Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Krypto, o Supercão!

Por Márcio Jangarélli

Tempos estranhos para os quadrinhos quando os super-heróis tinham super-animais de estimação. Estranhos, mas divertidos, afinal, o Krypto, o Supercão, rendeu algumas coisas bem engraçadas – e fofinhas – com suas histórias. Isso sem contar o gato da Supergirl, ou o da Poderosa, o pastor-alemão do Batman – o Batcão – e etc.

Nos aprofundando mais na história do fiel companheiro do Superman, aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre o Krypto, o Supercão! É como diz aquele ditado: o supercão é o melhor amigo do homem de aço.

Imagem de capa do item

Quem é Krypto?

O Krypto é fruto da Era de Ouro e da Era de Prata dos quadrinhos, em uma época onde o Batman usava uniformes de cores diferentes a cada noite e o Jimmy Olsen estava fazendo uma visita ao passado. O Supercão surgiu em 1955, sendo que o Superman apareceu em 1938, fazendo o bichinho ser muito mais novo que o herói. Porém, é revelado que ele era o cachorro de estimação do bebê Kal-El em Krypton.

Segundo a história, Jor-El enviou o Krypto em uma nave teste, antes do planeta explodir, mas o foguete se desviou do caminho chegando à Terra depois do Superman.

Imagem de capa do item

Quais são os poderes do Supercão?

O Krypto tem a mesma resposta que o Superman ao Sol amarelo da Terra, o fazendo superpoderoso! Ele pode voar, tem raio de calor, sopro gelado e tem quase todos os poderes do Superman. Inclusive, ele é super-forte, mais poderoso que muitos super-heróis. E, enquanto o Homem de Aço é mais poderoso, o Krypto tem um super-olfato.

Isso sem contar que, durante a Era de Prata, o cachorro possuía inteligência ao nível humano.

Imagem de capa do item

Qual é a identidade secreta de Krypto?

Como seu dono, o Supercão também teve uma identidade secreta. Necessária? Quem pode dizer. Durante a Era de Prata, a identidade secreta do Krypto era o Skip, o cachorro da família Kent. Os Kent disfarçavam a pelagem branca do Krypto com graxa de sapado marrom e, quando o momento chegava, o Supercão queimava o disfarce com seu raio de calor e liberava sua capa vermelha.

Imagem de capa do item

Legião dos Super-Animais

A Era de Prata rendeu algumas coisas muito bizarras, incluindo a infame Legião dos Super-Animais. O Krypto era um orgulhoso membro da equipe, junto do Streaky, o Super-Gato, o Beppo, o Super-Macaco (kriptoniano, aliás), o alien Proty II e o Cometa, o Super-Cavalo – um centauro que mutou em um cavalo e ocasionalmente voltava à sua forma humana.

Imagem de capa do item

A relação de Krypto com o Superboy

O nome Superboy, durante a Era de Prata, era usado nas aventuras do Superman adolescente e foi na revista do Superboy que o Krypto apareceu. Depois que isso foi eliminado e o Superboy virou personagem próprio, o Krypto passou bastante tempo com Conner Kent, o Kon-El. No começo, o Krypto e o herói não se davam muito bem, porém, depois de muito tempo, os dois criaram um laço forte de amizade, até a morte do Superboy.

Imagem de capa do item

Krypto não gostava da Supergirl

O Krypto não só arranjou problema com o Superboy, mas também não gostou muito da Supergirl quando a moça chegou à Terra. Em seu primeiro encontro com Kara, o Supercão partiu em modo de ataque para cima da heroína, usando até sua visão de calor. O Krypto pós-crise é muito mais agressivo que a primeira versão.

Há boatos de que o Supercão pode aparecer na segunda temporada de Supergirl. Aguardemos para ver onde isso vai dar.

Imagem de capa do item

A série Smallville faz uma referência a Krypto

O Krypto foi referenciado em Smallville! Durante a quarta temporada da série, a Lois Lane encontra um cachorro abandonado próximo à fazenda dos Kent e tenta tomar conta do bichinho, só para descobrir que ele possuía super-poderes. Os poderes eram temporários e o cachorro é adotado pelos Kent, mas a Lois insiste que ele seja batizado como Shelby, não Krypto.

Imagem de capa do item

A animação do Cartoon Network

E as aventuras do Supercão não se limitaram à Smallville. Em 2005, a Cartoon Network lançou uma série animada própria para o Krypto, baseado em sua versão da Era de Prata. A série ganhou duas temporadas e trouxe outros super-bichinhos, como o Ace, o Batcão, e o Streaky, o Super-Gato.

Imagem de capa do item

E o Batcão?

Precisamos falar sobre o Batman rindo do Superman por conta do Krypto. Ainda que os dois sejam amigos, o Homem-Morcego adorava zombar do Superman e seu Supercão. Isso é estranho, vindo do herói que, nas épocas pré-crise, tinha um pastor-alemão chamado Ace, o Batcão.

Imagem de capa do item

O Bizarro tem seu próprio Kripto

Ainda sobre animações, na série animada do Superman, o Bizarro tem seu próprio Krypto! No episódio “Bizarro’s World”, o Bizarro invade a Fortaleza da Solidão do Superman, onde alguns seres alienígenas estão guardados. Se sentindo sozinho, ele adota um ser reptiliano da galeria do Superman e o nomeia como Krypto.

Imagem de perfil
Márcio Jangarélli

Assessor, redator e jornalista. Madonna de Jakku.