Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre o Bizarro!

Por Felipe de Lima
Imagem de capa do item

Era de Prata - A Primeira Tentativa

Em sua aparição original na Era de Prata, o Bizarro havia sido criado como resultado de um raio de duplicação que acertou o Superboy (A versão adolescente do Superman, não o clone). Esta versão do Bizarro era bastante semelhante ao monstro de Frankenstein, e morreu ao fim da edição.

Ele reapareceu, novamente como uma criação do raio duplicador, logo após a morte de seu original, e nesta versão o Bizarro foi criado por Lex Luthor. Esta encarnação do personagem existiu até a Era Moderna.

Imagem de capa do item

Era Moderna - A Segunda Tentativa

Após a Crise nas Infinitas Terras, uma nova versão do Bizarro foi introduzida, este era um clone imperfeito do Superman criado por Lex Luthor, mas o personagem foi destruído em sua primeira aparição.

Não demorou muito para que um segundo clone imperfeito fosse introduzido, e moresse nas mãos de Lexcorp. Após a morte deste Bizarro, a encarnação atual do personagem se estabeleceu.

Imagem de capa do item

O Retcon - Finalmente deu certo

Para tentar trazer o personagem de volta - definitivamente - , a DC formulou uma boa história, e fez Lex Luthor criar uma máquina duplicação. Assim ele tentou recriar o Superman esperando ter seu próprio Homem de Aço.

Esta nova duplicata imperfeita foi chamada de Bizarro. Como as versões anteriores do personagem, ele manteve a pele cinza e comportamento infantil, mas aqui foi adicionado o fator espelho. Este Bizarro imediatamente se apaixonou por Lois Lane e até criou a Bizarro Lois, mais viajando com sua amada para o Mundo Bizarro por não sentir que se encaixava nos padrões terrestres.

Imagem de capa do item

Mundo Bizarro

O Mundo Bizarro, também conhecido como Htrae ou Terra-Zero (pré-crise), foi colonizado pelos clones defeituosos do Superman e de Lois Lane.

Ao encontrarem o planeta Htrae, o casal fez dele sua moradia. Lá, encontram tecnologia suficiente para povoar o planeta inteiro com outras duplicatas imperfeitas de seus originais. Os habitantes do Mundo Bizarro não são maus, somente confusos.

O código do Mundo Bizarro é: "Nós fazer oposto de todas as coisas terrestres, nós odiar beleza, nós amar feiura! É grande crime fazer qualquer coisa perfeita no Mundo Bizarro!"

Imagem de capa do item

Criação

Bizarro foi criado por Otto Binder e George Papp e apareceu pela primeira vez na edição 68 da revista do Superboy, em 1958. Depois que o personagem foi morto em sua primeira edição, os editores perceberam que ele foi muito bem recebido, e o vilão retornou nas tiras de jornal do Superman, posteriormente, aparecendo dos nos quadrinhos.

Quando, em 1985, Crise nas Infinitas Terras desfez a história do Superman como Superboy. A origem do Bizarro foi relacionada a Lex Luthor e isso permaneceu como cânone . Desde então, o Bizarro é parte regular da mitologia do Superman.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

O Bizarro possui todos os poderes do Superman, mas vários desses poderes se manifestam de maneira espelhada. Ele possui força sobre-humana, invulnerabilidade e é capaz de voar, além de ser muito rápido e possuir sentidos aprimorados.

Alguns poderes, entretanto, são opostos, por exemplo, seus olhos emitem raios congelantes em oposição à visão de calor do Homem de Aço, e ao invés do sopro de gelo ele consegue soprar fogo. Ele é vulnerável a kryptonita azul ao invés de kryptonita verde.

Imagem de capa do item

Smallville

Um personagem chamado Bizarro apareceu na série, mas tinha pouca semelhança com o personagem dos quadrinhos. Ele fez sua estreia no episódio "Bizarro".

Nesta versão, o personagem é um experimento de um laboratório kryptoniano, e ficou preso por vários anos na Zona Fantasma. Ele foi interpretado por Tom Welling.

Imagem de capa do item

Ainda mais Bizarro

Nada é tão bizarro que não possa ficar ainda mais bizarro, e quando se trata de bizarrice, nada supera o Universo Amalgama.

Nessas histórias, existe o Bizarnificina, um DNAlien criado pelo Projeto Cadmus que é inimigo do Spider-Boy. Ele é uma amálgama do Bizarro com o Carnificina.

Imagem de capa do item

Mulher-Maravilha

Bizarra é a versão Bizarro da Mulher-Maravilha, ao contrário de um Jato Invisível ela tem um barco visível que é super-rápido. Ela também usa um sutiã que a protege contra balas e outros projéteis. Ela é forte, mas muito lenta.

Contrapondo-se a sua original, ela ama os homens e acha que eles são muito superiores às mulheres.

Imagem de capa do item

Bizarro Supergirl

A Bizarro Supergirl é a versão Mundo Bizarro da Supergirl. Ela é uma versão distorcida da original e é incrivelmente perigosa, assustadora e imprevisível. Esta duplicatas é extremamente emocional, e não conhece sua própria força.

A Bizarro Supergirl vai aparecer na série da heroína da DC sendo interpretada por Hope Lauren.

Imagem de perfil
Felipe de Lima

Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo. Me segue no twitter @tearsgodown