Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Dentes de Sabre!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Inimigo do Punho de Ferro

A primeira aparição do Dentes de Sabre nos quadrinhos se deu nas páginas de Iron Fist #14, onde ele enfrentava o Punho de Ferro e era pouco mais que um assassino em série.

Sua origem como mutante só seria contada depois.

Imagem de capa do item

Quase X-Men

Quando o Professor X pensou em trazer novos mutantes para os X-Men para que pudessem resgatar a equipe original na ilha de Krakoa, por um breve momento, ele havia pensado em convocar Dentes de Sabre, em vez do Wolverine.

Isso mudou ao descobrir todo o comportamento destrutivo de Victor Creed.

Imagem de capa do item

Plágio?

O supervilão Tracer, dos Extremistas da DC Comics, foi claramente inspirado em Victor Creed (AKA Dentes de Sabre). Isso seria inclusive confirmado pelos seus criadores, anos após sua primeira aparição.

Imagem de capa do item

Nome

Victor Creed é o Dentes de Sabre e disso todo mundo sabe... mas não até 1992.

É isso mesmo: o nome do vilão só seria revelado 15 anos após sua primeira aparição, nas páginas da edição de número 15 do segundo volume de X-Men.

Imagem de capa do item

Herói... por pouco tempo

Uma vez, o Wolverine perfurou o crânio do Dentes de Sabre com suas garras, de modo a quebrar sua resistência telepática (sim, ele possui), e acabou sendo controlado pelo Professor Xavier, que o fez pensar que era uma boa pessoa.

Nascia ali, brevemente, um herói. Mas isso não durou, uma vez que o vilão assumiu novamente suas tendências homicidas.

Imagem de capa do item

Herói... definitivo?

ATENÇÃO: SPOILERS DA SAGA AXIS À FRENTE

AXIS foi uma saga curiosa, pois em dado momento de seu decorrer, houve o fenômeno da Inversão, transformando heróis em vilões e vice-versa.

Porém, ao final, quando a ordem seria restaurada, um maligno Tony Stark conseguiu erguer um escudo que o protegesse do encantamento reverso. Mas ele não foi o único protegido.

Dentre alguns outros, Dentes de Sabre e Destrutor foram presos na Inversão. Ou seja, Creed agora é um herói... mas até quando?

Imagem de capa do item

Fraqueza

Assim como outros heróis e vilões com dons regenerativos, Creed é vulnerável à lâmina Muramasa, uma espada formada com um pedaço da alma de Wolverine e que anula poderes de regeneração.

Imagem de capa do item

Força X Inteligência

Apesar de sua aparência ser a do clássico vilão brutamontes descerebrado, Victor Creed possui um intelecto altíssimo, tendo sido capaz de hackear bases de dados governamentais e escapar de prisões inimagináveis, além de já ter envolvido alguns heróis em uma densa teia de armadilhas geniais.

Nunca julgue um livro pela capa.

Imagem de capa do item

Origem contraditória

Chris Claremont, criador do personagem, queria que Dentes de Sabre fosse, originalmente, pai de Wolverine.

A Marvel rejeitou a opção e então o personagem passou a ter origens inexploradas por um bom tempo, até que uma série de confusões levou o público a achar que ele era Cão, o irmão de Wolverine.

Futuramente, seria revelado que ele era um garoto normal que, ao manifestar sua mutação pela primeira vez, havia matado seu irmão, o que lhe garantia ódio por parte da família, sendo constantemente maltratado e acorrentado.

Anos depois, livre, ele se juntaria ao programa Arma X.

Imagem de capa do item

Versão boazinha

Apesar de ser um sanguinário vilão no Universo tradicional, o Dentes de Sabre do universo alternativo da Era de Apocalipse é um herói... sanguinário, mas herói.

O personagem seria parte da resistência contra Apocalipse e futuramente, inclusive se juntaria ao grupo de heróis interdimensionais Exilados, onde manteria um romance com a Psylocke da dimensão tradicional.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux