Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Spawn, O Soldado do Inferno!

Por Fernando Maidana

Reunimos então 10 coisas que você precisa saber sobre o personagem. Quem sabe, isso desperte sua curiosidade e faça você mergulhar de vez no universo fascinante de Spawn!

Cuidado! A lista contém SPOILERS!

Imagem de capa do item

A origem de tudo!

Antes de falarmos do herói temos de falar de seu criador, Todd McFarlane.

McFarlane já era um consagrado ilustrador em 1992 e apesar de seus roteiros serem recebidos de maneira mista pelo público e crítica, cada vez mais o artista ganhava espaço dentro da Marvel.

Grandes nomes como Hulk e Homem-Aranha passaram pelas mãos do artista e ajudaram a alavancar sua carreira, mas as duras regras de publicação imposta pela Casa das Ideias e a desvalorização dos artistas acarretou no evento conhecido como X-odus, no qual diversos artistas, principalmente ligados às publicações dos X-Men, abandonaram a Marvel e se juntaram para criar sua própria editora a Image Comics.

Rob Liefeld, Erik Larsen, Jim Valentino, Marc Silvestri, Jim Lee e Todd McFarlane fundaram a nova editora, cada um com sua própria divisão e liberdade total para trabalhar em seus personagens.

Com menos de um ano de criação, a Image Comics conseguiu conquistar mais de 10% do mercado de quadrinhos americano e chegou a ultrapassar a DC Comics, em vendas, nos Anos 90.

Imagem de capa do item

Universo Compartilhado!

Logicamente, por pertencerem à mesma editora, Spawn e os personagens criados pelos outros artistas da Image Comics vez ou outra se reuniam em algum grande evento.

Mas, mesmo quando os personagens não se encontravam, constantemente uma revista fazia referência à outra. Podemos perceber como os Youngbloods (heróis criados por Rob Liefeld) frequentemente são citados nas aventuras de Spawn e até mesmo alguns de seus inimigos são os mesmos.

Mas isso não é tudo, em jornais impressos e noticiários de TV (uma característica marcante nas histórias em quadrinhos do personagem) sempre temos referências a heróis de outras editoras, até mesmo as Tartarugas Ninjas já foram citadas e chegaram a participar de um crossover com o Soldado do Inferno.

Imagem de capa do item

Crossovers!

Como já citado anteriormente, e como todo personagem que se preze o faz, Spawn também teve diversas aventuras ao lado de outros heróis.

Provavelmente, o mais conhecido dos crossovers seja Batman/Spawn de Frank Miller... O que é uma pena, já que a história é terrível!

Apesar do aclamado "O Cavaleiro das Trevas", o Batman de Frank Miller quase nunca faz jus ao título de Maior Detetive do Mundo e na maioria das vezes prefere partir para a porrada com Spawn, o que não faz sentido algum!

Além disso, Batman passa a história inteira resmungando e chamando Al e os outros personagens de Punks e desordeiros, chega a ser cansativo.

A aventura teve uma segunda parte que conseguiu ser ainda pior que a primeira.

Mas isso não é o mais bizarro! Em 1998 Spawn participou de um crossover com ninguém menos que Sonic! Sim, o ouriço azul da Sega!

Em Sonic Super Special #7 os personagens da Image Comics se uniram a Sonic e sua turma para o crossover mais inusitado da história.

Imagem de capa do item

Disputas judiciais!

Assim como os crossovers, problemas com a justiça são uma constante no universo das histórias em quadrinhos.

Além dos constantes protestos de pais ensandecidos que não concordavam com a violência presente nas histórias de Spawn, Todd McFarlane teve muita dor de cabeça por conta dos direitos de alguns personagens.

No início, McFarlane era responsável por toda a produção de Spawn, desde o roteiro até as ilustrações e a colorização. Mais tarde, o processo foi sendo dividido entre outros profissionais e até mesmo grandes nomes como Frank Miller, Alan Moore e Neil Gaiman comandaram as aventuras do personagem.

Foi justamente com Neil Gaiman que o problema começou. Nas aventuras escritas por Gaiman, os personagens Cogliostro, Spawn Medieval e Angela foram apresentados. Todd reconheceu que a criação dos personagens foi um trabalho em equipe (Neil Gaiman escrevia o roteiro e Todd McFarlane ilustrava) e concedia os royalties a Gaiman sempre que os personagens eram utilizados, inclusive no filme de 1997, no qual Cogliostro é um importante coadjuvante.

Acontece que em 2002, McFarlane simplesmente parou de repassar o dinheiro a Gaiman e lhe enviou um comunicado dizendo que os direitos dos personagens pertenciam somente a ele, já que Gaiman prestou serviço à Image Comics e, portanto tudo o que produzisse era de direito da editora.

Neil Gaiman entrou com um processo judicial que durou mais de um ano, mas, ao fim, os direitos dos personagens foram divididos em 50% para cada artista e Gaiman passou a utilizar Angela nas histórias da Marvel.

Depois disso, o mafioso Antonio Twistelli, conhecido nas ruas como Tony Twist também foi motivo para McFarlane ficar com os cabelos em pé. O artista deu o nome ao personagem por achar que realmente soava como um Don da mafia italiana, acontece que o jogador de hóquei canadense, Tony Twist, sentiu-se ofendido e processou o artista por usar seu nome sem autorização. Depois de diversas decisões e recursos McFarlane teve de pagar 5 milhões de dólares para o coitadinho... é mole?!

Imagem de capa do item

Al Simmons não é o único Spawn!

Nem o primeiro, nem o último, nem o único (apesar desse ser um de seus codinomes)!

Os Hellspawns são soldados criados pelo demônio Malebolgia, a cada cinquenta anos, com a função de espalhar o terror pela Terra, assassinando todo tipo de criminoso ou alma condenada a fim de aumentar o Exército de Satã para a Batalha do Apocalipse.

Para evitar que os Hellspawns concretizem sua missão, os anjos (mais conhecidos como Caçadores) perseguem as criaturas infernais e as destroem com suas lanças. A caçadora mais conhecida é justamente Angela (do item anterior). Em 2014, a Marvel alterou a origem da personagem e, no universo da Casa das Ideias, Angela é filha de Odin e irmã de Thor.

Angela tem mais de 800 anos e desde os primórdios persegue os Hellspawns, sendo a Caçadora mais eficiente do céu. Depois de tentar destruir Spawn, os dois já foram aliados e até mesmo tiveram um relacionamento afetivo, mas Angela acabou sendo morta por Malebolgia e Spawn entregou seu corpo aos anjos.

Imagem de capa do item

A roupa é que dá os poderes ao Hellspawn!

Primeiramente, não se trata de uma simples roupa, mas sim de um simbionte que une-se ao seu hospedeiro e lhe garante os poderes de força, voo, regeneração, teletransporte, ressurreição e todo o arsenal que Spawn possui.

O simbionte escolhe o seu hospedeiro no Oitavo Círculo do Inferno, reino de demônio Malebolgia, e a partir deste momento permanecerão unidos para sempre.

O simbionte é capaz de evoluir juntamente com seu hospedeiro e aprender e aperfeiçoar novas habilidades.

Apesar dos poderes da criatura serem praticamente infinitos, o Hellspawn não pode abusar, já que seu destino é recrutar soldados para o Apocalipse e morrer. Caso ele resolva utilizar seus poderes para a missão, sua "vitalidade" (ou necroplasma) é sugada aos poucos e o Spawn morre pela segunda vez, concedendo sua alma ao Demônio. Se o Spawn decide não assassinar ninguém, passa a sofrer um verdadeiro "inferno na vida". Tem alucinações e é perseguido por demônios que tentam obrigá-lo a cumprir sua missão.

De um modo ou de outro, o Hellspawn sai perdendo, afinal ele aceitou um acordo com o Diabo!

O simbionte que escolheu Al Simmons é o K7-Leetha.

Imagem de capa do item

Jim Downing!

Depois da Batalha do Apocalipse, Al percebeu que sua existência não fazia mais sentido e decidiu cometer suicídio. No mesmo momento em que morreu, um misterioso paciente desperta de um coma de anos.

Ele não sabe quem é, de onde veio e se tem família, mas tem passado os últimos anos sob os cuidados de Sara, uma enfermeira que se apaixonou por seu paciente e todos os dias rezava por ele.

Nós já havíamos visto Jim anteriormente. No início das aventuras de Spawn, ele tentou usar seus poderes para restaurar sua aparência normal, mas, ao invés disso, se tornou um homem loiro. Esse homem é Jim Downing, que estava entre a Legião das Almas Perdidas.

A morte de Simmons abriu um portal e as almas conseguiram fugir do Santuário e retornar para seus corpos. Agora, Jim precisa descobrir o que aconteceu no passado para descobrir quem ele realmente é.

Mas existem outras forças querendo chegar até Jim. Com a morte de Simmons, seu simbionte escolheu Downing como hospedeiro e tornou-se o simbionte mais poderoso que já existiu!

Por quê? Todos os Spawns são originários do inferno, com seu poder concedido pelo demônio Malebolgia, mas, dessa vez, o simbionte escolheu um hospedeiro VIVO, algo que jamais havia acontecido.

O palhaço Violador aproxima-se de Jim e consegue se tornar seu amigo, mas seu verdadeiro plano é utilizar o novo Spawn para derrotar Malebolgia e os outros demônios e se tornar o novo governante do Inferno.

Imagem de capa do item

Violador

Violador é o mais velho e mais poderoso dos Irmãos Flebíacos, cinco poderosos demônios que servem às vontades de Satã.

O objetivo de Violador é guiar os Hellspawns pela Terra para garantir que cumpram sua missão e recrutem o máximo de soldados possíveis para o Apocalipse.

Frequentemente, o demônio se disfarça como um Palhaço baixo e gordo, mas é melhor você não rir dele, já que o personagem possui poderes inimagináveis e sempre que morre é ressuscitado no inferno.

Um fato curioso ocorreu durante as gravações do filme de 1997. John Leguizamo interpretou um excelente Violador, provavelmente um dos poucos pontos altos do filme, e durante a cena em que o palhaço devora uma pizza repleta de larvas, o ator comeu as larvas de verdade! Isso sim é dedicação ao trabalho...

Imagem de capa do item

Deus Spawn

Muitos consideram Spawn um personagem extremamente overpower em sua forma normal. Outros se lembram do Omega Spawn que chegou a controlar o Inferno sozinho. Mas muitos se esquecem de uma curta fase do personagem que certamente bateria de frente com Superman Prime One Million e daria uma bela disputa!

Para entender melhor vamos voltar ao início de tudo... de tudo MESMO!

Todo o universo foi criado por uma entidade conhecida como Mãe. Ela construiu as galáxias e deu a cada um de seus filhos um planeta para que cuidassem e o fizessem prosperar.

Quando criou a Terra, Mãe teve gêmeos, Deus e Satã e os dois ficaram responsáveis por cuidar do mesmo planeta.

Deus criou a humanidade à sua imagem e semelhança e Satã, com inveja, decidiu que iria roubar as almas das criações de seu irmão. As desavenças entre os dois aumentavam cada vez mais e eventos catastróficos começaram a surgir na disputa dos irmãos pelas almas dos humanos, culminando assim na Batalha do Apocalipse.

Mãe ficou desapontada com o destino de seus filhos e da Terra e resolve transformá-los em humanos para tentar recuperá-los, mas tudo foi em vão. A entidade então escolhe Spawn para impedir o Armagedon, mas ele é assassinado por Judas (sim, um dos 12 discípulos de Cristo). A mãe dá a Spawn o fruto da Árvore da Vida e ele ressuscita com os poderes de um Deus.

Sozinho, Spawn destrói os exércitos do Céu e do Inferno e sela seus portões para que nenhum dos reinos possa interferir na vida humana. Ele aprisiona Deus e Satã e reconstrói a Terra, que foi destruída após os eventos do Apocalipse. Depois pede a Mãe que lhe dê sua vida de volta em troca dos seus poderes.

Nesse momento, Mãe revela que Al Simmons era um péssimo marido. Batia em sua esposa e deu um soco em sua barriga quando ela estava grávida, fazendo Wanda abortar a criança.

Simmons percebe que deve carregar o fardo de Spawn para sempre. Ele não aceitou se tornar o Soldado do Inferno apenas para rever sua amada, mas sim para se punir pela morte do próprio filho.

Imagem de capa do item

Ressurreição!

Gostou da história do personagem e quer conhecer ainda mais sobre ele?

Pois bem, atualmente, Al Simmons está morto e Jim Downing carrega o manto de Spawn, mas a edição 250 da revista trará o título Spawn: Ressurection e teremos Simmons de volta.

De acordo com Todd McFarlane, a revista servirá como ponto de partida para novos leitores e ainda agradará os fãs mais devotos dos personagens. Portanto, se você não sabe por onde começar, agora já tem como se guiar!

Spawn: Ressurection chegará às bancas em Fevereiro deste ano!

O que acharam da lista? Querem uma matéria de outro herói? Não se esqueçam de comentar!

Imagem de perfil
Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.