10 coisas que você precisa saber sobre Harry Tiago Potter!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Harry Tiago Potter!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Família

Harry Tiago Potter é filho de Tiago Potter e Lílian Evans. Tiago era descendente de uma família de bruxos puro-sangue que, por sua vez, descende diretamente dos irmãos Peverell - do Conto dos Três Irmãos, que curiosamente também tem relação familiar com a família de Voldemort. Já Lílian era uma bruxa nascida-trouxa (ou seja, de uma família não-mágica), que foi chamada para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Embora eventualmente se apaixonassem um pelo outro, a relação de Lílian e Tiago começou complicada, devido a atritos entre os dois na escola. Vale lembrar que nessa época, Severo Snape era apaixonado por Lílian e tinha ódio mortal de Tiago e seu grupo, os Marotos - composto também por Sirius Black, Remo Lupin e Pedro Pettigrew. Após se formarem na escola, os dois se casaram e participaram da Ordem da Fênix, enfrentando Voldemort em sua primeira ascensão. Eles se mudaram para Godric's Hollow, um vilarejo mágico na Inglaterra e tornaram Pedro Pettigrew o fiel do segredo da localização de sua casa, para que Voldemort não os encontrasse.

Imagem de capa do item

Nascimento e profecia

Harry nasceu no dia 31 de julho de 1980 (ele compartilha o mês e o dia de nascimento com a autora da saga, J. K. Rowling) e James e Lílian escolheram Sirius Black para se tornar padrinho do menino. Nessa época, em outro lugar da Inglaterra, a vidente Sibila Trewlaney fez uma profecia, de que o nascido no final do verão e filho de quem já havia enfrentado Voldemort três vezes seria capaz de derrotá-lo. Snape, que se tornara servo do bruxo das trevas, alertou ao seu senhor da profecia e Pedro Pettigrew revelou o segredo de onde moravam os Potter.

Voldemort, no dia 31 de outubro do ano seguinte, com medo da profecia e lembrando-se que Lílian e Tiago já haviam lhe confrontado três vezes, invadiu a casa dos Potter e assassinou os pais de Harry. Por proteger seu filho na hora da morte, Lílian lançou sobre o menino uma poderosa proteção do amor e quando Voldemort tentou matá-lo, o feitiço acabou ricocheteando, deixando um pedaço de sua alma dentro do próprio Harry e se destruindo pela primeira vez. Harry foi resgatado por Hagrid e levado para morar com seus tios trouxas, que o odiavam e o maltratavam por seu sangue bruxo, até que completou onze anos.

Imagem de capa do item

Primeiro ano em Hogwarts

Durante todo esse tempo que foi criado por seu tio, Harry desconhecia a origem de seus pais e o mundo bruxo. Tudo mudou quando o próprio Hagrid, anos depois, o chamaria pessoalmente para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Ao descobrir que era bruxo, Harry se fascinou por esse mundo, e a contragosto de seus tios, foi passar o ano letivo na escola. Lá, ele conheceu Rony Weasley e Hermione Granger, que se tornaram seus melhores amigos pelo resto da vida e fez inimizade com Draco Malfoy, um aluno da Sonserina. Além disso, Harry passou a ser observado de perto por Alvo Dumbledore, o diretor da escola, que sabia bastante sobre a história do menino.

Harry foi selecionado para a Grifinória, a mesma casa de seus pais e, ao decorrer do ano, foi aprendendo mais sobre seu passado. Ele recebeu de natal a Capa de Invisibilidade que pertencia ao seu pai. Em seu primeiro ano, ele e seus amigos descobriram uma trama para que alguém roubasse a Pedra Filosofal - originalmente, eles pensaram que se tratasse de Snape, que havia se tornado Professor de Poções em Hogwarts. Contudo, acabou sendo provado que se tratava de Quirrell, o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, que buscava entregar a relíquia para seu mestre, Voldemort. Com ela, ele poderia retornar à vida. Harry conseguiu impedi-lo, ganhando prestígio na escola.

Imagem de capa do item

Trilha de segredos

Em seu segundo ano na escola, Harry conheceu a irmã de Rony, Gina Weasley, que tinha uma paixonite platônica por ele. Depois de ser preso por seus tios devido a um problema mágico que não fora culpa sua, Harry foi resgatado pelos Weasley e passou o resto de seu verão na Toca, a casa deles. Ao retornar para a Escola, ele passou a ouvir vozes misteriosas e descobriu que conseguia falar com cobras - uma herança deixada pelo pedaço da alma de Voldemort dentro dele. Durante esse ano, ele foi atormentado por Dobby, o elfo doméstico dos Malfoy, que achava estar salvando-o de problemas.

Nesse ano, a Câmara Secreta de Hogwarts fora reaberta misteriosamente e vários ataques a alunos nascidos-trouxa foram registrados. Harry, Rony e Hermione começaram a investigar o caso, até que Hermione fora atacada e Gina raptada, o que fez com que Harry e Rony tivessem de descer até a misteriosa câmara. Lá, Harry se deparou com um fragmento da alma de Voldemort - "ressuscitado" através de um diário que era uma de suas horcruxes e influenciando Gina para que ela abrisse a Câmara Secreta. Harry derrotou esse pedaço de Voldemort e salvou Gina. Ao final do ano, ele descobriu que várias das habilidades do Lorde das Trevas foram passadas a ele quando o vilão tentou matá-lo, conforme Dumbledore o contou.

Imagem de capa do item

Afilhado de Sirius Black

Harry retornou para seu terceiro ano em Hogwarts em meio a um caos: Sirius Black, seu padrinho e acusado de trair seus pais para Voldemort havia fugido de Azkaban, o que fez com que o Ministério da Magia soltasse Dementadores - criaturas que sugam a felicidade e a alma de suas vítimas - para encontrá-lo. Harry soube da história apenas pela metade e pegou grande raiva de Sirius. Nesse ano, ele recebeu na escola Remo Lupin como professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, que o contou mais sobre seu pai.

Ao final do ano, tudo foi revelado: Sirius retornara para Hogwarts com a ajuda de Lupin, para caçar Pedro Pettigrew, que havia traído os pais de Harry e vivia na família de Rony, como o rato Perebas. Harry não conseguiu derrotar Pedro e, para salvar Sirius, teve de voltar no tempo com a ajuda de um vira-tempo, resgatando seu padrinho e Bicuço, o hipogrifo de Hagrid que havia sido condenado à morte por "atacar" Draco Malfoy.

Imagem de capa do item

Voldemort retorna

Com catorze anos, Harry foi chamado pelos Weasley para ver a final da Copa Mundial de Quadribol. Lá, além de testemunhar um emocionante jogo, ele viu de perto a ação dos Comensais da Morte - servos de Voldemort, que abruptamente começaram a se agitar. Ao voltar para a escola, Harry conheceu um novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Olho-Tonto Moody, que apesar de seus métodos peculiares, pareceu se afeiçoar ao menino. Lá, ele foi selecionado para o Torneio Tribruxo, uma competição mágica, sem sequer ter se inscrito, o que gerou polêmica entre os alunos da escola.

Harry sobreviveu misteriosamente às três tarefas da competição, ganhando como aliado Cedrico Diggory, um aluno da Lufa-Lufa que também estava competindo. Porém, ao vencer a Terceira Tarefa, ele descobriu que tudo era uma armação para que ele pudesse ser capturado e, com seu sangue, pudesse restaurar o corpo de Voldemort. Cedrico foi assassinado, o vilão retornou e batalhou com Harry, que venceu momentaneamente e conseguiu retornar para Hogwarts, alertando sobre o que havia acontecido. Lá, ele descobriu que Moody era, na verdade, um bruxo das trevas se passando pelo professor e que havia manipulado tudo para que ele pudesse ser entregue para Voldemort. O bruxo foi novamente derrotado, porém as coisas começaram a ficar sombrias.

Imagem de capa do item

Desconfiança e rebelião

Aos seus quinze anos, Harry e seu primo trouxa, Duda foram atacados por Dementadores, o que forçou o menino a usar a varinha para espantar a criatura. O caso ganhou repercussão e Harry foi forçado a ter uma audiência disciplinar para expulsá-lo de Hogwarts. Com a intervenção de Dumbledore, o menino não foi expulso, mas as coisas só pioraram quando o Ministério da Magia passou a perseguir Potter e Dumbledore, por acreditarem que o retorno de Voldemort era uma grande farsa para arquitetar um golpe político. Com isso, a escola começou a ser vigiada de perto e uma enviada do Ministério, Dolores Umbridge, se tornou professora, torturando alunos que desrespeitassem as leis do Ministério. Harry começou a ter visões sobre Voldemort ascendendo novamente ao poder, o que o apavorou.

A caçada se intensificou. Harry reuniu um grupo de amigos para tentar criar um grupo de estudos sobre Defesa Contra as Artes das Trevas (já que as aulas eram interferidas pelo Ministério). Na Armada de Dumbledore, como ele chamou o grupo, ele serviu secretamente de professor e teve seu primeiro relacionamento, com Cho Chang, uma aluna da Corvinal e ex-namorada de Cedrico Diggory. Lá, ele conheceu aliados poderosos como Luna Lovegood. Contudo, o grupo foi descoberto e a culpa foi colocada em Dumbledore, que teve de fugir da escola. Após uma sinistra visão, Harry se juntou com membros da Armada e todos foram ao Ministério, após "derrotar" Umbridge, para recuperar a profecia do nascimento de Harry. Uma grande batalha entre os Comensais da Morte e a Ordem da Fênix teve início, e ao final, Sirius Black acabou morrendo, o que afetou profundamente a vida de Harry.

Imagem de capa do item

O Eleito

Depois que o retorno de Voldemort se provou verdadeiro, o Ministério e a mídia caíram em cima de Harry como o Eleito para derrotar o bruxo das trevas. Ele retornou para Hogwarts para seu sexto ano na escola (penúltimo antes da formatura) e se tornou ainda mais próximo de Dumbledore, que passou a dar aulas particulares a ele, onde Harry descobriu sobre o passado de Voldemort e suas Horcruxes - objetos que contém partes da alma do bruxo.

No mesmo período, o bruxo passou a suspeitar que Draco Malfoy havia se tornado Comensal da Morte e estava sendo ajudado por Severo Snape. Nessa época, ele desenvolveu uma relação com Gina Weasley e se tornou um grande aluno de Poções devido a um livro que pertencera a alguém que se auto-proclamava o "Príncipe Mestiço". Harry e Dumbledore, ao final do ano, partiram em uma jornada para recuperar uma horcrux e quando retornaram a Hogwarts, os maiores temores de Harry se provaram verdadeiros: Snape - que fora revelado como o Príncipe Mestiço - assassinaria Dumbledore e fugiria com outros Comensais da Morte - Draco incluso. A partir disso, Harry decidiu que não retornaria para seu último ano na escola e, em vez disso, passaria a caçar Horcruxes para derrotar Voldemort.

Imagem de capa do item

Caça às Horcruxes e confronto

Harry, aliado de Rony e Hermione passaram a caçar Horcruxes na Inglaterra, enquanto Voldemort e seus aliados se apossavam internamente do Ministério da Magia. Aqui, Harry aprendeu mais sobre as Relíquias da Morte, objetos lendários que permitiam ao seu dono se tornar "senhor da morte". O avanço de Voldemort se tornou cada vez maior e Harry perdeu vários aliados nessa época. Tudo culminou no dia em que ele teve de retornar a Hogwarts para encontrar uma das Horcruxes e isso levou o vilão e seus aliados a uma grande batalha na Escola.

Lá, Harry fez uma série de descobertas. A primeira delas é que Snape era apaixonado por sua mãe e estava agindo como agente duplo para Dumbledore. Depois, descobriu que tinha a posse das três Relíquias da Morte - inclusive a Varinha das Varinhas, que estava nas mãos de Voldemort sem que ele fosse seu verdadeiro dono. Por fim, descobriu que também era uma horcrux, o que fez com que ele se entregasse para Voldemort, que o matou.

Porém, sem que soubesse, Voldemort só havia matado o próprio fragmento de sua alma que vivia em Harry. Potter "ressuscitou" e atacou Voldemort, resultando em uma grande batalha, que Voldemort perdeu por usar a Varinha das Varinhas, que não pertencia a ele. Ao final, o vilão foi derrotado, morreu, e a paz foi restaurada no mundo bruxo.

Imagem de capa do item

Fora de Hogwarts

Harry cresceu, mas nunca se formou em Hogwarts. Ele se tornou um auror do Ministério da Magia - bruxo responsável por caçar bruxos das trevas -, e se casou com Gina, com quem teve três filhos. O do meio, Alvo Severo Potter cresceu à sombra do pai e acabou indo parar na Sonserina, onde se tornou amigo de Escórpio Malfoy, o filho de Draco - com quem Harry passara a estabelecer uma relação amigável após a batalha de Hogwarts.

Juntos, os dois acabaram sendo manipulados pela filha secreta de Voldemort, Delphi, para voltar no tempo e salvar o bruxo das trevas. Isso gerou uma série de viagens no tempo, todas tentando restaurar o passado e o desgastando ainda mais. Ao final, o próprio Harry retornou ao passado, no dia em que seus pais morreram e teve de assistir a tudo para poder fazer com que o futuro fluísse normalmente. Quando retornou para o presente com seu filho, a relação dos dois passou a ser muito mais agradável.