Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre os Anciões do Universo!

Por Gus Fiaux

Criaturas poderosíssimas no Universo Marvel, os Anciões do Universo tem uma história diretamente atrelada ao surgimento do Universo-616 e estão chegando em peso aos cinemas, já que temos o Colecionador e, logo mais, teremos Ego e o Grão-Mestre. Assim, reunimos aqui as 10 coisas que você precisa saber sobre eles!

Imagem de capa do item

Quem são os Anciões do Universo?

Primeiro não havia nada. E então veio o Big Bang. A partir daí, o universo foi formado e as galáxias foram criadas. As primeiras raças e civilizações começaram a aparecer no universo e cada uma delas acabou sendo extinta. Porém, nas principais raças, um fenômeno em comum era observado: um único sobrevivente acabava restando e, por ter testemunhado o fim de sua raça, esse ser ganhava imortalidade.

Assim surgiram os Anciões do Universo, que com o passar do tempo, também adquiriram conhecimento e poderes cósmicos. O primeiro a ser introduzido nos quadrinhos foi o Colecionador, mas eles só vieram a aparecer juntos doze anos depois, na Saga de Korvac, onde o conceito dos Anciões foi formado.

Agora, eis um pouco de cada um deles:

Imagem de capa do item

Grão-Mestre

En Dwi Gast, mais comumente conhecido como Grão-Mestre, é possivelmente o mais conhecido dos Anciões. Sua vida se resume a uma criação infindável de jogos para seu próprio divertimento. Para adquirir seu conhecimento, ele viajou por todas as civilizações do universo, aprendendo jogos e truques em cada uma delas.

Dessa forma, ele gosta de fazer apostas com preços altíssimos. Para se ter uma ideia, ele já apostou com Kang, o Conquistador, um jogo em que, caso o viajante do tempo perdesse, a Terra seria destruída - o que acabou não acontecendo. Nos cinemas, o personagem será interpretado por Jeff Goldblum em Thor: Ragnarök e terá a ver com o planeta-arena onde Thor e Hulk serão gladiadores.

Imagem de capa do item

Campeão

Não há muito a se dizer sobre o personagem além do que seu nome sugere. Tryco Slatterus, o Campeão do Universo, batalha arduamente para se provar o guerreiro mais letal de toda a existência. Para isso, ele aprendeu todos os tipos de artes marciais em todas as civilizações possíveis e dominou super-força, agilidade, durabilidade e poder em combate.

Para testar suas habilidades, ele sempre viaja a um mundo novo e desafia o combatente local mais poderoso, apenas para humilhá-lo em conflito e provar sua superioridade... ainda que, para um campeão de lutas, ele sempre perca bem mais do que deveria.

Imagem de capa do item

Colecionador

Taneleer Tivan é um homem peculiar, com desejos e prioridades peculiares. Um mecenas sideral, ele se tornou o Colecionador, buscando itens preciosos para sua coleção quase infinita. Ele quase sempre entra em conflito com o Grão-Mestre, com quem divide uma perigosa rixa.

Sua coleção abrange itens raros de todo o Universo, já que ele pretende catalogar um pouco de tudo. Nos cinemas, ele é interpretado por Benicio Del Toro e tem um papel bem similar à sua versão dos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Jardineiro

Um dos Anciões mais bondosos - o que o torna inclusive um dos únicos -, o Jardineiro é o alter-ego de Ord Zyonz, um homem cujas origens foram perdidas ao longo dos anos. Seu propósito é semear vida e criação ao longo de todo o universo, espalhando sementes e criando novos terrenos para seu extenso jardim.

Durante muito tempo, ele foi amigo de outros heróis como o Homem-Aranha e Adam Warlock, e inclusive chegou a receber a Joia do Tempo das mãos do último, o que o ajudava a cultivar seu jardim com muita rapidez.

Imagem de capa do item

Corredor

Gilpetperdon é outro dos Anciões do Universo. Aqui, temos uma entidade cósmica que assume o nome de Corredor. Curiosamente, seu propósito é a exploração e a busca da liberdade total, e por conta disso, ele corre muito rápido, derrotando todos os velocistas possíveis com sua velocidade.

O problema é que isso o tornou um aliado completamente inútil, já que ele não se arrisca para ajudar outros em necessidade, pois isso pode comprometer sua própria liberdade.

Imagem de capa do item

Contemplador

O Contemplador é Tath Ki, um Ancião que moldou sua vida nos rumos da meditação, no desenvolvimento de sua própria mente e espírito. Ele acredita que o cosmo é responsável pelo equilíbrio de tudo, então vive no universo como uma folha na correnteza de um rio, tendo sua vida interferida por tudo.

Ele possui um papel similar ao do Vigia, observando grandes eventos e ajudando a interferir apenas quando é extremamente necessário. Curiosamente, ele é considerado um amigo próximo por ninguém menos que o Deadpool.

Imagem de capa do item

Outros

Embora esses sejam os mais famosos entre os Anciões do Universo, eles definitivamente não são os únicos. Exemplos mais recorrentes são Ego, o Planeta Vivo - que aparecerá em Guardiões da Galáxia Vol. 2, interpretado por Kurt Russell -, que como o próprio nome já diz, é um planeta senciente.

Além dele, outros que valem a pena serem mencionados são o Comerciante, o Obliterador, o Astrônomo, o Arquiteto e o Magistrado.

Imagem de capa do item

Thanos e as Joias do Infinito

Certa vez, Thanos veio atrás de cada um dos principais Anciões em busca de um prêmio divino: a onipotência das seis Joias do Infinito. Todas elas estavam espalhadas pelo cosmos, cada qual na posse de um Ancião diferente.

Em sua busca por poder, Thanos tomou a Joia do Tempo das mãos do Jardineiro; a do Espaço que pertencia ao Corredor; a da Realidade que se encontrava com o Colecionador; a do Poder com o Campeão; a da Mente com o Grão-Mestre, e por fim, a da Alma, que estava em posse do Intermediário, servo de outras entidades cósmicas.

Uma vez em posse das seis joias, o vilão chegou a se tornar um verdadeiro deus, mas foi derrotado graças a uma falha em sua própria alma, que o sabota por saber que ele é um grande problema para o universo.

Imagem de capa do item

Galactus

Há apenas uma entidade viva no universo que seja anterior aos Anciões, desconsiderando seres cósmicos superiores, como O Único Sobre Todos). Trata-se de Galactus, o Devorador de Mundos.

O "vilão" veio de um universo que existia antes do Universo-616 ser criado, onde era chamado de Galan. Ao ser transportado para esse universo, ele ficou imbuído de servir como uma força de equilíbrio, devorando mundos em prol da sobrevivência do universo.

Galactus já confrontou os Anciões incontáveis vezes, incluindo uma batalha em que cada Ancião ainda possuía uma Joia do Infinito. Contudo, essas batalhas sempre acabam em empate, tendo em vista que nem Galactus e nem os Anciões podem morrer.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux