Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Mercenário!

Por Gus Fiaux

A partir da terceira temporada de Demolidor, seremos apresentados a um dos vilões mais marcantes do Homem Sem Medo: o Mercenário. Grande inimigo do herói nas HQs, ele está vindo com tudo, para provar que não erra nenhum alvo – mesmo que esse alvo seja a cabeça de Matt Murdock.

Com uma origem envolta em mistérios e habilidades poderosíssimas, ele é um baita personagem das HQs, tendo inclusive feito parte de eventos marcantes como o Reinado Sombrio. E, pensando nisso, separamos aqui 10 coisas que você precisa saber a respeito do Mercenário!

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Primeira aparição

O Mercenário apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1976, na centésima trigésima primeira edição de Daredevil, sendo uma criação de Marv Wolfman ao lado de Bob Brown. Até hoje, supõe-se que ele seja o mesmo vilão que apareceu em uma única edição de Nick Fury, Agent of S.H.I.E.L.D. em 1969, chamado Bull's Eye.

Seu nome originalmente é Bullseye, que significa o ponto bem no centro de um alvo - e isso faz referência à sua habilidade de acertar qualquer coisa que mire, independente das condições. Além disso, seu próprio traje é inspirado na simbologia do alvo, com uma grande mira em preto e branco na testa do vilão.

Imagem de capa do item

Origens

Muito pouco se sabe a respeito do passado do Mercenário. Até mesmo seu nome civil é um enigma, embora ele já tenha usado codinomes como Lester, Leonard e Benjamin Poindexter no passado. Certa vez, ele chegou a ser interrogado e revelou detalhes sobre suas origens - que posteriormente ele disse que poderiam não ser verdades.

Sabemos, no entanto, que em algum momento de sua vida ele chegou a ser um jogador de baseball, mas acabou deixando o esporte para trás por ser altamente egocêntrico e não saber jogar em equipe. Assim sendo, ele passou um bom tempo sendo um operativo especial do NSA, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos.

Imagem de capa do item

Um arqui-inimigo para o Homem Sem Medo

Em suas primeiras missões como vilão, ele deu de frente com o Demolidor, e logo se tornou um grande inimigo do Homem Sem Medo. Várias vezes, ele perseguiu o herói, ou então foi contratado pelo Rei do Crime para dar fim ao vigilante ou ao seu alter-ego civil, o advogado Matthew Murdock. Em todas as vezes, ele era detido por seu rival.

Muito da rivalidade se deu pelo fato de que os poderes de Matt faziam com que o Mercenário acabasse não acertando o seu alvo - gerando, assim, um senso de "revanche", toda vez que ele enfrentava o Diabo de Hell's Kitchen. Porém, ao perceber que não conseguia acertar no herói, ele mudou sua mira para os aliados e amantes de Matt...

Imagem de capa do item

A morte de Elektra...

A primeira grande baixa promovida pelo Mercenário foi a de Elektra Natchios, uma assassina que posteriormente retornaria como arma-viva do Tentáculo. Tudo isso aconteceu porque ele havia se tornado um empregado fixo do Rei do Crime, mas após ser preso, descobriu que a assassina havia assumido seu lugar.

A morte de Elektra é uma das cenas mais dramáticas das HQs, já que o Mercenário consegue assassiná-la com sua própria arma favorita: um sai. Posteriormente, toda vez que ela ressuscitava, o vilão nutria uma espécie de obsessão doentia, tentando fazer de tudo para derrotar essa inimiga quase "imortal".

Imagem de capa do item

... e de Karen Page

Essa não foi a única vez que o Mercenário tirou a vida de alguém amado por Matt Murdock. Anos depois, ele acabou sendo parte do jogo de gato e rato fomentado pelo Mysterio para desmoralizar o Homem Sem Medo, no arco O Diabo da Guarda. Na história, ele é responsável pelo assassinato de Karen Page.

Ele havia sido contratado apenas para sequestrar um bebê na Igreja de Santa Maggie. No entanto, ao perceber a chegada do Demolidor e de Karen, ele resolveu partir para o ataque direto, e jogou o bastão retrátil do herói contra ele mesmo, o que fez com que a mulher se jogasse na frente para proteger seu ex-namorado, morrendo no processo.

Imagem de capa do item

Gavião Arqueiro

Anos depois, o Mercenário se juntou aos Thunderbolts de Norman Osborn, obrigado pelo vilão. Ele tinha que manter as aparências, sem matar ninguém na frente das câmeras, enquanto recebia a promessa de que poderia, em um futuro próximo, conseguir sua vingança definitiva contra o Demolidor.

Com o fim da Invasão Secreta e a chegada do Reinado Sombrio, ele recebeu um novo traje, se tornando o Gavião Arqueiro dos Vingadores Sombrios. Lá, ele promoveu bastante atrito entre os membros da equipe, chegando a assassinar a sangue frio Lindy Reynolds, a mulher do Sentinela - que havia se transformado completamente no Vácuo.

Imagem de capa do item

A morte chega para todos

Após a queda de Norman Osborn durante O Cerco, o Mercenário foi preso pela S.H.I.EL.D., mas conseguiu fugir rapidamente, indo até Nova York para reencontrar o Demolidor. Ao chegar à cidade, ele descobriu que o Homem Sem Medo havia se tornado um dos líderes do Tentáculo, em meio à Terra das Sombras.

Ainda assim, ele decidiu enfrentar o vigilante, que estava possuído pela Besta-Fera (uma entidade demoníaca cultuada pelo Tentáculo). No processo, ele acabou tendo seus dois braços brutalmente fraturados, enquanto Matt Murdock decidiu pôr um fim definitivo à vida do vilão, empalando-o com um sai - assim como ele havia feito com Elektra.

Imagem de capa do item

Ressurreição

No período em que esteve "morto", o Mercenário encontrou uma substituta à altura: a mortífera Lady Mercenária, que é tão misteriosa e enigmática quanto seu antecessor. Certa vez, ela foi atrás do corpo morto do vilão, e usando uma série de rituais clássicos do Tentáculo, conseguiu ressuscitá-lo.

Para o azar do Mercenário, no entanto, ele havia voltado à vida tetraplégico, dotado apenas de sua visão. Nesse período, ele arquitetou uma vingança contra o Demolidor, mas foi completamente impedido pelo herói, que, para piorar ainda mais sua vida, o deixou cego. Mais recentemente, ele voltou à sua forma normal.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

Além dos quadrinhos, o Mercenário já foi representado em várias mídias - especialmente nos games, tendo aparecido como vilão ou personagem jogável em jogos como Marvel: Ultimate Alliance, LEGO Marvel Super Heroes e Future Fight, dentre outros. Ao todo, ele já deu as caras em onze jogos, nas mais diversas plataformas.

Em mídias narrativas, ele esteve no filme de 2003 do Demolidor, onde foi interpretado por Colin Farrell, e seguiu a história clássica envolvendo a morte de Elektra. Ele está prestes a fazer sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel, na terceira temporada da série do Homem Sem Medo, onde será interpretado por Wilson Bethel.

Imagem de capa do item

Habilidades

Como já foi dito anteriormente, o Mercenário pode não possuir nenhum super-poder (que saibamos), mas é um franco-atirador muito habilidoso, sendo capaz de acertar qualquer coisa com sua mira - mesmo quando atira apenas com sua mão. Além disso, ele é um assassino treinado, reconhecendo várias formas possíveis de cometer homicídios.

Vale lembrar que, certa vez, seu esqueleto foi fundido com algumas tiras de liga de adamantium, de forma que ele possui uma resistência sobre-humana - ainda que nada comparado ao Wolverine, por exemplo. Por fim, é importante mencionar que ele possui uma inteligência sobre-humana, e com isso ele comete seus crimes cruéis.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux