10 coisas que você precisa saber sobre a Marvel 2099!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre a Marvel 2099!

Por Márcio Jangarélli

Aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre a Marvel 2099! Onde, realmente, estarão os heróis na próxima virada de século?

Tema sugerido pelo leitor lucas.gt7!

Imagem de capa do item

Marvel 2093

Para quem não faz ideia do que é Marvel 2099, vamos dar um contexto. Marvel 2099 foi uma série de quadrinhos da editora que estreou em 1992, idealizada por Stan Lee e John Byrne. O cerne da trama é explorar um possível futuro do Universo Marvel, no caso, 100 anos daquela data. Em um primeiro momento, o projeto se chamava “The Marvel World of Tomorrow”, mudado para “Marvel 2093”, por conta do ano de lançamento, e, enfim, Marvel 2099.

Imagem de capa do item

Terra-928

Para começar, 4 títulos foram idealizados para o projeto: Doom 2099, imaginando o Doutor Destino no futuro, Justiceiro 2099, com Jake Gallows assumindo o manto do anti-herói, Homem-Aranha 2099, a revista mais famosa, com Miguel O’Hara no papel do Aranha e Ravage 2099, o único título com um super-herói “original” para a trama.

Idealizado como um possível futuro do Universo Marvel, logo foi revelado que 2099 é o mesmo universo em um futuro distante. Porém, com as várias mudanças de direção e na própria empresa, o mundo da trama foi batizado de Terra-928 ou Terra-616-2099.

Imagem de capa do item

Ravage

O único super-herói original do universo 2099, pelo menos a primeiro momento, que não estava assumindo mantos antigos ou fazia parte de algum grande grupo, é o Ravage. A revista do Ravage foi criada em 1992, por Stan Lee e Paul Ryan, apresentando Paul-Phillip Ravage, o CEO da ECO, uma subsidiária da Alchemax, que trabalhava no combate de poluidores. Em uma jornada de questionamentos ao governo e sua própria empresa, Ravage virou alvo e começou a ser caçado, o colocando em estado de fuga.

No meio do caminho, para salvar um de seus companheiros, ele foi exposto a altíssimos níveis de radiação, que lhe deu poderes. Ele ganhou a habilidade de concentrar e atirar bio-energia de suas mãos e uma segunda mutação, que lhe deu poderes sobre-humanos, mas mutou seu corpo a um estado animal, com chifres e mudanças em sua fisiologia.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha 2099

Quanto ao Homem-Aranha 2099, Miguel O’Hara é um geneticista brilhante, empregado da Alchemax, que tem como objetivo recriar os poderes do Homem-Aranha em alguém. O’Hara ficou inspirado pelos registros que ainda restavam sobre o teioso e tentou recriar o experimento que mudou a genética de Peter no período presente.

Nessa tentativa, um dos testes em humanos deu muito errado, com o candidato morto, então O’Hara tentou desistir do projeto. Quando tenta sair da Alchemax, o rapaz acaba caindo em uma armadilha e sua única chance de escapar é usando seu experimento em si mesmo. Assim, Miguel acaba reescrevendo seu código genético e ganha poderes similares aos do Homem-Aranha original.

Imagem de capa do item

Alchemax

No mundo 2099, o planeta funciona de uma forma um pouco diferente. As cidades, países e governos são controlados por megacorporações. Entre elas, um dos cernes das tramas 2099, está a Alchemax. Miguel O’Hara trabalhou para a empresa como cientista e, tempos depois, foi colocado como CEO da corporação por consideração do Destino. Em várias histórias a Alchemax também é a antagonista principal dos heróis 2099.

Imagem de capa do item

Motoqueiro Fantasma 2099

Um dos títulos derivantes dos quatro primeiros foi Motoqueiro Fantasma 2099, que trouxe Kenshiro “Zero” Cochrane no papel do anti-herói no futuro 2099. O interessante aqui é que, nessa versão, o personagem não possui o Espírito de Vingança. Na verdade, Zero é um hacker que foi assassinado e, então, ressuscitado como o Motoqueiro Fantasma – com sua mente transferida para e controlando um poderoso e armado robô de combate.

Imagem de capa do item

Presidente Rogers

E no Universo 2099, houve um Presidente Rogers para os EUA! Mas era apenas um farsante do Capitão América. Durante o mandato do Doutor Destino como presidente dos EUA, uma conspiração foi criada para derrubá-lo, criando um falso Capitão América, Steven Rogers. Rogers foi até o público e denunciou o Destino, declarando que ele havia matado todos os heróis da antiguidade em uma grande batalha.

Rogers, então, torna-se presidente dos EUA e diretor da SHIELD. Em uma de suas primeiras ações, depois de construir uma réplica da Casa Branca, o farsante cria um plano para eliminar todos os heróis do país com a SHIELD, matando no processo o Justiceiro e o Hulk, além de outros.

Essa confusão toda acabou quando o Doom teve sua vingança e matou todos por trás da conspiração que o tirou do poder.

Imagem de capa do item

Doom 2099

Falando no Doutor Destino, ele é uma das peças fundamentais do Marvel 2099. Depois de uma longa saga para descobrir se ele realmente era o verdadeiro Doom ou não, Destino retoma a Latveria, toma a cidade flutuante de Valhalla, antes nas mãos da Alchemax, e, enfim, invade e conquista, no melhor sentido da palavra, a América, tornando-se Presidente dos EUA. Ele ainda chamou o Justiceiro, o Homem-Aranha, o Motoqueiro Fantasma e o Hulk para compor seu novo governo.

Tempos depois, através de um golpe, Destino foi tirado do poder, com o impostor do Capitão América assumindo o cargo na tentativa de eliminar todos os heróis do país. Isso também não durou muito, pois a vingança do Doom chegou bem rápido.

Imagem de capa do item

2099: Manifest Desteny

Durante os anos 90, a série fez muito sucesso, expandindo seu universo cada vez mais. Tivemos Quarteto Fantástico 2099, Hulk 2099, X-Nation 2099, X-Men 2099. Mas, com o passar do tempo, a publicação perdeu muito público, até ser reduzida a apenas uma série, 2099: World of Tomorrow. A última série 2099 não durou muito tempo também, sendo cancelada, deixando muitos arcos abertos e histórias sem resolução.

A edição final do universo 2099 foi com 2099: Manifest Destiny, em 1998, onde o Capitão América foi encontrado em um estado de animação suspensa e, com a ajuda de Miguel O’Hara, reuniu vários heróis 2099 para um novo time dos Vingadores. A história fecha com uma síntese do desenvolvimento humano entre 2099 e 3099, informando que a humanidade transformou o mundo corporativo de 2099 em uma Utopia e então expandiu suas fronteiras para o espaço.

Imagem de capa do item

Deadpool 2099

E nesse ano, o universo 2099 ganhou uma nova adição, com a Deadpool 2099. Em sua versão futurista, o nome do Deadpool foi passado para sua filha, Warda, que sequestrou o velho Wade para interroga-lo sobre sua mãe, Shiklah.