Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre a Mantis!

Por Gus Fiaux

Na última semana, a Marvel lançou oficialmente o primeiro trailer de Guardiões da Galáxia Vol. 2. Além de encantar seus fãs com o Baby Groot, o vídeo nos mostrou pela primeira vez a Mantis, uma personagem importantíssima nas HQs.

Pensando nisso, reunimos aqui 10 coisas sobre a heroína para quem quiser conhecê-la melhor!

Imagem de capa do item

Quem é Mantis?

Nascida no Vietnã e alterada geneticamente pelos Sacerdotes de Pama, um subgrupo dos Kree que acreditavam que ela seria a Madona Celestial, Mantis foi treinada desde cedo nas artes marciais e, ao ter sua genética modificada, recebeu dons telepáticos e sensoriais.

Aos dezoito anos de idade, teve suas memórias apagadas e foi deixada no Vietnã para que pudesse experimentar uma vida "normal". Ela, então, se tornou uma prostituta em um bar vietnamita, até ser encontrada pelo Espadachim, um ex-membro dos Vingadores que desejava provar-se útil novamente para a equipe.

Imagem de capa do item

Mantis nos Vingadores

Nessa época, ela ajudou o ex-vilão a reconquistar sua reputação de respeito e o ajudou a entrar novamente para os Vingadores. Ela também foi convidada para entrar na equipe, onde permaneceu por um bom tempo, enfrentando inimigos como os Trogloditas e o Zodíaco.

Além disso, ela ajudou na Guerra dos Defensores e dos Vingadores, onde se uniu às duas equipes para derrotar Loki e Dormammu. Nessa época, ela acabou atraindo a atenção de Thanos e Kang, que tentaram matá-la diversas vezes por ela ser a futura Madona Celestial.

Imagem de capa do item

Reencontro com Gustav Brandt

Durante o confronto entre os Vingadores e o Zodíaco, Mantis reencontrou alguém muito importante no seu passado: Gustav Brandt, que havia assumido o papel de Libra na organização. Gustav era ninguém menos que o pai de Mantis, embora ela não o reconhecesse.

Gustav então recontou toda a história da heroína desde seu nascimento, e apesar de não acreditar inicialmente, isso acabou trazendo um grande impacto para ela, principalmente após confrontar seu tio, Monsieur Khruul, que foi responsável pela morte de sua mãe. Depois de um tempo, ela chegou a nutrir sentimentos pelo Visão, que na época era comprometido com a Feiticeira Escarlate.

Imagem de capa do item

Madona Celestial

Kang passou a perseguir Mantis e tentou matá-la por ser a Madona Celestial. Porém, a heroína foi salva pelo Espadachim, que se sacrificou em seu lugar. Pouco depois, ela descobriu que, como parte de seu papel na história, teria de casar com o Cotati, o descendente de uma raça alienígena de mesmo nome que habitava na Terra e possuía a fisionomia de planta.

Ela aceitou seu destino e casou com o Cotati, de modo que seus espíritos deixaram o Planeta Terra. No plano astral, ela engravidou e teve de retornar ao seu corpo para poder dar luz ao seu filho. Quando Sequoia nasceu, os Cotati vieram buscá-lo e Mantis se sentiu despedaçada por ter de abrir mão de seu filho. Vazia, ela deixou seu corpo na Terra e lançou seu espírito no espaço, em busca de novas aventuras.

Imagem de capa do item

Fragmentada

No espaço, Mantis conheceu o Surfista Prateado e teve um breve caso com ele, até ser envolvida na explosão de uma bomba que, em vez de matá-la, fragmentou sua essência, dividindo-a em diversos pedaços diferentes. O primeiro desses pedaços retornou à Terra, onde ajudou os Vingadores na Guerra do Alto Evolucionário e conseguiu ser unida mais uma vez ao corpo da heroína.

Com o tempo, os heróis viriam a encontrar outros fragmentos da alma de Mantis, que se tornariam mais substanciais, representando aspectos da personalidade da heroína. Logo, todos retornaram à Terra, onde se uniriam e formariam a Mantis completa novamente.

Imagem de capa do item

Jornada Celestial

Com medo do que o filho da Madona Celestial poderia representar para o universo, Thanos passou a perseguir Sequoia, mas antes disso, foi atrás de Mantis, tentando matá-la. Mantis viajou até o planeta dos Cotati para salvar seu filho com a ajuda dos Vingadores e lá chegou a se relacionar com o Visão, que já havia se separado da Feiticeira Escarlate.

Mantis conseguiu salvar seu filho e ajudou a derrotar Thanos, mas soube que deveria deixar Sequoia ir para que pudesse se tornar o Messias Celestial. Ela também deixou o Visão e passou a focar em sua própria vida e suas aventuras.

Imagem de capa do item

Aniquilação

No espaço, Mantis previu a chegada da Onda de Aniquilação e se deixou capturar para que pudesse ser resgatada pelo Senhor das Estrelas. Ela ajudou onde podia e se tornou uma grande figura na segunda Aniquilação, onde assumiu um papel de guerrilheira contra a Falange.

Lá, ela quase foi assassinada pelo Ultron alterado pela Falange, porém, sobreviveu e foi mais uma vez resgatada pelo Senhor das Estrelas, ao lado de Rocky Racum e o Besouro.

Imagem de capa do item

Guardiões da Galáxia

Depois de se recuperar do ataque de Ultron, Mantis se uniu aos Guardiões da Galáxia, ao lado do Senhor das Estrelas, Drax, Groot, Rocky Racum, Adam Warlock, Gamora, Besouro, dentre outros. Ela servia como uma espécie de terapeuta interna da equipe, observando gravações dos membros entre as missões.

Após a Guerra dos Reis, ela teria sido atacada por Magus, a contraparte maligna de Warlock. Novamente, sobreviveu ao ataque, e ajudou o restante dos Guardiões da Galáxia, assim como o Nova a frearem a investida dos vilões do Cancerverso.

Imagem de capa do item

Quais são os poderes de Mantis?

Mantis nasceu na Terra, mas foi criada pelos Sacerdotes de Pama e desde cedo foi ensinada nas artes marciais, se tornando uma ágil guerreira. Através da modificação genética (que a deixava mais próxima dos Cotati), ela adquiriu telepatia e empatia, sendo capaz de ler mentes e sentir as mesmas sensações das pessoas ao seu redor.

A telepatia despertou nela duas habilidades latentes: a precognição, fazendo com que ela pudesse prever o futuro e a viagem astral, permitindo que sua alma deixasse seu corpo. Além disso, a biologia Cotati inserida nela despertou clorocinese - a habilidade de fazer plantas e vegetações crescerem e obedecerem a ela -, pirocinese - manipulação do fogo - e regeneração acelerada.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

Mantis teve poucas participações fora dos quadrinhos. Nos games, ela é uma personagem jogável em Guardians of the Galaxy: The Universal Weapon e LEGO Marvel's Avengers. Na televisão, ela já apareceu na série animada Guardiões da Galáxia, onde foi dublada por Jennifer Hale.

Porém, ela fará sua primeira aparição no Universo Cinematográfico da Marvel no ano que vem, em Guardiões da Galáxia Vol. 2, onde será interpretada por Pom Klementieff e terá uma relação importante com Ego, o pai de Peter Quill.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux