10 coisas que você precisa saber sobre o Cubo Cósmico!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Cubo Cósmico!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

O que é?

O cubo cósmico é um objeto contendo uma massiva quantidade de energia, que normalmente é forjado por cientistas dispostos a realizarem seus desejos mais primitivos. Trata-se de um modulador quântico, que costumeiramente acaba ficando com a forma de um cubo.

Não existe apenas um cubo cósmico, uma vez que várias pessoas em todo o Universo já tentaram recriá-lo. E nem sempre ele acaba com um formato cúbico, embora seja padrão chamá-lo de "cubo cósmico".

Imagem de capa do item

Energia e poderes

Para se criar um cubo cósmico, é necessário abrir uma brecha para a dimensão habitada pelos Beyonders, permitindo a entrada de energia bruta vinda dessa dimensão. Uma vez no universo, essa energia pode ser manipulada materialmente e acaba adotando uma forma física.

O cubo funciona de um modo bem simples: ele é capaz de realizar os desejos de seu usuário, alterando a realidade em escala universal. Apesar de não ser tão poderoso quanto a Manopla do Infinito, um único cubo pode obliterar até mesmo entidades cósmicas poderosas, como Eternidade e os Anciões do Universo.

Imagem de capa do item

Kubik

O primeiro cubo cósmico criado na Terra foi feito pela IMA, realizando o processo de absorção da energia vinda da dimensão dos Beyonders. Trata-se da versão mais poderosa já criada do objeto, de modo que ninguém conseguiu replicar um cubo cósmico tão grandioso quanto esse.

Para se ter uma noção de seu nível de poder, foi revelado posteriormente que as energias nele haviam evoluído, transformando-o num ser em estado embrionário. Ele acabou ganhando vida, tornando-se uma criatura chamada Kubik, que ganhou consciência e passou a agir de forma neutra, longe dos desígnios da IMA.

Imagem de capa do item

Caveira Vermelha

Muitos anos após a criação do cubo cósmico da IMA, foi a vez do Caveira Vermelha tenta recriar o artefato, utilizando escravos em uma ilha para conseguir energia e poder mental suficiente para desenvolver sua própria versão do cubo.

O cubo em si era um tanto quanto fraco e foi destruído assim que Korvac chegou no presente, expondo o objeto à anti-matéria, e extraindo todo seu poder.

Imagem de capa do item

Skrull

Milhares de anos no passado, a raça alienígena Skrull desenvolveu um método particular de criarem seus próprios cubos cósmicos. Para isso, eles tinham um dispositivo especial que permitia a criação de um buraco negro que retirava energias da dimensão dos Beyonders.

O cubo acabou sendo utilizado por um imperador maníaco, que, através do objeto, governou por centenas de anos o planeta-natal da raça. Curiosamente, de tanto usá-lo e imprimir nele sua vontade, o imperador fez com que o cubo acabasse ganhando vida e se tornasse um ser senciente e tão maligno quanto ele. Até hoje não se sabe do paradeiro desse cubo.

Imagem de capa do item

Kosmos

Certa vez, o Beyonder responsável pelas Guerras Secretas originais e o Homem Molecular acabaram se unindo, já que tinham sido criados por outros Beyonders, se transformando em um cubo cósmico que evoluiu para a entidade conhecida como Kosmos.

Essa nova entidade foi criada por Kubik, que chegou a desenvolver sentimentos por ela. Porém, Kosmos continuou a evoluir, chegando a destruir um sistema Shi'ar, até ser incapacitada e aprisionada em um presídio extra-terrestre, o Kyln.

Imagem de capa do item

Anel Cósmico

Certa vez, o Mestre do Picadeiro conseguiu transferir a energia de um cubo cósmico para um anel, que se tornou o Anel Cósmico. O vilão passou a usá-lo como arma, mas foi rapidamente derrotado por outros heróis e perdeu o artefato ao ter seu dedo anelar decepado pelo Justiceiro.

O anel acabou passando para Curtis Doyle, que se tornou um vigilante a serviço da Iniciativa dos 50 Estados. Com o anel, ele é capaz de alterar a realidade em um espaço de cinco metros ao redor de seu corpo.

Imagem de capa do item

Ovo Cósmico

Após Thanos conseguir a Manopla do Infinito e dobrar o mundo à sua vontade, foi a vez da versão maligna de Adam Warlock assumir as rédeas na Guerra Infinita, reunindo uma coleção de cubos cósmicos para formar o Ovo Cósmico, um objeto de extremo poder que conseguiria realizar seus desejos sem o menor erro. Porém, Magus foi destruído e quem acabou completando essa missão foi a Deusa.

Com isso, ela cria seu próprio planeta e recruta vários heróis, com planos de expurgar o mal do universo - algo que quebraria com todo o equilíbrio do mundo. Por fim, o Ovo Cósmico é novamente dividido em vários cubos cósmicos.

Imagem de capa do item

Kobik

A SHIELD se tornou interessada em adquirir vários fragmentos de diferentes cubos cósmicos, para criar um poderoso artefato que auxiliaria a organização a alterar a realidade sempre que eles julgassem necessário. Com o tempo e os experimentos da SHIELD, os fragmentos se uniram, formando uma criança chamada Kobik.

A SHIELD usou Kobik para criar Pleasant Hill, uma vila agradável que servia de prisão para os mais perigosos super-vilões capturados pela organização. Através dos poderes de Kobik - que era manipulada inconscientemente -, os criminosos esqueciam de suas vidas e sofriam lavagem cerebral para viverem como meros habitantes do vilarejo.

Imagem de capa do item

Nos cinemas: O Tesseract

Nos cinemas, o cubo cósmico foi apresentado de uma forma um tanto quanto diferente. No Universo Cinematográfico da Marvel, em momento algum ele é chamado de "cubo cósmico", mas recebe o nome de Tesseract e é usado pela primeira vez em Capitão América: O Primeiro Vingador, através do Caveira Vermelha.

Posteriormente, Loki o utiliza para abrir um portal interdimensional em Os Vingadores e é aqui que descobrimos que o cubo abriga a Joia do Infinito do espaço. Atualmente, o cubo está em Asgard, mas logo deve ser retirado a força de lá por um certo Titã Louco...