Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Colossus!

Por Márcio Jangarélli

Com o personagem em tela e seu visual e personalidade muito bem adaptados, elegemos 10 coisas que você precisa saber sobre o Colossus, para conhecer melhor o mutante da pele metálica, que já foi recipiente de entidades cósmicas e gosta de longas caminhadas pela praia, pintura e treinar pra valer na Sala de Perigo.

Imagem de capa do item

Origem

Piotr “Peter” Nikolaievitch Rasputin, o Colossus, é uma criação de Len Wein e Dave Cockrum, aparecendo pela primeira vez nas revistas dos X-Men em 1975. O personagem é famoso por sua participação em várias formações do grupo, além do seu relacionamento com a Kitty Pryde e seu parentesco com a Magia, Illyana Rasputin.

Peter tem origem Russa, URSS na época que foi concebido, o que diz muito sobre a importância e audácia da criação do personagem, em plena Guerra Fria. Ao contrário do seu visual, afinal, seu codinome não é Colossus a toa, o herói, na verdade, tem uma personalidade bem sensível, voltado para as artes.

Imagem de capa do item

Poderes

Colossus é um mutante e seu poder é baseado na transformação dos tecidos de seu corpo em uma espécie de metal orgânico, de composição desconhecida, mas altamente resistente. Por conta do tipo de mutação, a identidade do super-herói é pública. Enquanto está em seu estado de armadura, Peter possui o mesmo grau de mobilidade da sua forma normal, além de ganhar força e resistência sobre-humanas.

Mesmo que tenha uma personalidade artística e quase avoada, o herói é um combatente excelente, com anos de treinamento na Sala do Perigo. Sua fraqueza fica por conta do Vibranium, que serve como um anti-metal, fazendo ele voltar para sua forma humana. Ele também pode ser machucado por um material mais forte que o seu metal, como as garras do Wolverine. E mutantes com poderes magnéticos, claro.

Imagem de capa do item

X-Men

A história de Peter nos X-Men é bem longa; o herói apareceu em 1975, em uma missão para resgatar a equipe original dos mutantes. O rapaz foi contatado pelo Professor Xavier, na comunidade rural onde vivia, próxima da região da Sibéria, com um convite para participar dos X-Men, em uma missão contra a ilha-viva Krakoa, que ameaçava o time original. Ele fez parte dos Novos X-Men, com o Wolverine, a Tempestade, o Noturno, a Banshee e o Thunderbird.

Durante as aventuras, Piotr ficou várias vezes preso na sua forma metálica, sem conseguir voltar para a forma original, conheceu Kitty Pryde, foi possuído por duas entidades, teve sua irmã sequestrada e torturada por demônios, foi catalisador da cura do vírus Legado e esteve em uma profecia apocalíptica de um planeta alienígena, só para citar alguns pontos importantes.

Imagem de capa do item

Kitty Pryde

Uma das razões do Colossus ser tão conhecido é seu relacionamento com a antiga Lince-Negra, Kitty Pryde. Os dois se viram pela primeira vez em uma luta contra o Clube do Inferno.

O casal, que começou com uma amizade e desenvolveu um relacionamento, a primeiro momento, bem esquisito pela diferença de idade dos dois, com Kitty sendo muito mais jovem. Eles tem várias reviravoltas em sua história, culminando no fim definitivo, com um Colossus possuído por uma entidade cósmica, intimidando e ameaçando a mutante.

Imagem de capa do item

Illyana Rasputin

O Deadpool, no filme, brinca, dizendo que Piotr devia ir “cuidar da própria vida, ser o irmão mais velho de alguém”, e ele deveria levar o conselho a sério. Illyana, ou Magia, é uma das mutantes com a história mais torturante, no melhor jeito Polaris e Wanda de ser. Irmã de Piotr, Illyana Rasputin foi sequestrada quando criança, para servir de moeda de troca por um prisioneiro dos heróis e, de lá pra cá, a menina foi quebrada em milhões de pedacinhos.

Depois do resgate, Illyana foi sequestrada de novo, pelo demônio Belasco e, como o tempo na dimensão do Limbo funciona diferente que na Terra, ela passou 7 anos sofrendo como escrava do demônio, antes de ser resgatada pelos X-Men. Esse tempo no Limbo rendeu todo o contexto dos poderes e da personalidade da irmã do Colossus, então chamada de Magia, que possui a habilidade de crias discos de teleporte, além de sua espada da alma e magias que aprendeu quando presa. O relacionamento entre os irmãos é bem tumultuado, são várias visitas ao Limbo e muitas perdas de controle.

Imagem de capa do item

Morte

O Colossus tem um papel importantíssimo na cura do vírus Legado, a Praga Mutante criada pelo Apocalipse, no futuro. O vírus foi erradicado graças a um esforço da Dra. Moira McTaggert, do Fera e o sacrifício de Peter, arrasado pela morte de Illyana. Piotr é tido como morto, mas, como todo mundo nos quadrinhos, principalmente dos X-Men, voltou um tempo depois.

Imagem de capa do item

Profecia

Peter volta aparecer em Astonishing X-Men vol. 3, de Jhoss Whedon e John Cassaday, preso, confuso e sendo torturado nos laboratórios da Benetech. Ele é resgatado pelos X-Men e, logo em seguida, desenrolam-se os arcos, envolvendo Cassandra Nova, P.E.R.I.G.O.., o alienígena Ord e o Grimamundo, culminando no Colossus em uma profecia apocalíptica do planeta de Ord, que ditava que o mutante destruiria o planeta.

O arco termina com Peter depondo o líder daquele povo, Lorde Kruun, e Kitty Pryde sendo o sacrifício da vez para salvar a Terra de uma bala gigante.

Imagem de capa do item

Fanático

Além de profético, Peter já foi avatar de duas entidades, nesse caso, sendo possuído pelo demônio Cyttorak, transformando o mutante no Fanático. O episódio se desenrola quando Cain Marko, agora com os poderes do demônio Kuurth, ataca São Francisco. Magik se transporta, junto com o irmão e Kitty, para os reinos de Cyttorak, se oferecendo como nova hospedeira do demônio, já que Cain agora estava “servindo outro Deus”.

Para proteger a irmã, Peter se oferece no lugar, tornando-se a nova versão do Fanatico. Peter é dito como uma das encarnações favoritas de Cyttorak, tanto que, em algumas vezes, o demônio se personifica no mutante. O apetite por destruição e caos da nova personalidade do Colossus era o contraponto de sua atitude gentil.

O demônio só vai ser expurgado do mutante tempos depois; uma outra entidade ainda possuiu o corpo de metal enquanto isso.

Imagem de capa do item

Força Fênix

Na nova vinda da Força Fênix para Terra, no ponto culminante da saga Hope, Tony Stark e os Vingadores, em uma tentativa falha de aprisionar a força, parte a entidade em cinco porções divididas entre o Ciclope, Emma Frost, Namor e os irmãos Piotr e Illyana. Colossus e Magia foram hospedeiros da fênix durante a saga Vingadores Vs X-Men.

Durante a trama, cada um dos 5 tenta fazer sua parte na criação da utopia idealizada por Scott, quando Piotr fica responsável pela criação de grandes fazendas para eliminar a fome do mundo. Magik, por seu lado, fica com a parte de julgamento e punição, criando seu próprio inferno na Terra para seus prisioneiros. A trama termina com uma luta entre os 5 para possuir a Força Fênix completa, quando Colossus e Magia são derrotados e, logo depois, por conta do desenvolvimento da saga, são caçados e exilados.

No meio disso, Magia retira o controle de Cyttorak do irmão, revelando que poderia ter feito isso tempos atrás, porem queria que ele sofresse parte daquilo que ela sente o tempo todo.

Imagem de capa do item

X-Force

Falando um pouco do filme do Deadpool, o mutante nunca teve um grande relacionamento com o Mercenário Tagarela, porém, sua presença na história pode ser um sinal para a X-Force nos cinemas.

Isso porque, depois dos eventos com a Força Fênix, o Colossus entrou para a X-Force liderada pelo Cable, que consiste em um time de fugitivos. A série durou de 2012-2014 e foi substituída por um novo volume da X-Force.

Imagem de perfil
Márcio Jangarélli

Assessor, redator e jornalista. Madonna de Jakku.