10 Coisas que você precisa saber sobre o Eléktron!

Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre o Eléktron!

Por Leo Gravena
Imagem de capa do item

Criação

Elektron, como Ray Palmer, foi criado pelo editor Julius Schwartz, o escritor Gardner Fox e o desenhista Gil Kane. Ele foi um dos primeiros heróis da Era de Prata, aparecendo pela primeira vez em Showcase #34, em Outubro de 1961, como membro da Liga da Justiça.

Ele foi baseado no herói Átomo, criado por Ben Flinton e Bill O'Connor em 1941, que não tinha a habilidade de encolher.

Imagem de capa do item

Origem

Tendo se formado em física, Ray Palmer encontrou a massa de uma estrela anã branca que havia caído na Terra. Assim, ele criou uma roupa com o material da estrela que permitia a Ray diminuir seu tamanho.

Com seus feitos heroicos, passou a ajudar a CIA em diversas missões e também passou a integrar a Liga da Justiça.

Imagem de capa do item

Poderes

Ray consegue alterar sua massa, ficando menor. Antigamente, ele utilizava os controles de sua alteração de massa em um cinto, após, ele passou a utilizar em suas luvas e nas versões mais modernas, possui uma rede encefalopática na sua máscara, permitindo que ele controle sua alteração de tamanho mentalmente.

Elektron também pode voar através de correntes elétricas e possui superforça, que adquire ao mudar toda sua massa para o seu punho, ganhando uma força incrível.

Imagem de capa do item

Equipes

Ray Palmer sempre foi um importante membro da Liga da Justiça da América, porém ele participou de outras duas importantes equipes do universo DC.

Quando foi “rejuvenescido” durante o evento Zero Hora, ele se tornou um adolescente e fez parte dos Jovens Titãs. Antes disso, ele havia fingido sua própria morte com a ajuda de Amanda Waller e fez parte do Esquadrão Suicida, junto de Adam Cray - que carregava o mesmo manto, porém como Átomo (“Atom” em inglês, enquanto Ray era “The Atom”).

Imagem de capa do item

Inimigos

Elektron possui diversos inimigos. Entre eles podemos citar o “Bandit”, ou “Bug-Eyed Bandit”, que apareceu com uma mudança de gênero em The Flash. Ele também tem uma “versão maligna” de si, o vilão “Estrela-Anã” que também pode alterar seu tamanho de forma semelhante a Ray.

Seu maior inimigo, contudo, é o vilão Cronos, que não possui nenhum poder, porém é extremamente inteligente e consegue utilizar diversos equipamentos e armas baseados em relógios.

Imagem de capa do item

Relacionamentos

Durante a faculdade, Ray conheceu e se apaixonou por Jean Loring, uma estudante de direito. Eles namoraram por um longo tempo e Ray sempre a pedia em casamento, porém ela recusava - já que queria ter sua vida “encaminhada” antes de se casar.

Após algumas aventuras, ela decide aceitar o pedido, com medo de Ray se esquecer dela devido o seu trabalho. Após algum tempo e depois de diversas provações de seu amor, Jean acabou ficando muito ocupada em seu trabalho e Ray se afundou na ciência e em seus feitos heroicos.

Jean começou a trair Ray com um colega de trabalho, Ray descobriu e decidiu ir para a América do Sul, onde foi capturado e considerado morto pelas autoridades. Ray se apaixonou por Laethwen, princesa de uma civilização de mini aliens na floresta amazônica e quando voltou a seu tamanho normal, decidiu divorciar-se de Jean.

Imagem de capa do item

Grande Momento

Muitos fãs consideram a minissérie “A Espada de Elektron” (Sword of the Atom), como uma das melhores do herói. Na trama, temos o casamento de Jean e Ray acabando, ele descobrindo a traição da esposa e indo para a America do Sul.

Na viagem, após um encontro com traficantes de cocaína, Ray acaba sendo atingido por um relâmpago e fica preso tendo apenas cerca de 15 centímetros. Ray é capturado por aliens conhecidos como “Katarthans”, pequenos seres cujos ancestrais foram abandonados muito tempo atrás na Terra.

Na trama, Elektron aprende a cultura e cria uma revolução na pequena sociedade localizada na Amazônia. Uma leitura obrigatória para os fãs do personagem.

Imagem de capa do item

Curiosidades

Ray pode viajar através de linhas telefônicas, encolhendo o suficiente para viajar pelas linhas e sair do outro lado, assim que o telefone fosse atendido.

Infelizmente, ele não consegue fazer isso com telefones celulares.

Imagem de capa do item

Novos 52

Nos reboot da DC (Os Novos 52), Ray Palmer aparece em “Frankenstein: Agente da S.O.M.B.R.A.” como um consultor/cientista para a organização S.O.M.B.R.A., porém manteve seus poderes.

Após algum tempo, ele aparece como Eléktron na revista Batman/Superman, na décima edição.

Imagem de capa do item

Outras Mídias

Ray Palmer apareceu em diversas mídias fora dos quadrinhos. Mesmo a mais recente sendo em Arrow, The Flash e Legends of Tomorrow, no universo DC da CW, ele já apareceu anteriormente na animação da Liga da Justiça e Liga da Justiça: Sem Limites, além do icônico desenho animado dos Superamigos. Ele também aparece nos jogos do DC Universe online e em Lego Batman 3.

Ray Palmer também apareceu no piloto de TV/Filme da Liga da Justiça dos anos 90. Em Smallville não foi Palmer quem apareceu como o herói, mas sim o “Átomo” original, Al Pratt.