10 coisas que você precisa saber sobre os Dothraki, de Game of Thrones!
10 coisas que você precisa saber sobre os Dothraki, de Game of Thrones!
Para além do leste de Essos! Os Dothraki são um dos povos mais curiosos e interessantes d’As Crônicas de Gelo e Fogo, uma sociedade com ideais extremamente contrários ao resto do mundo da saga. Nômades, crentes em um Deus Cavalo, avessos ao mar e à magia de sangue, grandes guerreiros e saqueadores.
Para explorar um pouco mais desse povo, aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre os Dothraki! Que o Grande Garanhão nos salve.

Khal, Khaleesi, Khalasar
Quem são os Dothraki? Bom, conta a história que eles vieram do extremo leste de Essos, para além das Montanhas de Ossos e, segundo a lenda, os ossos das tais montanhas foram deixados pelos ancestrais da tribo. Os Dothraki são, essencialmente, nômades em seus grupos, ainda que possuam uma “capital”, Vaes Dothrak. A divisão, que pode confundir muita gente, é bem simples. Uma tribo Dothraki é um Khalasar; Um líder Dothraki é um Khal e a esposa dele, Khaleesi.
A tribo foi baseada nos mongóis e eles possuem hábitos totalmente contrários aos da Cidades Livres de Essos e todas as outras em Westeros. Talvez, os com costumes mais parecidos com os Dothraki sejam os Selvagens e o povo das Ilhas de Ferro, por conta dos hábitos mais primitivos, tradição de saque e cultos mais bizarros.

Cavalos
Cavalos são uma parte fundamental da cultura Dothraki, que é algo retirado da inspiração mongol. Eles usam cavalos para tudo, desde comida e transporte, até para divindades. Até mesmo seu estilo principal de luta é o com montaria.

Deus Cavalo
Os cavalos são tão importantes para os Dothraki que a religião seguida pela tribo é a do Deus Cavalo, ou Grande Garanhão. Muito pouco se sabe sobre o culto, além da crença utópica que vem com ele.

O garanhão
Junto do culto ao Deus Cavalo, os Dothraki acreditam no Grande Garanhão que vai montar o mundo, um grande líder que, junto de sua montaria, vai unir todos os Khalasar em um único e vai liderar os Dothraki até os confins da Terra, através do grande mar de sal.

Vaes Dothrak
A única cidade “sedentária” Dothraki, Vaes Dothrak possui algumas peculiaridades. É dito que na entrada da cidade estão duas estátuas gigantes de cavalo e que a capital não possui muralhas. Nos livros, Daenerys compara a cidade à Pentos, acreditando que o local é dez vezes maior.
Vaes Dothrak é habitada em grande parte por escravos e dosh kaleen. É completamente proibido portar armas na cidade ou derramar sangue de homens livres em seu solo. O nome da cidade significa algo como “Cidade dos Montadores”. Sua localização fica um pouco além do centro de Essos, ao nordeste do grande mar Dothraki..

Dosh Khaleen
Considerando a ideia de submissão das mulheres na sociedade Dothraki, o que acontece com uma Khaleesi quando um Khal morre? Ela deve voltar para Vaes Dothrak para se tornar uma Dosh Khaleen, um grupo de viúvas de Khal que são presas à capital Dothraki&&, mantendo a honra de seus antigos esposos e iniciando as Khaleesi mais novas**.

O coração
Uma das tradições Dothraki mais bizarras acontece quando uma Khaleesi fica grávida. É o ritual do “coração do garanhão”, quando, sob a supervisão das dosh khaleen, as mulheres tem que comer o coração de um cavalo.
Por conta da proibição de armas em Vaes Dothrak, a mãe tem que arrancar o coração do cavalo com suas próprias mãos e dentes. Se ela comer o coração todo, ela estará carregando um grande guerreiro, se não, ela pode estar grávida de um bebê fraco, um aborto ou uma mulher.

Mar de Sal
Por incrível que pareça, por trás de toda essa ideia de bravura, guerreiros e liberdade dos Dothraki, eles carregam alguns medos muito estranhos consigo. Um deles é o medo do mar. Os Dothraki odeiam o “Grande Mar de Sal”, tanto que acreditam que apenas o Grande Garanhão que vai lidera-los através das águas, até os confins do mundo.

Indignos
Lembrando da ideia dos cavalos na sociedade, uma diferença de classes dentro dos Dothraki se mostra na montaria. Apenas os dignos podem andar à cavalo, ou seja, os Khal e seus exércitos. Mulheres, escravos e estrangeiros ficam longe das montarias e tem que andar a pé.

Daenerys
Por fim, muito do que conhecemos sobre os Dothraki vem da Mãe dos Dragões, agora, pelo menos na série, grande Khal que está liderando todos os Khalasar através do Mar de Sal (podemos chamar ela de Grande Garanhona?), Daenerys Targaryen. Para quem não lembra, ela se casou com o Khal Drogo bem no começo da história, vendida por seu irmão, Viserys.
Nos livros, ela tinha apenas 13 anos na época. Ela passou pelo casamento brutal dos Dothraki, onde se não acontecem 3 mortes, a festa foi horrível, ficou grávida, comeu o coração de cavalo e foi prometida carregando o Grande Garanhão. O resto da história a gente já conhece, certo?