Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Rorschach!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Questão

Originalmente, a intenção de Alan Moore era criar uma história com os personagens provenientes da Charlton Comics. Porém, a DC negou, o que forçou o autor a criar seu próprio universo. O Rorschach, especificamente, é plenamente inspirado no Questão. Há inclusive, uma cena genial em The Question #17, na qual o personagem lê Watchmen dentro de um trem, e ao terminar, solta a frase "Rorschach é uma procaria".

Imagem de capa do item

Teste psicológico

O nome Rorschach vem de um famosíssimo teste psicológico criado por Hermann Rorschach. O teste consiste em mostrar imagens simétricas e abstratas, perguntando ao paciente o que ele vê. O conceito foi utilizado na máscara do vigilante (que é feita de dois materiais distintos que não se misturam) e, ironicamente, ele passa pelo teste ao ser preso.

Imagem de capa do item

Reino do Amanhã...

Rorschach não se limitou a aparecer exclusivamente em Watchmen, e chegou a ter aparições menores em alguns títulos da DC... como é o caso de Reino do Amanhã. Consegue encontrá-lo na imagem?

Imagem de capa do item

...e X-Men!

É isso mesmo! O herói também teve uma breve aparição na sexta edição de Astonishing X-Men, por Joss Whedon e John Cassaday.

Durante uma rebelião em uma prisão, pode-se ver o personagem no canto direito de um dos quadros. Apesar de minúsculo, o desenhista e alguns fãs já confirmaram que aquele é Rorschach.

Imagem de capa do item

Sociopata

O que torna Rorschach um personagem tão relacionável entre os fãs é sua humanidade e seus problemas.

Entretanto, há uma condição de Walter que se distancia um pouco da maioria dos fãs... da maioria: ele tem problemas mentais, e é considerado um sociopata.

Parte de seus problemas vem de sua criação e do seu desprezo pela sociedade.

Imagem de capa do item

Ponto de virada

Pode não parecer, mas já houve um tempo em que Kovacs não assassinava os criminosos.

No início de sua carreira, ele deixava os restos para os policiais, e chegou a formar uma dupla com o Coruja II.

Tudo isso mudou quando, ao investigar o desaparecimento de uma garotinha, ele invadiu a casa do suspeito, e descobriu que ele havia, não só estuprado a menina como também a assassinado e deixado os restos para seus cães comerem.

Naquele dia, tudo que restava de bom em Walter morreu, e ele fez sua primeira vítima.

Imagem de capa do item

Filho da p***

Como dissemos anteriormente, Walter se tornou o Rorschach em parte por problemas ocasionados por sua criação.

Filho de uma prostituta, Kovacs sofreu com a mãe por vez ou outra atrapalhar o seu trabalho. Ainda assim, ele defendia piamente sua genitora.

Imagem de capa do item

Homenagem a Steve Ditko

Criado por Alan Moore, o nome civil de Rorschach é uma homenagem a Steve Ditko.

Walter Kovacs foi uma referência a alguns personagens criados por Ditko que sempre possuíam um "K" característico em seus nomes civis.

Imagem de capa do item

Walter Snyder

Na adaptação cinematográfica de 2009, temos duas versões de Rorschach.

A primeira, vivida por Jackie Earle Haley é o Walter adulto, já formado como vigilante. A segunda é vista em flashbacks de quando ele era apenas um garoto... e foi vivido por ninguém menos que Eli Snyder, filho de Zack Snyder, o diretor do filme.

Imagem de capa do item

Um Rorschach bem diferente

Quem é fã do filme de 2009 não imagina o quão diferente poderia ter sido o Rorschach nos cinemas.

Assim que os rumores de um filme de Watchmen surgiram, décadas atrás, atores como Jude Law insistiram em mencionar seu interesse para o papel do vigilante - no caso de Law, ele também falou que gostaria de viver o herói/vilão Ozymandias.

Anos depois, quando um filme começou a ser desenvolvido (e logo abandonado) por Paul Greengrass, o ator Simon Pegg se encontrou com alguns produtores para negociar sobre o papel.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux