Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre Poder Sem Limites!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Sinopse

Primeiramente, a história.

Andrew (Dane DeHaan) é um garoto tímido e problemático que vive com sua mãe adoecida e seu padrasto abusivo. Ele e seu primo Matt (Alex Russell) decidem ir para uma festa, onde encontram Steve (Michael B. Jordan), candidato à presidência do grêmio estudantil de sua escola. No meio da festa, os três rapazes descobrem um poço nos arredores do local onde estavam, e ao adentrarem lá, encontram um objeto que lhes dá poderes especiais.

Como quaisquer adolescentes normais, eles passam a utilizar poderes de formas irresponsáveis... Mas até quando isso acabará tendo graves consequências?

Imagem de capa do item

Direção

Esse foi o filme de estreia de Josh Trank como diretor. O rapaz já tinha servido como editor e ator em filmes anteriores, mas foi aqui que ele fez sua grande estreia e chamou atenção do mundo.

Logo após isso, a Fox o contratou para dirigir o reboot cinematográfico do Quarteto Fantástico.

Imagem de capa do item

Roteiro

O roteiro saiu pelas mãos de Max Landis, baseado num argumento do próprio Landis em parceria com Trank.

Antes de Chronicle, o rapaz só havia escrito um episódio da série Antologia do Medo. Atualmente, ele está envolvido em projetos independentes com grande potencial, como Me Him Her e American Ultra.

Imagem de capa do item

Continuação

Depois do estrondoso sucesso do filme, a Fox contratou Landis para escrever o roteiro de uma continuação, que supostamente seria focada no mistério por trás do objeto que deu poderes aos personagens principais.

Entretanto, a Fox assumidamente não ficou contente com o roteiro e o descartou, retirando Landis do projeto e passando o encargo do roteiro para as mãos de Jack Stanley, um rapaz novato no ramo.

Imagem de capa do item

O Duende...

O filme é claramente inspirado em histórias de super-heróis. E depois que Dane DeHaan despontou no papel vilanesco de Andrew, não é surpresa que ele tenha sido chamado para outro papel em filmes de heróis.

Assim sendo, em 2013, o ator foi contratado para interpretar Harry Osborn, o Duende Verde de Espetacular Homem-Aranha 2.

Imagem de capa do item

... e o Tocha

Já Michael B. Jordan foi aproveitado em outro papel igualmente importante: ele é atualmente o Tocha Humana do reboot de Quarteto Fantástico. E tudo isso porque Trank insistiu pelo elenco que queria.

O próprio Miles Teller (atual Senhor Fantástico) chegou a fazer audições para um papel não especificado no filme.... E bem, só falta o Alex Russell despontar em algum filme de heróis...

Imagem de capa do item

Sucesso comercial

Do ponto de vista financeiro, Chronicle é um sucesso. Sua bilheteria gira em torno de 126 milhões mundialmente. Pouco? Em um mundo de blockbusters, sim....

Porém, o filme custou "apenas" 12 milhões. O seu retorno foi bem maior do que o esperado.

Imagem de capa do item

Fotografia

O filme é feito no estilo found-footage. Isto é, ele é todo gravado através de câmeras dentro do filme. Sabe, como em Atividade Paranormal e A Bruxa de Blair?

Porém, apesar de algumas cenas exageradas, muito da fotografia faz sentido. Quando os personagens desenvolvem poderes telecinéticos, a câmera passa a flutuar ao seu redor, gerando uma naturalidade muito maior. E a grande sequência de luta foi apresentada como se tivesse sido gravada por curiosos e por câmeras de vigilância.

Imagem de capa do item

Sucesso de família

Max Landis, escritor do filme, é filho de ninguém menos que John Landis, famoso cineasta, especialmente no ramo de horror. Seus filmes incluem Twilight Zone: The Movie e Um Lobisomem Americano em Londres. Ele também já fez papéis menores, inclusive aparecendo em Homem-Aranha 2.

Porém, seu trabalho mais notável deve ser o curta-metragem/clipe de Thriller, de MIchael Jackson.

Imagem de capa do item

Confinamento

O diretor Josh Trank obrigou Dane DeHaan, Alex Russell e Michael B. Jordan a passarem quinze dias confinado em uma casa para que criassem um verdadeiro vínculo, de modo que sua amizade no filme fosse a mais palpável possível.

E não é só isso. Dane DeHaan chegou a se casar com uma das atrizes do filme. No longa, a moça protagoniza uma constrangedora cena com Andrew após uma festa.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux