10 coisas que você precisa saber sobre Obi-Wan Kenobi!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Obi-Wan Kenobi!

Por Raphael Martins

Obi-Wan Kenobi é uma das figuras mais importantes de Star Wars. Sem ele, muitos dos elementos mais adorados da saga nem sequer existiriam, como o próprio Darth Vader. Mas até a trilogia prequel, ninguém conhecia muito sobre o passado do mestre jedi.

Os episódios de I a III mostraram o personagem em várias fases de sua vida e abriram o caminho para ainda mais histórias, como a série animada Clone Wars e vários livros que complementam o que foi visto nas telas.

Conheça agora alguns segredos do mestre Kenobi!

Imagem de capa do item

Planeta de origem

Nunca foi dito nos filmes ou nos livros detalhes sobre a família de Obi-Wan ou onde ele nasceu durante muito tempo, e a resposta para esta última pergunta veio de uma forma bem inusitada.

Durante o evento Celebration V, em 2010, o apresentador Jon Stewart perguntou para George Lucas, como quem não quer nada, de onde o jedi tinha vindo. Lucas então disse que ele nasceu no planeta Stewjon, uma clara brincadeira com o nome do comediante.

Tudo pareceu uma brincadeira no início, mas de acordo com a enciclopedia oficial da saga, que pode ser acessada pelo site oficial, Obi-Wan realmente veio do planeta Stewjon.

Imagem de capa do item

Qui-Gon não queria treiná-lo

Kenobi é lembrado por sua sabedoria e por evitar conflitos desnecessários, mas nem sempre foi assim. Em sua juventude, ele era rebelde e agressivo, de modo que nenhum mestre Jedi queria treiná-lo, nem mesmo Qui-Gon Jinn.

Foi apenas quando os dois ficaram presos no planeta Bandomeer, uma colônia de mineração, que o mestre viu em Obi-Wan o potencial para ser melhor, após precisarem se unir para sobreviver aos perigos do lugar.

Saíram de lá como mestre e aprendiz.

O vídeo não está mais disponível.

Amor proibido

Não foi apenas Anakin Skywalker que se apaixonou. Obi-Wan também passou a nutrir sentimentos amorosos por uma mulher, algo proibido para os jedi.

Em uma de suas primeiras missões, ele e seu mestre Qui-Gon precisavam proteger Satine Kryze, a duqueza de Mandalore. Conforme os anos se passando, eles foram ficando mais próximos, desenvolvendo um sentimento forte.

Sabendo disso, Darth Maul mata a duqueza na frente do Jedi, extraindo assim sua vingança contra ele pela batalha de Naboo. Eu seu leito de morte, Satine diz que sempre o amou. Isso aconteceu na série Star Wars: Guerras Clônicas.

Amigo dos animais

Em Uma Nova Esperança, Obi-Wan menciona que nunca teve dróides, mas o mesmo não pode ser dito de animais.

Através da Força, ele pode criar uma conexão telepática com vários seres vivos, sendo capaz de se comunicar com os animais. Isso pode ser visto em Ataque dos Clones, quando acalma uma fera prestes a matá-los na arena, e em A Vingança dos Sith, quando usou um varactyl como montaria ao perseguir o General Grievous.

Imagem de capa do item

O primeiro encontro com Luke

Em uma das cenas do primeiro ato de Uma Nova Esperança, Luke Skywalker está à mesa com seus tios e menciona um certo Ben Kenobi, como se já o conhecesse. Acontece que ele realmente conhecia.

Quando Luke tinha 12 anos, ele se perdeu em um canyon e foi atacado por um dragão Krayt, que certamente o teria matado se Obi-Wan não tivesse aparecido para salvá-lo. Depois disso, o velho mestre o levou para casa.

Essa história é contada nos quadrinhos e faz parte do novo cânone da saga.

Kenobi, o negociador

As guerras clônicas foram um conflito devastador que mergulhou a galáxia em caos e destruição, mas enquanto uns usavam de violência para resolverem conflitos, os métodos de Kenobi eram menos violentos.

O jedi era conhecido por resolver grandes problemas só na base da diplomacia, cortesia e paciência, evitando um combate a menos que fosse estritamente necessário. Isso lhe rendeu a alcunha de "o negociador", como é chamado pelo General Grievous no Episódio III.

Estilo de combate

Os jedi possuem sete estilos de combate distintos, e no caso de Obi-Wan, suas habilidades com o sabre de luz foram evoluindo conforme ele ficava mais velho e experiente.

Em sua juventude, Kenobi era um adepto do estilo Ataru, conhecido por saltos acrobáticos e movimentos rápidos e estilosos. Podemos vê-lo usar esse estilo na luta contra Darth Maul.

Já mais experiente, o estilo Soresu passou a fazer mais parte da personalidade do Jedi, uma forma focada mais em defesa, mas com contra-ataques poderosos.

Falou com Rey

Em O Despertar da Força, Rey tem uma visão após se apoderar do antigo sabre de luz de Luke, mostrando eventos passados. Durante essa visão, ela ouve uma voz bem peculiar.

Tratava-se do espírito de Obi-Wan, que lhe disse em alto e bom som: "Rey... estes são seus primeiros passos."

A frase foi gravada usando uma parte de um diálogo antigo gravado por Alec Guiness, que interpretou o Jedi na trilogia clássica, e a voz de Ewan McGregor, que foi ao estúdio unicamente para recitar aquelas palavras.

Clube Noturno

George Lucas também foi responsável pela criação de um outro grande personagem do cinema pop: o arqueólogo Indiana Jones, vivido por Harrison Ford. E no segundo filme, ele deu um jeitinho de homenagear o mestre jedi.

Em Indiana Jones e o Templo da Perdição, Indy é visto saindo apressado de um clube noturno na China, chamado "Club Obi-Wan".

Só para lembrar, toda vez que Kenobi entrava em um clube ou cantina, rolava algum problema ou conflito, e foi justamente o que aconteceu com Indy. Coincidência?

Imagem de capa do item

O jedi e o Oscar

Nos 10 filmes que compõem o universo de Star Wars até o momento, nenhum ator jamais foi indicado para alguma premiação da academia por ter feito um filme da saga. Aliás, quase nenhum.

Na cerimônia de 1978, Alec Guiness foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante por Uma Nova Esperança. Ele não levou, mas já tinha uma estatueta dourada em casa por outro filme, A Ponte do Rio Kwai, que lhe rendeu o prêmio de melhor ator em 1958.