10 coisas que você precisa saber sobre Orm, o Mestre do Oceano!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Orm, o Mestre do Oceano!

Por Raphael Martins

Todo grande herói precisa ter um nêmesis, um arqui-inimigo, alguém que seja o completo oposto do que ele representa. Esses personagens dão ao herói propósito, o fazem crescer, se desenvolver e encarar seus maiores desafios. Em outras palavras: sem um grande vilão, não pode existir um grande herói.

Temos vários exemplos de vilões tão populares quanto os heróis que enfrentam. O Batman tem o Coringa, o Superman tem Lex Luthor e o Aquaman tem Orm, o Mestre do Oceano, um antagonista que para ele é muito mais que um simples inimigo.

Nessa lista, falaremos sobre todas as peculiaridades de Orm, o principal antagonista do rei dos mares da DC Comics. Respire fundo!

Imagem de capa do item

Primeira aparição

O Mestre do Oceano, criado por Bob Haney e Nick Cardy, apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1966, durante a Era de Prata, na edição número #29 da revista solo do Aquaman.

Em sua primeira aparição, Orm era bem diferente de como o conhecemos hoje. Ele era uma espécie de pirata que usava de aparatos tecnológicos para atacar navios e controlar formas de vida marinhas até um certo nível.

Nessa primeira encarnação, ele se chamava Orm Curry, filho de Tom Curry e Mary O'Sullivan, sua segunda esposa. Logo cedo mostrou que não é flor que se cheire, demonstrando tendências malignas desde a mais tenra infância.

Imagem de capa do item

Primeiro confronto

A primeira luta entre Aquaman e Orm também se deu em Aquaman #29. Na história, o vilão usa de seu equipamento tecnológico para capturar uma baleia e usá-la para causar desastres aquáticos e atacar navios.

Ele é confrontado por Aquaman e Aqualad, mas o herói se recusa terminantemente a enfrentá-lo, sabendo que o Mestre do Oceano era na verdade Orm Marius, seu meio-irmão.

Eles impedem os planos do vilão mas o deixam escapar, com a certeza de que terão que lutar contra ele novamente em um futuro próximo e que devem se preparar para derrotá-lo.

Imagem de capa do item

Originalmente, era um humano normal

Quando a Rainha Atlanna, mãe de Arthur Curry/Aquaman morreu, Tom Curry voltou a se casar, dessa vez com Mary O'Sullivan, uma mulher humana. O fruto desse relacionamento foi Orm, que por ter sido gerado por pais humanos, nasceu sem poder nenhum, crescendo com um profundo ressentimento de seu irmão por conta disso.

Orm sofreu um acidente ainda criança que o deixou com amnésia e causou seu desaparecimento por muitos anos. Quando ele volta, já é sob a alcunha de Mestre do Oceano.

Ele recupera sua memória anos mais tarde, mas isso não o impede se continuar sendo um vilão.

Imagem de capa do item

Nova Origem

Após a saga Crise nas Infinitas Terras, que acabou com as versões alternativas e Terras paralelas no universo DC, Orm foi um dos personagens que ganharam uma nova história de origem. Ele ainda é filho de Tom Curry, mas sua mãe é uma descendente da tribo indígena dos Inupiat.

Seu retorno se deu em 1994, na minissérie Aquaman: Time and Tide, onde o Aquaman reconta algumas de suas aventuras enquanto relembra a história de sua vida. Lá, é revelado que ele Orm e o herói se tornaram inimigos por causa do amor de uma mulher.

Imagem de capa do item

Poderes

O Mestre do Oceano já teve vários poderes em suas diferentes versões e origens. Durante a era de prata não tinha poder nenhum, mas compensava isso com equipamento de ponta e relíquias mágicas roubadas de Atlântida.

Depois do reboot de 2011 que se deu em Os Novos 52, ele ganhou poderes e habilidades semelhantes aos do Aquaman, sendo ainda mais forte que os atlantes normais devido a seu sangue real.

Possui um tridente mágico próprio e uma coroa, que lhe permitem controlar uma quantidade absurda de água dos mares para causar tsunamis, ciclones e outros grandes desastres naturais. Sem essas armas ele também é bastante poderoso, capaz até mesmo de conjurar magia.

Imagem de capa do item

Orm Demoníaco

Poder nunca é demais para o vilão. Durante a saga A Vingança do Submundo, de 1995, ele vende sua alma ao demônio Neron em troca de mais poder, ganhando em troca um Tridente místico capaz de disparar raios de energia e lhe conceder poderes mágicos. Com essa arma, ele iniciou sua conquista dos sete mares, subjugando várias nações atlantes a seus pés.

Mas com essa grande força, veio uma grande fraqueza: se ficasse muito tempo longe de seu tridente, sentiria uma dor insuportável que poderia até mesmo enlouquece-lo.

Nada disso adiantou e ele foi derrotado pelo Aquaman tempos depois, como deveria ser.

Imagem de capa do item

Ele nem sempre trabalha sozinho

O Mestre do Oceano já é um vilão poderoso sozinho, mas embora seja alguém orgulhoso, já deixou seu ego de lado para se aliar a outros vilões ao longo dos anos.

O nêmesis do Aquaman já foi membro da Liga da Injustiça, uma coligação de vilões liderada por Lex Luthor e formada pelos maiores malfeitores do universo DC, como Circe, Coringa e Solomon Grundy.

Também já fez parte da Sociedade Secreta dos Super-Vilões, ao lado de Adão Negro, Exterminador, Talia Al Ghul e outros.

Imagem de capa do item

Os Novos 52

Quando a DC reiniciou seu universo em 2011, mudou a origem do Mestre do Oceano mais uma vez. Nessa nova revisão da história, Orm é filho de Atlanna, rainha de Atlântida, que foi obrigada a se casar com um guarda atlante depois que seu amor com o humano Tom Curry foi descoberto.

Após a morte misteriosa de seus pais, que podem muito bem ter sido causadas por ele próprio, Orm se torna o rei de Atlântida. Seu reinado é marcado pela opressão e tirania, mas não dura muito tempo, sendo logo destronado por seu irmão Orin/Arthur Curry, o Aquaman.

O vídeo não está mais disponível.

Em outras mídias

O vilão já apareceu em várias mídias fora dos quadrinhos, entre elas as várias séries animadas da DC. Já foi mostrado no desenho da Liga da Justiça, embora um pouco descaracterizado, e fez participações em Justiça Jovem e em Batman: Os Bravos e Destemidos.

Também apareceu em alguns longas de animação, como Ponto de Ignição e Liga da Justiça: O Trono de Atlântida, onde é o principal vilão e dá bastante dor de cabeça para os maiores heróis da DC.

Nos games, foi um dos personagens de DC Universe Online, Scribblenauts Unmasked e Lego DC Super Villains.

No cinema, foi vivido pelo ator Patrick Wilson, que também já fez o Coruja em Watchmen.

Imagem de capa do item

No cinema

No filme Aquaman, que já é o maior sucesso de bilheteria da DC e um dos que mais vendeu ingressos em 2018, vemos Orm em toda a sua glória malévola tentando conquistar o trono de Atlântida ao custo da vida de seu irmão herói.

A versão do vilão mostrada nas telonas é bastante fiel a origem do personagem em Os Novos 52, onde ele é um atlante de sangue puro, filho da Rainha Atlanna.

O ator Patrick Wilson, que dá vida a Orm no filme, define o personagem como um eco-terrorista, disposto a se vingar do mundo da superfície por toda a poluição e morte infligida aos mares pelos seres humanos.