10 coisas que você precisa saber sobre Sigourney Weaver, a vilã de Os Defensores!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Sigourney Weaver, a vilã de Os Defensores!

Por Gus Fiaux

Uma equipe suprema precisa de uma ameaça suprema e é por isso que a Marvel e a Netflix recrutaram Sigourney Weaver para interpretar a vilã principal de Os Defensores.

Aqui, listamos dez curiosidades que você precisa saber sobre a lendária atriz!

Imagem de capa do item

Vida e nome

Nascida em 8 de outubro de 1949, Susan Alexander Weaver é a única dos cinco principais membros do elenco de Os Defensores a ter nascido em Nova York. Ela era filha de Sylvester Weaver, presidente da NBC e Elizabeth Inglis, uma famosa atriz da Era Clássica de Hollywood.

Desde pequena, a jovem atriz mudou seu nome para Sigourney, após descobri-lo em um capítulo do livro O Grande Gatsby. Ela estava cansada das pessoas a chamando de Susie ou Sue, pois achava que era um nome pequeno demais para sua altura. Com o passar do tempo, ela passou a ser apelidada pelos amigos e parentes de Sig ou Siggy.

Imagem de capa do item

Estudos

Weaver sempre demonstrou bastante interesse pelos estudos no campo de atuação e de artes, no geral. Em 1972, ela se graduou com um bacharelado de Letras na Universidade de Stanford. Dois anos depois, ela conquistou o diploma de pós-graduação em Yale, com foco em teatro.

Na época que estudava em Stanford, ela era considerada a palhaça da turma e já fazia alguns experimentos no campo da atuação. Em um de seus projetos, ela viveu durante meses em uma casa na árvore e se vestia como um elfo.

Imagem de capa do item

Primeiro trabalho

São poucas as atrizes que podem dizer que seu primeiro filme ganhou o Oscar de Melhor Filme. Foi o caso de Weaver, que participou, em 1977, de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, a grande obra-prima de Woody Allen.

Contudo, seu papel foi bem curioso: ela apareceu apenas durante seis segundos do longa metragem e seu salário foi de apenas cinquenta dólares.

Imagem de capa do item

Alien

Entretanto, a atriz viria a fazer grande sucesso ao estrelar a franquia Alien. O primeiro filme da série, Alien, o Oitavo Passageiro, foi o terceiro filme do qual ela participou e ela ganhou o papel de protagonista. Com o tempo, se tornou grande amiga do diretor Ridley Scott, aparecendo em outros projetos seus como Êxodo: Deuses e Reis e 1492: A Conquista do Paraíso.

Tendo aparecido nos quatro filmes originais da franquia Alien, no papel de Ellen Ripley, a atriz se tornou consagrada e requisitada. Para se ter uma ideia, seu salário para Alien: Ressurreição foi maior que todo o custo de produção de O Oitavo Passageiro.

Imagem de capa do item

Caça-Fantasmas

Logo após sua estreia em Alien, conseguiu diversos outros trabalhos em Hollywood, até chegar em outra famosa franquia cinematográfica: Caça-Fantasmas. Ela participou do primeiro filme no papel de Dana Barrett, uma musicista que é possuída pelo demônio Zuul e retornou para a continuação.

Além disso, ela também fez uma participação especial no reboot de 2016 da franquia, onde interpretou uma personagem chamada Rebecca Gorin, a mentora de Jillian Holtzmann.

Imagem de capa do item

Rainha dos Nerds

Com o passar dos anos, Sigourney sempre esteve atrelada a filmes de ficção científica e fantasia. Seus trabalhos acabaram se tornando muito parecidos e, com o tempo, ela era parte integral de franquias como Alien, Caça-Fantasmas e Avatar. Isso fez com que ela ganhasse o título de "Rainha dos Nerds".

Em muitos de seus papeis, ela lida diretamente com inteligências artificiais de naves e até mesmo as confronta. Contudo, em um episódio de Futurama e em Wall-E, ela foi chamada justamente para fazer a voz de algumas inteligências artificiais.

Imagem de capa do item

Medrosa

Apesar de sempre interpretar papeis destemidos e badass, a atriz já disse diversas vezes que é medrosa com relação a algumas coisas. Por exemplo, ela possui fobia de elevadores e nunca os utiliza quando pode evitar.

Além disso, disse que, ao ler o roteiro de A Vila - filme do qual ela faz parte -, ela teve pesadelos por duas semanas, o que fez com que ela inicialmente recusasse o papel, antes de aceitá-lo.

Imagem de capa do item

Paixão pelo trabalho

Sigourney tem uma grande paixão pelo cinema e por atuação e já definiu muito bem as regras pelas quais ela aceita ou recusa papeis. Segundo a atriz, prefere ter um papel pequeno em um filme que tenha um propósito em vez de um papel grande com o qual ela não se importe. Além disso, ela gosta de trabalhar com diretores iniciantes que estejam realmente empolgados com seus filmes.

Ela nunca deixa de lado oportunidades que lhe são oferecidas e sempre aceita papeis curiosos, mesmo que seus agentes recomendem que não o faça. Por outro lado, ela também se tornou produtora e disse gostar bastante da função.

Imagem de capa do item

Os Defensores

Com todo seu calibre de atuação, ela é a próxima grande atriz a se juntar ao Universo Cinematográfico da Marvel, como a vilã de Os Defensores, na Netflix.

Pouco se sabe ainda a respeito de sua personagem, exceto que seu nome é Alexandra. Segundo Weaver, a vilã é uma mulher renascentista, apaixonada pela vida e pela cultura, mas com intenções cruéis e sádicas.

Imagem de capa do item

Premiada

Sigourney Weaver é uma atriz muito premiada em cerimônias. Ao longo de sua carreira, já foi indicada a vinte e sete prêmios de cinema, incluindo três Oscars. Ela também foi indicada a dois troféus no teatro e já ganhou diversos prêmios honorários.

Entre suas vitórias, destaca-se o BAFTA de Melhor Atriz por Tempestade de Gelo, dois Globos de Ouro por Nas Montanhas dos Gorilas e Uma Secretária de Futuro; e um Saturn Awards por Aliens: O Resgate.