Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Estrela Negra, da Ordem Negra de Thanos!

Por Gus Fiaux

Todo bom grupo de lacaios precisa do monstro brutamontes, e Thanos possui o Estrela Negra, membro mais forte da Ordem Negra, que você já deve ter visto em Vingadores: Guerra Infinita!

Por mais que não seja tão memorável quanto seus companheiros, o personagem tem lá seus momentos brilhantes das HQs, e portanto, aqui vão 10 coisas que você precisa saber sobre o Estrela Negra!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Surgimento nas HQs

Assim como Fauce de Ébano e Próxima Meia-Noite, a primeira aparição do personagem se deu nas páginas de New Avengers Vol. 3 #8, de julho de 2013. A revista servia como um breve prelúdio da saga Infinito, que traria o vilão em um dos papeis de destaque, acompanhando a nova investida de Thanos à Terra.

O Estrela Negra foi uma criação de Jonathan Hickman ao lado do desenhista Jerome Opeña. Outro artista que trabalhou para dar forma ao personagem foi Jim Cheung, que desenhou a maior parte da minissérie principal. Na arte que acompanha este item, você pode ver o vilão conforme o traço do brasileiro Mike Deodato Jr.

Imagem de capa do item

Nome

O nome do personagem, ao ser trazido para o Brasil, causou uma certa confusão entre os fãs. No inglês, ele é chamado de Black Dwarf - algo que se traduziria literalmente como Anão Negro -, mas ao chegar nas mãos da Editora Panini, o personagem virou Estrela Negra. O motivo? O "Dwarf" em seu nome se refere às estrelas anãs, um tipo comum de corpo celeste.

Porém, outra coisa causou confusão entre os leitores, dessa vez no mundo todo. Mais de uma vez, nos quadrinhos, o vilão é chamado de Cull Obsidian. Contudo, essa também é uma denominação dada a toda a Ordem Negra, e significa, na tradução oficial, "Seletores Obsidianos", devido ao papel que eles têm de selecionar os "tributos" para Thanos.

Imagem de capa do item

Irmãos de guerra

Estrela Negra entrou muito cedo na cruzada de Thanos, mas não por acaso. Ele seguiu os passos de seu irmão, o vilão conhecido como Corvus Glaive, que também faz parte da Ordem Negra. Lá, ele trabalhou inclusive ao lado de sua cunhada, a general alienígena chamada Próxima Meia-Noite.

Contudo, pouco se fala sobre a origem do Estrela Negra ou sua relação com Corvus. Pelo que podemos abstrair visualmente, eles não parecem fazer parte da mesma raça, e não sabemos muito sobre seu passado ou a jornada que o levou a ser um vilão.

Imagem de capa do item

Derrota em Wakanda

Quando o Estrela Negra veio à Terra para coletar os tributos de Thanos na saga Infinito, sua primeira parada foi a nação africana de Wakanda, onde supunha-se existir uma das Joias do Infinito - na verdade, Namor tinha dito isso para que a Ordem Negra pudesse devastar o país de seu velho adversário, o Pantera Negra.

Porém, ao chegar ao local, junto de apenas alguns soldados alienígenas, o vilão encontrou uma extrema resistência. Ele lutou contra o próprio T'Challa, e foi humilhantemente derrotado na batalha, retornando para Thanos de mãos vazias.

Imagem de capa do item

Guerra nas Estrelas

Claro que o Titã Louco não ficou nada feliz com os resultados. Thanos imediatamente expulsou o vilão da Ordem Negra, e o deixou à deriva enquanto continuava sua cruzada pessoal. Isso até que outra ameaça surgiu e precisava de cuidados: o Zênite, uma base espacial em posse da E.S.P.A.D.A., a organização que lidava com ameaças alienígenas.

Os Vingadores estavam prestes a retomar a estação espacial, o que fez com que Thanos desse mais uma chance ao Estrela Negra para provar o seu valor. À bordo da nave, o vilão conseguiu dar bastante trabalho para os Heróis Mais Poderosos da Terra. Mas aí chegaram os reforços...

Imagem de capa do item

Uma morte humilhante

Junto com os Vingadores, que haviam viajado para o espaço para lidar com a ameaça cósmica dos Construtores, vieram os Kree, os Skrulls e alguns outros exércitos alienígenas para apoiar a Terra a se livrar de seus detratores. Dessa forma, a invasão ao Zênite também contou com o apoio, dentre outros, de Ronan, o Acusador.

O general do Império Kree bateu de frente com o Estrela Negra, e eles tiveram um confronto monumental, que só foi dado como encerrado quando, de surpresa, Ronan esmagou a cabeça do vilão com seu machado alienígena, a Arma Universal.

Imagem de capa do item

Ressurreição e retorno à Ordem Negra

Anos após sua morte, o Estrela Negra foi trazido de volta à vida, na saga mais recente dos Heróis Mais Poderosos da Terra, Avengers: No Surrender, que ainda não foi publicada no Brasil. O vilão retornou pelas mãos do Desafiador, uma entidade cósmica que estava em um jogo com o Grão-Mestre.

A ideia é que cada um tivesse sua própria equipe. De um lado, a Ordem Negra. Do outro, a Legião Letal. O campo de batalha? A Terra. E os principais afetados? Os Vingadores. Desde que retornou, Estrela Negra continua dando trabalho, mas dessa vez, sua cabeça se tornou seu maior ponto fraco, já que foi onde Ronan desferiu seu golpe fatal.

Imagem de capa do item

Poderes

Como eu disse anteriormente, o Estrela Negra é como um brutamontes ou tanque de qualquer equipe de capangas, e por conta disso, seus poderes não são lá os mais originais ou brilhantes. Ele tem um nível de super-força que se compara com a do próprio Thanos, mas em compensação, sua inteligência é muito fraca.

Por outro lado, ele compensa em outros atributos. Ele possui uma super-densidade, o que torna seus golpes ainda mais potentes e destrutivos. Já sua pele é impenetrável, o que significa que golpes comuns com espadas, tiros e até mesmo lasers não conseguem feri-lo. Quando Ronan o matou, o dano foi todo causado de dentro para fora, devido ao peso da Arma Universal.

Imagem de capa do item

Armamento

Por mais que não tenha uma lança capaz de viajar na velocidade da luz, como a Próxima Meia-Noite, ou uma foice que garante sua própria imortalidade, como Corvus Glaive, o Estrela Negra possuía alguns armamentos especiais, ainda que nenhum lhe conferisse nenhuma habilidade externa.

Durante a saga Infinito, ele é visto empunhando duas armas ameaçadoras. A primeira delas é uma maça, que foi destruída pelo Gladiador, o líder da Guarda Imperial dos Shi'ar**. Posteriormente, ele passou a manusear um machado de duas lâminas, que se tornou sua "marca registrada".

Imagem de capa do item

Nos cinemas...

O personagem, assim como três de seus colegas da Ordem Negra dos quadrinhos - com exceção de Supergigante - esteve recentemente em Vingadores: Guerra Infinita. No filme, ele era um dos "filhos" de Thanos - ou seja, uma das crianças que o Titã Louco raptou em suas investidas e criou como seu próprio soldadinho.

Embora mal tenha falas, e seja realmente o suprassumo do "personagem tanque", o vilão foi dublado por Terry Notary, que por sua vez também fez a captura de movimentos para o Groot no filme. No longa, ele é creditado apenas como Cull Obsidian, e não há nenhuma menção ao nome "Estrela Negra".

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux