Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Nova!

Por Gus Fiaux

Um dos personagens cósmicos mais populares dos quadrinhos é o Nova, um humano normal que faz parte de uma tropa de policiais espaciais. Nas HQs da Marvel Comics, já tivemos dois heróis que assumiram essa responsabilidade: Richard Rider Sam Alexander, que representam gerações diferentes de fãs.

Agora, com a possibilidade iminente de um filme solo para o Foguete Humano, aqui está tudo que você precisa saber sobre os Nova, desde seu envolvimento com a Tropa Nova aos seus poderes e histórias mais consagradas, para que já possa ir se preparando para conhecê-lo nos cinemas, independente de qual versão ele seja!

Créditos: Marvel Comics/Disney

Imagem de capa do item

Criação

O Nova foi criado nos quadrinhos em setembro de 1976, e foi agraciado já de início com seu próprio título solo. O personagem surgiu nas mãos de Marv Wolfman e John Buscema, na época em que a Marvel desejava explorar mais heróis espaciais e que pudessem estar mais à deriva dos Vingadores, X-Men e outros grupos heroicos já definidos.

Analisando hoje, o herói teve uma popularidade muito boa nos quadrinhos - que se mantém firme até hoje. Para se ter uma ideia, ele já teve sete títulos solo nas HQs, seja de Richard Rider ou de Sam Alexander, sem contar as inúmeras revistas e sagas das quais ele já participou. É, atualmente, um dos personagens que os fãs mais pedem para ver nos cinemas.

Imagem de capa do item

A Tropa Nova

A Tropa Nova é uma organização militar originalmente designada para defender o planeta Xandar. Ela conta com cerca de quinhentos membros, que patrulhavam o espaço aéreo e orbital do planeta. Todos são separados por uma rígida hierarquia que os divide em Recruta, Milenar Denário e Centurião, de acordo com seu tempo ou prestígio na corporação.

Com o passar do tempo, a Tropa foi passando por reformulações, e recrutando membros de outros planetas distantes, que podiam ajudar a expandir sua missão. Como resultado, Os Novas passaram a defender toda a galáxia de Andrômeda - onde se situa Xandar - e até mesmo planetas de fora dela, como a Terra, na Via-Láctea, onde temos dois de seus maiores representantes.

Imagem de capa do item

Richard Rider

Primeiro recruta humano da corporação, Richard Rider ganhou seus poderes há um bom tempo, quando o Centurião Xandariano Rhomann Dey veio à Terra para investigar o paradeiro de uma criatura responsável pela destruição de Xandar. Atacado pelo ser e à beira da morte, Dey não teve opção senão transferir seus poderes a Rider, que jurou usá-los para o bem.

Diferente da maior parte dos Nova, Richard Rider começou já no posto de Centurião e passou um bom tempo na Terra, derrotando ameaças do planeta até ser convocado para uma Xandar reconstruída, onde serviu como patrulheiro e defensor. Ele se tornou um dos mais honrados guerreiros da corporação, e chegou ao posto de Centurião-Líder.

Imagem de capa do item

Um Novo Guerreiro

Durante um bom tempo de sua carreira heroica na Terra, Richard Rider acabou perdendo seus poderes. Quando os ganhou novamente, ele entrou para os Novos Guerreiros, uma equipe de heróis "juvenis" que poderiam ajudá-lo a conquistar novamente sua honra como um defensor.

Na equipe, tínhamos heróis como o Radical; a Flama e o Justiça; Speedball, que logo se tornou um amigo muito próximo seu; e Namorita, que durante muito tempo, foi sua crush heroica. Muito em breve, a equipe de heróis estará indo à TV com uma formação bem diferente das HQs, e o Nova evidentemente não faz parte dela.

Imagem de capa do item

Aniquilação e Morte

Em determinado momento de sua vida, Richard Rider foi ter aventuras puramente espaciais, sem retornar para a Terra. E ele não podia ter escolhido época pior, já que isso aconteceu justamente durante a Aniquilação, quando o Aniquilador exterminou toda a Tropa Nova do universo, deixando apenas ele e um ou outro sobrevivente.

Assim que aniquilou sua ameaça, ele enfrentou outros vilões e acabou se juntando aos Guardiões da Galáxia ocasionalmente... onde a situação também não foi das melhores. Em O Imperativo Thanos, ele precisou se sacrificar para fechar a fenda do Cancerverso e assim, poder salvar todo o universo. Com sorte, na época que esteve fora, uma nova figura esteve presenta para assumir seu papel...

Imagem de capa do item

Sam Alexander, um novo Nova

Ao longo dos anos, cresceu, no meio da Tropa Nova, uma milícia corrupta e violenta: os Supernovas, que detinham mais poder que os membros normais da corporação. Jesse Alexander era um dos integrantes dessa divisão, e acabou sumindo, deixando para trás seu capacete, que foi descoberto por seu filho Sam.

Sam se tornou um Nova na Terra, ajudando a impedir crimes, ao mesmo tempo em que passou a patrulhar o espaço na procura de seu pai. Em suas aventuras, ele acabou descobrindo uma verdade assustadora sobre seu pai: os Supernovas dos quais ele fazia parte eram, na verdade, um grupo composto por mercenários, assassinos e ladrões, e não tinham nenhuma relação oficial com a Tropa Nova.

Imagem de capa do item

Vingador e Campeão

Isso não impediu Sam Alexander de ter um legado muito positivo na ausência de Richard Rider. Embora tenha surgido apenas como um herói avulso, ele logo integrou diversas equipes de heróis, como uma nova formação dos Novos Guerreiros, onde se encontrou com velhos amigos do herói anterior.

Além disso, ele foi responsável por alertar a Terra da chegada da Fênix em Vingadores vs. X-Men e, portanto, posteriormente foi convocado para fazer parte dos Vingadores. Outra equipe que ele ajudou a fundar, ao lado da Miss Marvel e do Homem-Aranha (Miles Morales) foi os Campeões, composta inteiramente por heróis juvenis cansados de lidar com os problemas e a desconfiança dos adultos.

Imagem de capa do item

Um aguardado retorno...

Lembra que Rider chegou a morrer ao fim de O Imperativo Thanos? Pois bem, não foi bem isso que aconteceu. O herói foi sugado para dentro do Cancerverso, uma realidade alternativa onde a vida superou a morte de forma descontrolada. Porém, ele, de uma forma misteriosa, teve sua mente transferida para a Mente Coletiva de Xandar.

Meses depois, ele retornou à vida, com um corpo normal, como se nunca tivesse sucumbido ao Cancerverso. Assim que isso aconteceu, ele foi procurar Sam Alexander, e os dois passaram a ter uma série de aventuras juntos, lutando contra ameaças cósmicas na Terra e no espaço. Foi revelado que ele conseguiu sair da dimensão letal usando um Cubo Cósmico.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Todos os membros da Tropa Nova são imbuídos de uma energia cósmica conhecida como Força Nova. Isso garante a eles uma série de poderes e habilidades sobre-humanas como super-força, velocidade e durabilidade. Além disso, permite que seus usuários possam se propelir pelo ar em vôos supersônicos.

Porém, o mais interessante é a capacidade de se regenerar e manipular e projetar energia Nova bruta, criando rajadas destrutivas ou feixes menores, como lasers. Por fim, eles também são capazes de acessar a Mente Coletiva de Xandar, um super-computador orgânico que serve como um monitor em combate, permitindo a identificação de alvos, coleta de dados, dentre outras tarefas.

Imagem de capa do item

No Universo Cinematográfico da Marvel

Há algumas semanas, Kevin Feige, o presidente da Marvel Studios, deu algumas declarações sugerindo que o personagem está na "fila de espera" de projetos em desenvolvimento do estúdio. Isso significa que, após Vingadores 4, ele pode ser um dos anunciados para compor a Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel.

Mas a questão é que já há a inserção, ainda que indireta, do Nova nos cinemas, graças a Guardiões da Galáxia. O primeiro filme da equipe cósmica trouxe a aparição da Tropa Nova, a corporação espacial à qual se junta Richard Rider nas HQs. Contudo, aqui, eles não têm os mesmos poderes que nos quadrinhos... e seu destino parece um pouco incerto após Vingadores: Guerra Infinita.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux