Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Legião!

Por Gus Fiaux

 

Imagem de capa do item

História

Legião é um nome dado ao mutante David Haller. Ele é filho de ninguém menos que Charles Xavier e de uma embaixadora israelita sobrevivente do Holocausto. Sua mãe se envolveu com Xavier e ficou grávida, e não contou para o telepata depois que ele foi embora.

David então cresceu angustiado, o que se agravou após um ataque terrorista, onde seus poderes despertaram pela primeira vez... Ao ver seu padrasto morrer, David simplesmente surtou, incinerou os cérebros dos inimigos e absorveu a consciência do líder deles, Jemail Karami.

Imagem de capa do item

Poderes

Mas afinal, quais os poderes do Legião? Bem...

Diferente do que muitos pensam, os poderes primários do Legião não são o de ter muitas personalidades. David é um mutante nível-ômega capaz de gerar inúmeras mutações a partir de uma fonte desconhecida.

Esse processo ocorre espontaneamente, sem a interferência e o querer dele, o que o torna propício a certas consequências...

Imagem de capa do item

Consequências

Graças à quantidade absurda de poderes, ao seu desequilíbrio mental e emocional, ou até mesmo uma combinação desses fatores, para cada nova mutação que surge, David automaticamente cria uma personalidade que representa essa mutação.

Essas personalidades raramente são estáveis e pacatas entre si, o que gera sempre uma briga pelo controle da mente do Legião, danificando ainda mais a mente já instável do personagem.

Imagem de capa do item

Absorção de personalidades

O que muitas pessoas não sabem sobre os poderes e personalidades de Haller reside no fato que ele pode também sugar a consciência de outras pessoas, de modo que elas podem se tornar parte da gama infinita das personalidades do Legião.

O mais famoso deles, para o herói, foi Jemail Karami, o líder dos terroristas que atacaram a família de David. Uma vez na consciência do rapaz, Karami percebeu a natureza boa do filho de Xavier, e fez de tudo para prevalecer como a personalidade principal, controlando o caos na mente do herói.

Imagem de capa do item

Origem do nome

"[...] E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos."

O que você acaba de ler é o nono versículo do quinto capítulo do livro de Marcos. Trata-se de um conto na Bíblia onde Jesus expulsa de um homem uma legião de demônios e os joga contra os porcos. Ao perguntar quem era que possuíra o rapaz, Cristo recebe tal resposta.

Mesmo que seja um nome que condiz perfeitamente com a natureza do personagem, David não gosta de ser chamado de Legião, e já pediu inúmeras vezes que fosse batizado com outro codinome.

Imagem de capa do item

Instabilidade

Seja originário de seu ser, seja agravado pelos seus poderes ou consequência direta deles, David cresceu com uma série de desordens e problemas intelectuais, o que sempre lhe afastou das pessoas e o deu um aspecto vilanesco.

Logo que manifestou seus poderes pela primeira vez, ele entrou em estado de coma, o que seria recorrente anos depois. Ao acordar, David ressurgiu como autista. E esses problemas eram marcados por idas e vindas imprevisíveis. Anos depois, foi revelado que ele possuía uma espécie de remorso pelo pai ausente nos primeiros anos de vida, e que isso era uma das razões pela sua instabilidade.

Imagem de capa do item

Problemas com escitores

O Legião é um personagem complicado de ser escrito, e que até mesmo os próprios escritores de dentro da Marvel evitam cruzar o caminho. Um caso famoso tem a ver com Peter David, escritor da famosa série do X-Factor.

Legião era para ter sido um dos integrantes do X-Factor durante o run de David, contudo, o escritor simplesmente o ignorou e o substituiu pelo Mercúrio. Os editores da Marvel aceitaram a troca e em pouco tempo, o personagem estava morto nos quadrinhos. Mas sim, como todo mundo na Marvel, ele voltou.

Imagem de capa do item

Características físicas

O Legião possui duas características físicas que o distinguem bastante de qualquer pessoa. A primeira é obviamente seu cabelo, que sempre foi retratado em um corte exótico todo para o alto. Conforme já mostrado nos quadrinhos, tentativas de mudar esse estilo resultaram em falhas.

Outra característica menos conhecida é que ele possui heterocromia. Isso significa que as suas duas íris apresentam cores diferentes. No seu caso, o olho direito é azul e o esquerdo é verde.

Imagem de capa do item

Causador da Era do Apocalipse

É de responsabilidade de David a criação da linha alternativa da Era do Apocalipse. Idealizando finalizar todos os problemas referentes ao universo mutante, David viajou no tempo para matar Magnus antes dele se tornar Magneto. Porém, o "herói" acabou acidentalmente matando seu próprio pai, que pulou para salvar seu até-então amigo.

Como resultado, Magneto criou os X-Men para homenagear o amigo falecido, mas sem o aconselhamento de Xavier, Apocalipse conseguiu dominar com muita facilidade o cenário mundial, criando a linha alternativa distópica que ficou famosa nos anos 90.

Imagem de capa do item

Personalidades mais conhecidas

Para finalizar, vai um breve resumo das personalidades mais conhecidas do Legião:

Jack Wayne: Vilão telecinético. Cyndi: Uma garotinha com habilidades pirocinéticas. Styx: Criatura monstruosa possuidora de um toque letal. Fim de Jogo: Uma armadura mecânica capaz de oferecer contra-ataques para qualquer ataque. Susan in Sunshine: Outra garotinha capaz de amplificar as emoções das pessoas ao redor.

E a lista só cresce...

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux