10 coisas que você precisa saber sobre os Nômades do Ar, de Avatar

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre os Nômades do Ar, de Avatar

Por Evandro Lira

O universo do desenho Avatar: A Lenda de Aang, e de sua sequência, Avatar: A Lenda de Korra, é um dos mais ricos da ficção. Ele é, essencialmente, dividido entre quatro nações, sendo uma delas, os Nômades do Ar.

Nessa lista, trazemos algumas informações curiosas e essenciais para entender o funcionamento desse grupo que foi praticamente extinto pelas mãos do imperialismo da Nação do Fogo. 

Clique aqui para conferir nossa lista sobre a Tribo da Água e o Reino da Terra.

Imagem de capa do item

Quem são?

Os Nômades do Ar são uma ordem monástica de homens e mulheres que praticam a arte da dobra do ar e que vivem uma sociedade teocrática isolada de todas as outras nações. Andarilhos por definição, eles possuem quatro templos, um em cada canto do globo, escondidos no topo de cadeias de montanhas.

Ao contrário dos povos das outras nações, os Nômades do Ar eram, sem exceção, pessoas ligadas a espiritualidade. A população dos templos eram bem pequena em comparação com a Tribo da Água e muito menor, mas muito mesmo, que qualquer uma das duas maiores potências do mundo, o Reino da Terra e a Nação do Fogo.

Imagem de capa do item

A origem

Na Era de Raava, vista em Avatar: A Lenda de Korra, os ancestrais dos Nômades do Ar receberam o poder do elemento ar das tartarugas-leões, que concederam a arte da dobra através da flexão de energia.

Os primeiros dobradores de ar coexistiam harmoniosamente com os espíritos e demonstravam grande respeito e compreensão sobre assuntos espirituais. Quando as tartarugas-leões renunciaram a seus papéis de protetores da humanidade, as pessoas que viriam a ser os Nômades do Ar deixaram as cidades e se estabeleceram em quatro templos diferentes nos cantos do globo.

Imagem de capa do item

A extinção

Quando Avatar: A Lenda de Aang começa, descobrimos, junto com Aang, que os Nômades do Ar foram completamente eliminados da Terra. O motivo? A Nação do Fogo queria destruir o próximo Avatar, que eles sabiam, estavam entre os Nômades do Ar. Por isso, a Nação do Fogo cometeu um genocídio, exterminando todos os moradores dos templos.

O Senhor do Fogo Sozin usou o poder do Cometa de Sozin para aprimorar os poderes dos dobradores de fogo e assim invadir os quatro templos do ar. Quando os monges tentaram separar Aang de seu mestre e figura paterna, Gyatso, para completar seu treinamento de dobra de ar no Templo do Ar do Leste, Aang foge em seu bisão voador e escapa do massacre da Nação do Fogo.

Aang e Appa acabam pegando uma tempestade e caem no mar, isso faz com que Aang entre no Estado Avatar, congele a si e a Appa em um iceberg e seja encontrado apenas 100 anos depois, por Katara e Sokka.

Imagem de capa do item

Acólitos do Ar

Algum tempo após o fim da Guerra dos Cem Anos, Aang conheceu um grupo de fãs do Avatar, que o idolatravam, e também à sua cultura. Aang decide guiá-los a um treinamento, para que eles pudessem vir a ser os novos disseminadores e protetores da cultura nômade. Ele os nomeou de Acólitos do Ar, e seriam assim os guardiões da cultura dos Nômades do Ar.

Sem o poder da dobra de ar, os Acólitos atuaram apenas com os ensinamentos e sabedoria de Aang. Por fim, com a restauração dos templos, Aang designou um grupo para cada um dos templos do ar, e a partir disso, os Acólitos acabaram sendo os responsáveis por repovoar todos os quatro templos, perpetuando então a cultura dos Nômades.

Foi construído também um quinto templo do ar na República Unida das Nações, que ficou conhecido como Ilha do Templo do Ar. Tenzin, filho de Aang e Katara, o único que nasceu com o poder da dobra de ar, se tornou o representante da Nação do Ar no Conselho da República Unida, e passou a residir na ilha com sua esposa e seus filhos.

Imagem de capa do item

O renascimento

Embora parecesse que levaria décadas para que novos dobradores de ar surgissem, afinal, eles dependeriam dos descendentes de Tenzin procriarem, uma grande surpresa revela novos dominadores de ar, como vimos em A Lenda de Korra.

Isso ocorreu porque o evento conhecido como Convergência Harmônica balanceou toda a estrutura do universo e modificou a energia interna daqueles que possuíam uma afinidade espiritual, ou que de alguma forma compactuavam com a filosofia dos Nômades sendo um espírito livre. A partir daí, diversas pessoas passaram a dobrar o ar, o que não quer dizer que todos se deram bem com os costumes e estilo de vida dos nômades.

De qualquer forma, o ressurgimento de dobradores de ar serviu como uma nova lufada de novidade e um verdadeiro renascimento para o povo do ar.

Imagem de capa do item

A cultura

Devido ao ensinamento dos seus líderes, todos monges e monjas, os Nômades do Ar tem uma natureza pacífica e tranquila. Eles acreditavam na igualdade para todos, e por isso, relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo eram completamente aceitos na sua cultura, sua mente aberta os leva a abraçar todas as formas de amor com consentimento. Algo que podemos ver na HQ 'Turf Wars Part One'.

Meditação era uma parte importante da rotina dos Nômades do Ar. As tatuagens de setas que percorrem o corpo deles significa que a pessoa dominou completamente a dobra de ar. É uma “homenagem” as setas naturais nas cabeças dos bisões voadores, que podem dobrar naturalmente e são os professores originais da arte.

Imagem de capa do item

Emblema

O emblema nacional dos Nômades do Ar é um círculo que contém linhas em espiral dentro dele. As linhas ilustram o vento. O símbolo pode ser visto no design de portas e no chão dos Templos do Ar, bem como nos colares de oração dos monges.

Imagem de capa do item

Templos do Ar do Norte e do Sul

O Templo do Ar do Sul e o Templo do Ar do Norte são alojamentos exclusivos de Nômades do Ar masculinos.

Embora tenha permanecido desabitado ao longo da Guerra dos Cem Anos, o Templo do Ar do Sul foi restaurado com toda sua glória depois que os Acólitos do Ar se voltaram para a missão de resgatar a cultura dos Nômades do Ar. O local foi o lar do Avatar Aang durante a infância, e também o lar do Avatar Roku durante o tempo em que treinou para dominar a arte de Dobra de Ar. Na série, o Templo do Ar do Sul é um dos primeiros lugares que Aang, Katara e Sokka visitam quando partem em sua aventura. É lá que Aang fica sabendo do genocídio cometido pela Nação do Fogo.

Já o Templo do Ar do Norte, nos últimos anos da guerra, foi ocupado por uma população de refugiados do Reino da Terra, liderados por o Mecanista, que se estabeleceram por lá e criaram uma grande quantidade de tecnologia. Por muitos anos o Mecanista produziu maquinário para a Nação do Fogo, sob a ameaça de um ataque se ele não cumprisse. Aang, Sokka e Katara o ajudam a se livrar das ameaças da Nação do Fogo.

Imagem de capa do item

Templos do Ar do Leste e do Oeste

O Templo do Ar do Leste e o Templo do Ar do Oeste são alojamentos exclusivos de Nômades do Ar femininos.

Antes do ataque da Nação do Fogo, o Templo do Leste era o lar da maior quantidade de bisões voadores dos templos do ar. Foi lá que nasceu Appa, o bisão e guia espiritual do Avatar Aang. Quando Aang descobriu que ele precisaria deixar o Templo do Sul para completar seu treinamento de dobra de ar no Templo do Leste, o jovem acabou fugindo, o que o livrou de ser morto pela Nação do Fogo. Cem anos depois, Aang vai sozinho até o Templo do Leste para aprender a controlar o Estado Avatar com o Guru Pathiki, algo que vemos na segunda temporada do desenho.

Por sua vez, o Templo do Ar do Oeste serviu como um lar para Aang e seus amigos depois da invasão mal sucedida à Nação do Fogo na terceira temporada. É lá que Zuko junta-se a Aang e se compromete a lhe ensinar a dobra de fogo. O grupo passou várias noites lá, até Azula conduzir um ataque contra o Templo do Oeste, lutando contra seu irmão e forçando o resto do Time Avatar a fugir. O templo foi construído na parte inferior de um penhasco, fazendo com que todos os edifícios parecem estar pendurados de cabeça para baixo.

Imagem de capa do item

Figuras Notáveis

Obviamente o principal personagem entre os Nômades do Ar é o Avatar Aang. Além dele, o Monge Gyatso, que lhe servia de figura paterna e mestre, é uma das figuras mais lembradas.

Em A Lenda de Korra, somos apresentados à Tenzin e sua família. Tenzin é o filho de Aang e Katara, e que teve quatro filhos: Ikki, Jinora, Meelo e Rohan.

Depois da Convergência Harmônica, vários personagens passaram a possuir a habilidade de dobrar o ar e se ofereceram para reconstruir a Nação do Ar, entre eles Bumi - o filho mais velho de Aang e Katara - Daw, Kai e Opal.