10 coisas que você precisa saber sobre Sharon Carter, a Agente 13!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Sharon Carter, a Agente 13!

Por Gus Fiaux

Nos quadrinhos, a Agente 13 é uma das mais importantes aliadas – e parceiras amorosas – do Capitão América. Sobrinha de Peggy Carter, ela surgiu como uma poderosa agente da S.H.I.E.L.D., e esteve presente em grandes eventos da vida (e morte) do Sentinela da Liberdade.

Com muitas histórias a serem transportadas ao cinema, a personagem irá retornar novamente em Falcão e o Soldado Invernal, e antes de seu retorno, é justo traçar um pouco de sua origem e história nas HQs. Por conta disso, aqui você confere 10 coisas que precisa saber sobre Sharon Carter!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

A primeira aparição de Sharon Carter na Marvel Comics se deu em março de 1966, na septuagésima quinta edição de Tales of Suspense. Embora o título seja conhecido por ter sido onde o Homem de Ferro surgiu, houve um período em que o Vingador Dourado o dividia com o Capitão América.

E foi justamente numa história do Sentinela da Liberdade que Sharon surgiu, tendo sido criada por Stan Lee e Jack Kirby, com o auxílio de Dick Ayers. A personagem logo se tornou uma coadjuvante recorrente nas revistas do Capitão, chegando a se tornar sua namorada.

Imagem de capa do item

Origem familiar

Nas HQs originais da Marvel Comics, Sharon Carter é tida como a sobrinha de Margaret "Peggy" Carter. Peggy foi uma agente durante a Segunda Guerra Mundial e, após a suposta "morte" do Capitão América, foi viver junto com os pais de Sharon.

Peggy contava várias histórias da época da guerra para sua sobrinha, sobretudo a respeito de suas aventuras envolvendo Steve Rogers. Sharon então cresceu obcecada com a ideia de se tornar uma lutadora, assim como sua tia, o que a fez logo se alistar para uma importante organização das HQs.

Imagem de capa do item

Agente 13 da S.H.I.E.L.D.

Assim, ele se juntou à S.H.I.E.L.D., e em sua primeira missão recebeu o codinome Agente 13. Foi justamente em sua primeira aventura, na qual teve que interceptar cargas roubadas da HIDRA, que ela encontrou com o Capitão América, que por sua vez ficou estupefato.

Steve Rogers achava que estava diante de Peggy Carter, mas só depois Sharon lhe revelou sua história. Nos anos seguintes, ela se tornou uma agente de alto nível da S.H.I.E.L.D., sendo designada para várias missões ao lado do Sentinela da Liberdade. Foi nesse período que eles se apaixonaram.

Imagem de capa do item

A morte do sonho

Entretanto, tudo chegou ao fim de uma forma abrupta durante o epílogo da saga Guerra Civil. Na saga, ela foi controlada pelo Caveira Vermelha e pelo Doutor Fausto, que a hipnotizaram e fizeram com que ela matasse o Capitão América, preso sob custódia da S.H.I.E.L.D..

Depois, ela foi capaz de se libertar do controle mental e chegou a descobrir que estava grávida de Steve Rogers - mas perdeu o bebê em um conflito. Por fim, ela também descobriu que Steve não havia morrido, mas estava deslocado no tempo, já que a arma que usou era um dispositivo temporal.

Imagem de capa do item

Prisioneira da Dimensão Z

Após o retorno de Steve Rogers, vimos o herói formar sua própria versão dos Vingadores Secretos, do qual Sharon fez parte. Depois, o Sentinela da Liberdade acabou sendo aprisionado na Dimensão Z - uma realidade alternativa governada por um de seus maiores inimigos, Arnim Zola.

Sharon Carter também acabou indo para essa dimensão, e ficou aprisionada lá por um bom tempo, envelhecendo naturalmente. Ela ajudou a criar o filho de Zola, Ian Zola, e posteriormente é resgatada por Steve, que também acaba sendo envelhecido por perder o Soro do Super-Soldado.

Imagem de capa do item

Líder da S.H.I.E.L.D.

Anos depois, após as Guerras Secretas, a até então líder da S.H.I.E.L.D. - Maria Hill - acabou sendo o centro de um fiasco, quando foi revelado ao mundo o que acontecia na prisão Pleasant Hill. A partir daí, ela teve que abandonar a diretoria da organização - e foi Sharon Carter quem assumiu.

Steve Rogers teve seu corpo restaurado por Kobik - um cubo cósmico senciente, que secretamente o transformou em um agente da HIDRA. Nesse período, Sharon nem sequer suspeitava da modificação, enquanto ele se infiltrava cada vez mais na S.H.I.E.L.D.

Imagem de capa do item

Império Secreto

Posteriormente, Sharon Carter - ainda sem saber do alinhamento moral de Steve Rogers - sugeriu que o Sentinela da Liberdade se transformasse no líder da S.H.I.E.L.D.. O "herói" aceitou, mas começou a usar sua influência para causar crises mundiais que favoreceram a nova ascensão da HIDRA.

Quando o Império Secreto se estabeleceu, Sharon tentou fazer de tudo para deter o Capitão América, mas foi presa por ele. Quando a realidade se restaurou, ela voltou a lutar ao lado do Capitão América, e os dois continuam juntos até hoje, em missões pelo mundo.

Imagem de capa do item

Habilidades

Apesar de ser uma guerreira habilidosa, Sharon Carter não possui nenhum poder sobre-humano. Todas as suas habilidades derivam do seu árduo treinamento para a S.H.I.E.L.D.. Por conta disso, ela possui conhecimento de diversas artes marciais.

Além disso, ela possui experiência com armas de fogo de diversos tipos. Por conta disso, ela prefere usar armas e revólveres em combate, partindo para o mano-a-mano apenas em última opção. Vale mencionar que seu traje foi desenvolvido por ninguém menos que Tony Stark.

Imagem de capa do item

No mundo dos games...

Fora das HQs, Sharon Carter é um a personagem popular, embora não tenha tanto espaço no centro dos holofotes. Ainda assim, ela apareceu em vários jogos da Marvel. Ela está em Ultimate Spider-Man e Marvel Heroes, como uma NPC.

Além disso, ela também pode ser jogada em games como LEGO Marvel's Avengers e Future Fight (não confundir com Sharon Rogers, a filha de Steve e Peggy em uma realidade alternativa) - e chegou a ser disponível nos extintos Marvel's Avengers Academy e Avengers Alliance 2.

Imagem de capa do item

TV e cinema

A personagem já foi adaptada algumas vezes para séries de TV. Ela esteve em Marvel Super Heroes e na série animada dos anos 90 do Homem-Aranha. Além disso, ela também apareceu no filme de 1990 do Capitão América, interpretada por Kim Gillingham. Nessa versão, ela era uma civil chamada Sharon Cooperman.

No entanto, a personagem veio à tona novamente graças à sua participação no Universo Cinematográfico da Marvel. Interpretada por Emily VanCamp, a agente é uma sobrinha-neta de Peggy Carter, que aparece em Capitão América: O Soldado Invernal e Guerra Civil. Ela estará de volta no ano que vem, na série Falcão e o Soldado Invernal, do Disney+