10 Coisas que você precisa saber sobre Esperança Summers, a Messias Mutante!

Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre Esperança Summers, a Messias Mutante!

Por Felipe de Lima
Imagem de capa do item

Dia M

Para explicar a história de Esperança Summers, é necessário retornar alguns anos nas histórias dos X-Men. Mais precisamente para o arco Dizimação dos quadrinhos, quando a Feiticeira Escarlate enlouqueceu após se lembrar de seus filhos criados a partir da magia do caos e buscou ajuda do Dr. Destino para se tornar um conduito da força vital, na tentativa de trazer seus filhos de volta, o poder era muito grande e ela enlouqueceu.

O ponto alto da loucura da Feiticeira foi quando ela dizimou praticamente todos os mutantes usando apenas três palavras (Chega de Mutantes) fazendo com que apenas cerca de 10% restassem.

Esse dia ficou conhecido como Dia M, e desde então, nenhum mutante nasceu, fazendo com que a espécie entrasse em extinção.

Imagem de capa do item

Nascimento

Esperança foi a primeira mutante nascida após o Dia M. Ela nasceu em Cooperstown, no Alaska, sendo filha da bombeira Louise Spalding e de um homem desconhecido.

Logo após seu nascimento, sua cidade foi atacada pelos Purificadores, que foram avisados da chegada da garota ao mundo por um Nimrod viajante do tempo. Esperança foi a única criança que os Purificadores deixaram ilesa após os ataques, sendo posteriormente salva pelo Cable.

Imagem de capa do item

A mãe biológica de Esperança

Capitã Louise Spalding foi a Capitã do Corpo de Bombeiros de Cooperstown, no Alasca. Ela não queria parar com o trabalho, mas acabou engravidando de um homem desconhecido.

Depois de dar à luz a Esperança, ela acabou sendo assassinada pelos Purificadores.

Imagem de capa do item

Origem

Mais tarde, Esperança foi novamente sequestrada e entregue à Mística disfarçada de Senhor Sinistro. Mística fez o bebê tocar a Vampira, o que poderia tê-la matado. Gambit, então, levou Esperança para longe de Mística, mas para sua surpresa o bebê estava bem, e Vampira (que estava em estado catatônico há semanas) estava curada.

Depois de uma batalha, Ciclope decidiu que Esperança estaria mais segura com Cable, e assim, ele a levou para o futuro.

Imagem de capa do item

Messias ou o prenúncio da morte?

Cable afirmou que o bebê, Esperança, se tratava do Messias Mutante e estava destinado a ser o salvador da espécie. No entanto, houve aqueles que acreditavam que o nascimento da Esperança significava o fim.

De acordo com eles, a garota era uma espécie de "Anticristo", que estava destinada a obliterar os humanos, sendo responsável por virar a humanidade contra os mutantes e, mais uma vez, criar uma era de perseguição.

Imagem de capa do item

Criação

Esperança Summers foi criada pelo escritor Mike Carey e artista Chris Bachalo. Esperança Summers fez sua estreia nos quadrinhos em Janeiro de 2008 nas páginas da edição 205 de X-Men.

Entretanto, a personagem, foi, tecnicamente, referenciada pela primeira vez nas páginas da edição 36 de Novos X-Men, em maio 2007, onde sua vinda foi profetizada. Seu nascimento, contudo, foi mencionado pela primeira vez nas páginas da One-Shot X-Men: O Complexo de Messias, e na edição número 10 de Cable, a poderosa menina ganhou o nome de Esperança Summers.

Imagem de capa do item

A outra Esperança

Esta Esperança Summers se trata da segunda esposa de Cable e a mãe adotiva da "Mutante Messias".

Ela era de um futuro alternativo onde a maldade dominou a Terra. Ela foi baleada e morta, mas sua filha adotiva conseguiu sobreviver.

Para homenageá-la, Cable deu a Mutante Messias o nome de "Esperança" também.

Imagem de capa do item

Poderes e Habilidades

Esperança Summers é uma mutante nível Omega, mas acredita-se que seu verdadeiro potencial ainda não foi mostrado.

Quando Esperança nasceu, ela lançou um impulso psíquico capaz de destruir o Cérebro. Ao longo de sua infância e inicio da adolescência nunca havia exibido qualquer outra capacidade mutante.

Logo após chegar à adolescência, os primeiros sinais esporádicos de sua mutação começam a surgir. O emblema Phoenix também apareceu em seus olhos, insinuando que ela pode ser uma hospedeira para a entidade. Esperança demonstrou uma poderosa telecinese e telepatia. Sua telecinese é considerada tão poderosa que ela foi capaz de parar uma bala no ar.

Imagem de capa do item

Após a morte de Cable

Após a morte de Cable, o choque emocional faz com que os poderes de Esperança se manifestassem.

Ela passou a ter explosões de poder capazes de disparar rajadas óticas, transformar partes de seu corpo em metal, criar escudos de energia, voar e gerar e manipular o fogo.

Durante uma luta, Esperança pareceu manifestar a Força Fenix com todos os seus poderes típicos. Ainda não se sabe se ela tinha controle sobre esses poderes ou se eles foram simplesmente instintivos.

Existe uma teoria de que os poderes de Esperança são uma forma de mimetismo. Outra teoria sugere que ela simplesmente possui todos os poderes da raça mutante.

Imagem de capa do item

Jean Grey

Esperança tem os cabelos vermelhos, olhos verdes e uma relação "próxima" com a Fenix.

Esse fato levou alguns fãs a acreditarem que ela é, na verdade, uma reencarnação de Jean Grey, embora essa informação não tenha sido confirmada nos quadrinhos. Idie Okonkwo inclusive dizia que Esperança se parecia um pouco com Rachel Summers, a filha de Jean Grey e Ciclope de uma linha de tempo alternativa.

Imagem de perfil
Felipe de Lima

Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo. Me segue no twitter @tearsgodown