10 coisas que você precisa saber sobre os Nove Reinos da Marvel!
10 coisas que você precisa saber sobre os Nove Reinos da Marvel!
A Marvel fez um trabalho bem interessante ao adaptar e modificar a mitologia nórdica para seu universo dos quadrinhos. Uma das ideias que perpassam esse universo é justamente a dos Nove Reinos, os cenários entrecortados por Yggdrasil, a Árvore-Mundo. Aqui, você irá conhecer um pouco mais de cada um desses mundos!

Nidavellir
Localizada na região média da Árvore-Mundo, Nidavellir é o mundo habitado pelos Anões. Ele é composto por várias cavernas e o cenário é desolado e pedregoso. Dentro das cavernas, os Anões usam forjas com fogo subterrâneo para criar as armas mais poderosas dos Nove Reinos.
O local é sempre tido como um mundo ao qual deuses e criaturas recorrem para conseguir armamentos e joias preciosas. Os duendes são vistos como criaturas um tanto quanto egoístas e ambiciosas, mas sempre fazem seu trabalho conforme o pedido - e uma boa dose de pagamento.

Svartalfheim
Também localizado na área média de Yggdrasil, Svartalfheim é uma área recoberta por florestas densas e sombrias. Seus habitantes são os Elfos Negros, contrapartes menos graciosas dos Elfos, e eles vivem tanto em castelos quanto em vilarejos espalhados pelo mundo.
Seu sistema político é completamente absurdo, uma vez que, por ser uma raça hostil e desconfiada, os Elfos Negros sempre possuem tiranos e déspotas tentando ascender ao poder. O habitante mais conhecido de Svartalfheim é Malekith, um Elfo Negro que pretendia trazer união a todos de sua raça, mas com propósitos sombrios.

Alfheim
Alfheim é lar dos Elfos de Luz, e é um verdadeiro país das maravilhas. Ele encontra-se no topo da Árvore mundo, ao lado de Asgard e Vanaheim, e sua geografia é verde e esperançosa, com muitos rios, mares e cenários retirados diretamente dos contos de fadas mais doces.
O local possui diversos Elfos de diversos tipos, como os Elfos do Ar (em grandes máquinas aladas), os Elfos do Vale, dos Mares, da Lua, os Elfos Felinos, que montam em grandes tigres alados, os da Floresta e os do Gelo. É um reino harmonioso e, dos Nove, é o que entra em menos conflito com os outros.

Vanaheim
Habitado por uma raça-irmã aos Aesires, os deuses de Asgard, Vanaheim é o lar de poderosos feiticeiros e bruxos, chamados Vanir, cujos principais talentos residem na clarividência. Vanaheim foi fundado depois que Njord, um dos irmãos de Bor, levou um grupo de asgardianos para fora do reino.
Vanaheim é um local vasto, povoado também por seres como os Ogros e os Trolls, e sua geografia é composta por florestas, castelos e planícies. Os Vanir tinham uma rixa considerável com os Aesir, que foi encerrada no momento em que Odin se casou com Freyja, unindo os dois povos.

Muspelheim
Localizada na mais baixa região da Árvore-Mundo, Muspelheim é um reino de fogo e enxofre habitado pelos Demônios de Fogo, cujo líder é o maligno Surtur. Sua superfície é recoberta por grandes lagos de lava e gêiseres de fogo.
Considerado o ponto mais quente de todo os Nove Reinos, o local é visto como um antro de vilanias, e seus habitantes raramente são confiáveis para qualquer coisa, por serem um povo hostil e em maioria maligno.

Niffleheim
Situado no nível mais baixo do universo, Niffleheim é um local de gelo, escuridão, névoa e neve. Suas principais planícies são desoladas e não possuem habitantes. Porém, lá é o local onde se encontra o Hel, o reino dos caídos.
Essa área de Niffleheim é liderada por Hela, e é onde os mortos não-dignos vão para seu descanso final. Constantemente, Hela usa exércitos de mortos para travar suas batalhas contra os outros reinos.

Jotunheim
Assim como Niffleheim, Jotunheim é um local gelado e escuro, porém, é habitado pelos Gigantes de Gelo, seres liderados por Ymir. Assim como Alfheim, Jotunheim possui diversas raças diferentes de Gigantes de Gelo, que se dividem com base no local onde moram.
Os Jotuns são constantemente vistos como inimigos dos Aesires e dos outros habitantes dos Nove Reinos. É daqui que surgiu Loki, uma vez que era filho de dois Gigantes de Gelo, Laufey e Farbauti.

Midgard
Midgard é o Planeta Terra, localizado no centro exato da Árvore-Mundo. É o lar de homens e heróis, e é ligado diretamente a Asgard graças à Bifrost, a Ponte do Arco-Íris.
Foi para Midgard que Odin enviou seu filho, Thor, para que ele pudesse aprender lições de humildade. Devido à constante interação entre deuses e homens, criou-se toda a mitologia nórdica, onde os Aesires eram adorados pelos povos da Europa oriental.

Asgard
Asgard é o Reino Dourado, o lar dos Aesires. É onde habitam os deuses da mitologia nórdica, e é o reino mais célebre dentre todos os Nove. É sempre liderado por uma figura hereditária, e passa pelos ciclos de nascimento, meio e morte, consumada graças ao Ragnarök.
Entre suas sub-regiões, encontra-se o Valhalla, uma área habitada por todos aqueles que morreram de forma gloriosa. Asgard é o local mais cosmopolita dos Nove Reinos, e abriga habitantes de todas as raças encontradas pelos galhos de Yggdrasil.

Parayzo
O Parayzo era uma área de Asgard, separada por Odin quando os habitantes de lá, os Anjos, declararam guerra aos Asgardianos. A partir daí, Parayzo se tornou o Décimo Reino, e ficou escondido da existência até que Thor descobriu sua irmã, Angela, na explosão de uma bomba de segredos.
Quando Odin criou Parayzo, ele lançou uma maldição sobre o local, de modo que os Anjos jamais poderiam retornar a Asgard. Isso seria quebrado por Thor e Loki, que reabririam a entrada do décimo reino. Os habitantes de Parayzo acreditavam que os seres humanos eram uma lenda ou figuras religiosas, de forma similar ao que os humanos acreditam sobre os anjos do paraíso cristão.