Carrie Fisher - a Princesa Leia - entregava um prêmio especial para Peter Mayhew - trajado inteiramente como Chewbacca -, que fez um discurso de 16 segundos completo em idioma Wookiee.

Imagem de capa do item

Família

Como revelado no desastroso especial de natal da série, Chewie tinha uma esposa chamada Mallatobuck, um filho chamado Lumpawaroo (apelidado de Lumpy), e um pai chamado Attichitcuk (apelidado de Itchy).

No especial, Chewie e Han visitam Kashyyyk, o planeta natal dos Wookiees, para celebrar o "Dia da Vida", uma celebração ao diverso ecossistema do planeta.

Imagem de capa do item

Chewie e Vader

Originalmente, o papel de Chewbacca teria sido oferecido a David Prowse, que logo de cara teria recusado, para poder viver o vilão Darth Vader - apenas o corpo.

Prowse disse ter escolhido Vader por saber que vilões eram mais reconhecidos, ainda que ele não tivesse ideia que seu rosto seria completamente escondido e sua voz não seria utilizada no filme.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux