10 Coisas que você precisa saber sobre o Flashpoint!

Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre o Flashpoint!

Por Felipe de Lima

Atenção: Alerta de Spoilers!

Imagem de capa do item

Linha do tempo alternativa

Ponto de Ignição começa quando Barry acorda em um mundo completamente diferente. Sua mãe está viva, vários outros super-heróis são vilões ou tem diferentes identidades secretas. A princípio, Barry não entende o que está acontecendo, e acredita que é uma realidade alternativa. No entanto, logo ele percebe que esta é a sua realidade, mas de uma linha de tempo diferente. Com tantas mudanças, ele procura o Batman para ajudá-lo fazer as coisas voltarem ao ser estado original.

Imagem de capa do item

Sem poderes

Quando Barry acorda na linha do tempo de Ponto de Ignição, uma das maiores mudanças é que ele não possui seus poderes. Com sua mãe viva, Barry tem uma função diferente como CSI, e nunca esteve no laboratório para ser atingido pelo raio durante o manuseio de produtos químicos, logo, ele nunca ganhou sua supervelocidade. Isto se revela um problema sério, e cabe ao ex-velocista e Batman encontrarem uma maneira de restaurar a ligação de Barry com a Força de Aceleração.

Imagem de capa do item

Mudanças

Há muitas mudanças nos personagens da na linha do tempo de Ponto de Ignição. Uma das maiores diferenças é que esta versão do Batman que está ajudando Barry é, na verdade, Thomas Wayne. Naquela noite no beco, foi Bruce quem morreu, e Thomas se tornou o Batman, mais surpreendente ainda, Martha se tornou o Coringa. Superman é uma questão delicada, sua nave acabou caindo em Metropolis e não no Kansas, o que o transformou em uma cobaia e prisioneiro do governo.

Quanto aos heróis, em Ponto de Ignição, Leonard Snart, o Capitão Frio, é maior herói de Central City e o Ciborgue o maior herói da América.

Imagem de capa do item

Caos

Mas as alterações da linha do tempo de Ponto de Ignição são completamente diferentes em uma escala global. Sem a Liga da Justiça, os Atlantes, liderados pelo Aquaman, e as Amazonas, lideradas pela Mulher-Maravilha, travam uma guerra no mundo dos homens, o número de vítimas é devastador. O Ciborgue é o maior herói da América, e sua tentativa de unir os super-heróis do mundo falhou, o que fez com que os EUA se juntasse à guerra. Vários super-heróis perdem a vida durante os acontecimentos de Ponto de Ignição, incluindo muitos daqueles que outrora foram amigos de Barry Allen.

Além de revelar o quão diferente o mundo seria sem o Flash, a guerra serve como uma motivação para Barry para desfazer as alterações da linha do tempo. Ele precisa recuperar seus poderes e voltar no tempo a fim de evitar que o número de mortos continue subindo e o mundo acabou sendo destruído.

Imagem de capa do item

Mortes

Embora Nora Allen esteja viva na linha do tempo de Ponto de Ignição, Henry Allen não está. Na linha do tempo original, Henry foi condenado pelo assassinato de Nora e isso gera uma série de decisões na vida de Barry. Em Ponto de Ignição, Henry nunca foi enviado para a prisão, mas morreu vítima de um ataque cardíaco quando Barry era apenas um adolescente.

Imagem de capa do item

Flash

Obviamente, Barry recupera seus poderes. Nos quadrinhos, Barry e Batman decidem recriar o acidente que deu ao herói seus poderes de velocidade. Os dois criam uma espécie de cadeira elétrica que deve ser atingida por um raio. No entanto, Barry não recupera seus poderes da primeira vez, e acaba com seu corpo quase que completamente incinerado. A tentativa funciona da segunda vez, e os poderes retornam.

Imagem de capa do item

Origem

O causador do Ponto de Ignição é, na verdade, o próprio Barry Allen, que decidiu viajar de volta no tempo para salvar a vida de sua mãe. Barry não perceber isso no início devido à sua perda de memória, e acredita que foi um dos seus inimigos que orquestrou um plano para a Liga da Justiça nunca ser formada.

No entanto, a linha do tempo alternativa de Ponto de Ignição é obra de Barry, e para isso foi necessário que ele puxasse toda Força de Aceleração para dentro de si, o que faz com que Barry se torne um paradoxo vivo.

Imagem de capa do item

Flash Reverso

Em Ponto de Ignição, O Flash Reverso é extremamente importante. Uma das teorias de Barry é de que foi o Flash Reverso quem criou a nova linha do tempo. No entanto, mais tarde, Thawne revela que tudo é culpa de Barry. O vilão reorganiza as vibrações internas de Allen, fazendo com que ele recupere sua memória e perceba todo o estrago que fez.

Thawne sabe que o Flash agora é uma figura paradoxal, ou seja, ele pode continuar sendo o Flash Reverso mesmo que Barry morra, e seu plano é matar o Flash. Thawne, entretanto, acaba sendo morto pelo Batman antes de concluir seu objetivo.

Imagem de capa do item

Três realidades

Uma das muitas mudanças que ocorreram no universo DC durante os acontecimentos de Ponto de Ignição foi a combinação de realidades existentes na DC. No final da história, Barry corre de volta no tempo para reverter sua terrível decisão. Durante isso breve espaço de tempo, ele pode ver realidades diferentes: Nova-Terra, Vertigo e WildStorm.

Pós-Ponto de Ignição, essas três realidades se transformaram em uma só. O mesmo provavelmente vai acontecer na série para explicar a introdução da Supergirl no Universo das séries da CW.

Imagem de capa do item

Um recomeço

Assim que Barry recupera seus poderes e descobre toda a verdade, ele se compromete a resolver as coisas. Depois de uma despedida emocionante com sua mãe, ele viaja de volta no tempo para o ponto em que impediu que o Flash Reverso cometesse o assassinato de Nora. Isso faz com que a linha do tempo de Ponto de Ignição seja apagada, criando uma nova no lugar. Essa nova linha do tempo foi chamada de Novos 52.

--

Ansioso para ver como o Ponto de Ignição de desenrola na série? Não se esqueça de comentar!