10 coisas que você precisa saber sobre Hagrid, de Harry Potter!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Hagrid, de Harry Potter!

Por Gus Fiaux

Primeiro contato de Harry Potter com o Mundo Bruxo, Rúbeo Hagrid é um personagem que certamente deixou sua marca no coração dos fãs e dos personagens. Principalmente porque ele foi um bom amigo e mentor para Harry, Rony e Hermione.

Aqui vão dez curiosidades e fatos que você precisa saber sobre o bom meio-gigante amigo!

Imagem de capa do item

Nome

O nome de Rúbeo Hagrid traz consigo uma carga filosófica que sempre é muito intrínseca à obra de J.K. Rowling. Para início de conversa, vale dizer que o nome Hagrid foi tirado de outra obra literária: The Mayor of Casterbridge, publicado por Thomas Hardy em 1886. Porém, aqui surgiu apenas como uma brincadeira entre palavras e não como um nome próprio.

Além disso, Rúbeo tem relação com a cor vermelha, da mesma forma que o Alvo de Dumbledore simboliza o branco. As duas cores tem importante papel na alquimia, simbolizando os dois aspectos da vida humana. E segundo J.K., a ideia foi fazer com que as duas figuras paternas de Harry tivessem essa alegoria. Um é cheio de calor, compaixão e selvageria, enquanto o outro é intelectual, sábio e excêntrico.

Imagem de capa do item

Origem trágica

Hagrid possui uma história curiosa. Seu pai é um humano normal e sua mãe era uma gigante chamada Fridwulfa (não, nós não sabemos como a concepção de Hagrid aconteceu). A família do bruxo deu as costas para ele quando ele decidiu se unir com uma gigante e Fridwulfa logo fugiu, já que faz parte da natureza dos gigantes não se importar com sua prole.

Hagrid então foi criado pelo pai e sempre teve o carinho dele. Contudo, quando tinha apenas doze anos de idade, seu pai faleceu, deixando-o órfão e abandonado no mundo. Para piorar as coisas, ele foi grande vítima de preconceito em Hogwarts, devido à sua altura descomunal e sua origem genética.

Imagem de capa do item

Expulso injustamente

Um ano após o falecimento de seu pai, Hagrid foi o centro de um grande escândalo que abalou a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A Câmara Secreta foi aberta e nascidos-trouxas foram atacados pelo basilisco que vivia lá. Contudo, Tom Riddle, o herdeiro de Sonserina, acabou culpando Hagrid pelo acidente.

Em seu terceiro ano letivo, o meio-gigante tinha acabado de adquirir um filhote de acromântula com um viajante e, por isso, acabou sendo responsabilizado injustamente pelos crimes e expulso da escola. Ainda assim, Dumbledore estava convencido de sua inocência e fez com que ele continuasse morando no castelo, restituindo parte de sua varinha quebrada em um guarda-chuva pequeno.

Imagem de capa do item

Guardião das Chaves e das Terras de Hogwarts

A partir disso, Hagrid recebeu o cargo de Guardião das Chaves e das Terras de Hogwarts, uma espécie de zelador do terreno externo ao castelo. Nessa profissão, ele podia ficar perto das coisas que sempre admirou: criaturas mágicas, uma vez que tinha pleno acesso à Floresta Proibida.

Lá, ele também conseguiu estabelecer amizade com alguns centauros e até mesmo com a acromântula Aragogue, que ele conseguiu salvar mesmo sendo expulso de Hogwarts. Ele era encarregado de funções externas à escola, como buscar tesouros no Gringotes ou procurar pessoas e enviar recados.

Imagem de capa do item

Professor

No segundo ano letivo de Harry em Hogwarts, o jovem bruxo revelou toda a verdade por trás da Câmara Secreta, inocentando Hagrid das falsas acusações de Tom Riddle. Isso fez com que ele recebesse, no ano seguinte, o convite para ocupar a posição de professor da disciplina de Trato das Criaturas Mágicas.

E apesar de ser bem intencionado e trazer aulas empolgantes, Hagrid nunca teve um bom senso de perigo e isso fez com que ele expusesse alunos a ameaças durante suas aulas. Prova disso foi o ataque de Bicuço a Draco Malfoy (por mais que o aluno tivesse causado a ira do hipogrifo) ou as aulas envolvendo Explosivins no quarto ano de Harry.

Imagem de capa do item

Grope

Depois que Lord Voldemort retornou, trazendo consigo outra era de trevas, Dumbledore se preocupou em trazer aliados para o mundo dos bruxos e, para isso, revitalizou a Ordem da Fênix. Hagrid, que já havia feito parte da sociedade, voltou e foi designado à obrigação de convencer gigantes a não se juntarem aos Comensais da Morte.

Ele partiu em uma jornada junto com Madame Maxime, mas falhou quando os servos de Voldemort chegaram à sua frente. Ainda assim, ele encontrou Grope, outro filho de Fridwulfa e seu meio-irmão, que era atacado por outros gigantes devido ao seu baixo tamanho. Ele então resgatou o meio-irmão e colocou-o na Floresta Proibida, onde ele permaneceu por um bom tempo.

Imagem de capa do item

Paixão pelas criaturas mágicas

Assim como Newt Scamander, o protagonista de Animais Fantásticos e Onde Habitam, Hagrid tem um grande amor por criaturas mágicas e animais fantásticos. Contudo, diferentemente do magizoologista, ele não tem o mesmo senso de alerta com relação aos seres e isso faz com que ele seja um tanto quanto descuidado.

Ao longo da história de Harry Potter, Hagrid se meteu em diversas encrencas causadas por criaturas mágicas - o que envolve um dragão, um hipogrifo, explosivins e outros seres - e nunca deixou de lado sua paixão por esses animais. Curiosamente, a única criatura que ele manifesta não gostar é o gato, uma vez que ele tem alergia.

Imagem de capa do item

A história em ciclos

Com uma trama madura e profunda, a história de Harry Potter parece sempre se repetir em ciclos e é curioso como Hagrid faz parte de quatro importantes momentos na vida do herói protagonista. Ele é o responsável por resgatá-lo dos destroços de sua casa em Godric's Hollow e levá-lo à Rua dos Alfeneiros, onde viveria com seus tios. Dez anos depois, ele seria enviado para resgatar Harry e ensiná-lo sobre seu lugar em Hogwarts.

No último livro da franquia, Harry Potter e as Relíquias da Morte, ele volta a exercer a função de forma muito similar. Ele leva Harry para a Toca, depois que a proteção em sua casa se expira. E ele também é designado por Voldemort para carregar o corpo "morto" de Harry enquanto o vilão retornaria para humilhar a resistência em Hogwarts.

Imagem de capa do item

Inspirações

Como diversos personagens da saga, Hagrid foi inspirado por uma pessoa real. De acordo com a autora dos livros, J.K. Rowling, o meio-gigante foi baseado em um motociclista muito alto que vivia no sudoeste da Inglaterra. Segundo Robbie Coltrane, que interpreta o personagem, o homem, apesar de ameaçador e muito alto, conseguia falar calmamente sobre seu jardim e seus animais de estimação.

Além disso, a inspiração foi além do tamanho ou da personalidade, mas também atingiu a origem geográfica. Hagrid é conhecido por um sotaque bem carregado e esse sotaque é típico da área do sudoeste inglês de onde vinha o conhecido de Rowling.

Imagem de capa do item

Robbie Coltrane

Nos cinemas, o personagem é vivido - com muita honra - por Robbie Coltrane. Para a autora dos livros, J.K. Rowling, Coltrane foi o primeiro nome sugerido quando lhe perguntaram quem ela gostaria de ver no filme. Ainda assim, existiram processos de escalação e, em um deles, Robin Williams quase foi chamado para o papel.

Para as cenas, Robbie tinha um dublê corporal, que o fazia nas sequências em que ele estava de costas, para dar mais verossimilhança à grande altura do personagem. Além disso, os sets da cabana de Hagrid eram construídos em duas escalas: uma que parecesse normal para Robbie e outra que parecesse gigantesca para Harry, Rony e Hermione.