Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre o Punho de Ferro!

Por Felipe de Lima
Imagem de capa do item

Criação

Apesar da ideia original do personagem ter surgido da cabeça de Bill Everett, p Punho de Ferro foi concebido pelas lendas da nona arte, Roy Thomas e Gil Kane. Sua primeira aparição ocorreu na edição de número 15 da revista Marvel Premiere.

Imagem de capa do item

Origem

Daniel Rand é o filho de Wendell Rand, um homem que, quando jovem, visitou a cidade mística de K'un-Lun, que aparece uma vez a cada dez anos no Himalaia. Fundada cerca há milhares de anos por extraterrestres, K'un-Lun foi governada por descendentes dos alienígenas e seres poderosos chamados de Reis do Dragão.

Wendell savou a vida do governante de K'un-Lun, conhecido como Senhor Tuan, que o adotou como seu herdeiro. Durante seu tempo no K'un-Lun, Wendell se casou com uma mulher chamada Shakari e teve uma filha, Miranda Rand-K'ai.

Dez anos depois Shakari foi morta, e Wendall retornou ao plano terrestre. Dentro de um ano, ele se tornou um empresário de sucesso e se casou com Heather Duncan.

Quando Daniel Rand tinha nove anos, seu pai decidiu levá-lo para K'un-Lun. No caminho, seus pais acabam mortos, e os habitantes de K'un-Lun o encontram.

Jurando vingar seus pais, Daniel Rand estudou artes marciais em K'un-Lun, até que aos dezenove anos, ganhou uma oportunidade de receber o poder do Punho de Ferro.

Imagem de capa do item

Legado

Houve muitos portadores do título de Punho de Ferro ao longo da história. Entretanto, acreditá-se que Danny Rand é especial, e é o sexagésimo sexto homem a carregar o título.

Os Punhos de Ferro do passaram contaram com Quan Yaozu, Li Park, Bei Ming- Tian, Wu Ao- Shi, Bei Bang- Wen, Kwai Jun- Fan, Fongji, e Orson Randall que foi o antecessor imediato de Danny como Punho de Ferro.

Outro nome importante é Wah Sing-Rand, o Punho de Ferro de 3099 e descendente de Danny .

Imagem de capa do item

Poderes e Habilidades

O Punho de Ferro foi treinado para ser uma arma humana, o que o torna um dos artistas marciais mais completos do mundo.

Ele domina todas as artes marciais de K'un-lun e da Terra, além de também ser treinado no uso de todas as armas de artes marciais.

Entretanto, seu maior diferencial é poder utilizar da energia espiritual mística de Shou-Lao, o Imortal.

Imagem de capa do item

O soco do Punho de Ferro

Ao invocar a energia espiritual mística de Shou-Lao e concentra-la em sua mão, o Punho de Ferro pode alcançar um poder sobre-humano, que forna seu punho poderoso e resistente a lesões e dor em um nível extremo.

Esta técnica não envolve uma transformação física, mas sim uma canalização psíquica da energia concentrada. Com o punho neste estado, o herói pode atravessar quase que qualquer coisa.

Imagem de capa do item

Luke Cage

O que Luke Cage, um herói de rua, e o mestre das artes marciais, Danny Rand, tinham em comum: baixas vendas de quadrinhos.

A Marvel, então precisava resolver isso para que os personagens não acabassem indo para o limbo - sério, o Cage até apareceu numa história do Tarzan.

A solução foi lançar uma história em três partes para reavivar esses personagens. Cage e Rand se tornaram amigos, chutaram bandidos, e aumentaram os lucros da Casa das Ideias.

Funcionou tão bem que Punho de Ferro e Luke Cage estrelarão suas próprias séries na Netflix ano que vem.

Imagem de capa do item

Demolidor

Quando a identidade secreta de Matt Murdock foi revelada e o advogado foi preso, Danny se vestiu de Demolidor para provar de que ele e Murdock eram suas pessoas distintas.

Ao fugir da prisão, Murdock confrontou o falso Demolidor, e percebeu que era o Punho de Ferro.

Danny, ainda como Demolidor, se juntou aos Vingadores Secretos do Capitão América, que estavam em oposição à Lei de Registro de super-humanos.

Imagem de capa do item

Câncer

Durante uma visita a K'un-Lun, Daniel Rand foi exposto a uma dose mortal de radiação, mas por seus poderes, conseguiu sobreviver, mas foi diagnosticado com câncer.

Nesse meio tempo, a cidade seria invadida por alienígenas e um clone de Rand seria colocado em seu lugar.

Assim que esse clone morreu, foi a vez do Super Skrull assumir a identidade de Daniel Rand. Depois que toda a farsa foi descoberta, Rand foi encontrado, e curado do câncer graças a meditação.

Imagem de capa do item

FIlme

Em 2010 iniciou-se um projeto para um filme solo do Punho de Ferro estrelado por Ray Park, o mesmo ator que deu vida ao Groxo no primeiro X-Men.

O filme seria escrito por John Turman e Rich Wilkes. Ray Park acabou desistindo do papel, e Joe Manganiello se tornou o principal candidato.

Entretanto, o filme foi cancelado por razões não reveladas, mas nós poderemos ver Danny Rand em pessoa quando sua série estrear na Netflix.

Imagem de capa do item

Série

No ano passado, a Marvel e a Netflix anunciaram quatro séries originais estrelando o Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, e Punho de Ferro. Elas irão levar a uma série dos Defensores, contando com os quatro heróis.

Há rumores de que a série do Punho de Ferro esteja passando por problemas na produção, parte deles gerados divido a dificuldade de introduzir elementos místicos em uma série que se passa no mesmo Universo atrelado à realidade que Demolidor sem ter o orçamento milionário dos filmes da Marvel.

Outra coisa que contribui para as especulações, é fato de que o Punho de Ferro é um único personagem que ainda não possui um ator escalado.

Esperamos que em breve todos os problemas sejam resolvidos e o personagem chegue ao lado dos Defensores em 2016.

Imagem de perfil
Felipe de Lima

Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo. Me segue no twitter @tearsgodown