10 coisas que você precisa saber sobre Desventuras em Série, a nova produção da Netflix!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Desventuras em Série, a nova produção da Netflix!

Por Márcio Jangarélli

Se você é um dos corajosos e masoquistas, que não tem medo da dor e desespero que está por vir, aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre Desventuras em Série, a nova produção da Netflix! Não digam que eu não avisei.

Imagem de capa do item

Uma série de infortúnios

Para os valentes que seguiram até aqui, uma pequena apresentação: Desventuras em Série, antes de ser um filme e uma série mesmo, é uma saga de 13 livros infanto-juvenis escrita por Daniel Handler, com o pseudônimo de Lemony Snicket.

A história conta a trágica, dramática e absurda história dos irmãos Baudelaire, tentando descobrir o mistério por trás da morte de seus pais, em fuga constante do terrível – e multifacetado – vilão Conde Olaf e sua trupe de companheiros bizarros.

Em certo ponto, é uma trama infantil, porém, trata de temas bem pesados e é guiada por um humor negro que, para quem leu os livros quando criança, só vai entender depois de mais velho. Os livros começaram ser publicados em 1999 e o último capítulo da trama foi lançado em 2006.

Imagem de capa do item

Os Baudelaire

As desventuras do título vem da história dos irmãos Baudelaire. São três protagonistas: Violet, Klaus e Sunny. Eles vêm de uma família muito rica e tornam-se órfãos após um misterioso incêndio em sua mansão, que mata seus pais e destrói a maioria de seus pertences.

Violet é a mais velha, com catorze anos no início da série, descrita como uma inventora engenhosa – com a mania de amarrar seu cabelo comprido longe dos olhos quando está criando algo. Klaus é o do meio, com doze anos no começo, amante de livros e um leitor voraz. Por fim, Sunny, a mais nova, era apenas um bebê quando tudo começou, aprendendo a falar, com um gosto peculiar por morder coisas.

Imagem de capa do item

Conde Olaf

Todo o terror e infortúnio dos irmãos começa com o incêndio, claro, mas se intensifica quando sua custódia é entregue a um parente distante, desconhecido e peculiar: o Conde Olaf.

No caso, o vilão não é nem um pouco sutil em esconder seu plano de colocar as mãos na herança dos irmãos quando Violet fizer 18 anos e toda sua vilania. Ele é implacável, sádico e cruel, perseguindo as crianças pela trama, usando todos os disfarces possíveis, em uma série de assassinatos e crimes.

Imagem de capa do item

13

De 1999 até 2006 foram 13 livros publicados – acentuando a série com um tom de má sorte. Os títulos são: “O Mau Começo”, “A Sala dos Répteis”, “O Lago das Sanguessugas”, “Serraria Baixo-Astral”, “Inferno no Colégio Interno”, “O Elevador Ersatz”, “A Cidade Sinistra dos Corvos”, “O Hospital Hostil”, “O Espetáculo Carnívoro”, “O Escorregador de Gelo", “A Gruta Gorgónea”, “O Penúltimo Perigo” e “O Fim”.

Nas seis primeiras histórias, os livros seguem uma construção bem similar, com o Conde Olaf perseguindo os irmãos por suas diversas casas adotivas, se disfarçando e contando com a ajuda de sua trupe. Uma reviravolta acontece no sétimo livro e, então, a partir do oitavo são os irmãos que vivem camuflados nas últimas tramas.

Imagem de capa do item

Algumas desventuras

Para citar algumas das desventuras terríveis dos irmãos, a partir do momento que eles entram pela porta da casa do Conde Olaf, toda sua felicidade vai por água a baixo. Direto no primeiro livro, eles são usados como servos na casa do Conde, Sunny é presa em uma gaiola no alto de uma torre e Violet é obrigada a se casar.

Depois é infortúnio atrás de infortúnio, com a morte de um aliado por veneno; uma casa caindo de um penhasco; uma serraria que só poderia terminar em sangue; colégio interno com um quarto nem um pouco habitável; os irmãos sendo presos no fosso de um elevador; corvos; médicos; leões; doenças terríveis; assassinatos e, bom, o final fica para vocês decidirem se consegue ser feliz ou não depois de tudo isso.

Imagem de capa do item

Lemony Snicket

Entre as curiosidades sobre a saga, a principal é que o autor, Daniel Handler, usou um pseudônimo tão pessimista quanto a história para assiná-la. Lemony Snicket é um nome criado por Handler e seus amigos que acabou sendo usado na série.

Ele interage com o leitor – e com o espectador, no caso do filme (e, provavelmente, da série) – em um tom mórbido, combinando com os infortúnios. Snicket também é um personagem em um dos livros de Handler, possui outras obras assinadas e uma “biografia não-autorizada” - que serviu como promoção para o último livro de Desventuras em Série, “O Fim”.

Imagem de capa do item

Daniel Handler

Já o verdadeiro autor, Daniel Handler, também tem alguns terrores para si. Apenas quatro de suas obras são assinadas com seu nome, as outras ele criou sob o pseudônimo de Lemony Snicket. Handler também é um músico, que participou de duas bandas e possui alguns álbuns lançados.

Seus infortúnios começam quando o público não o reconhece como autor da série; ele próprio alimentou a ideia e suas primeiras aparições não foram muito boas. Ainda, para o filme de Desventuras em Série, ele escreveu oito roteiros diferentes para a produção, porém foi demitido do projeto.

Imagem de capa do item

Inspirações trágicas

Todos os livros são dedicados ao amor perdido de Snicket, Beatrice, que é uma referência tanto ao poema “La Beatrice”, de Charles Baudelaire e a Beatrice de Dante em "A Divina Comédia". Por sua vez, o poeta foi quem inspirou o sobrenome das crianças, por conta de sua vida controversa e imersa em infortúnios.

Imagem de capa do item

Uma tentativa infeliz

Como foi dito, Desventuras em Série já ganhou uma adaptação cinematográfica. De 2004, o filme recebeu roteiro de Robert Gordon – depois da demissão de Handler – e tem direção de Brad Silberling, com Jim Carrey no elenco interpretando o terrível Conde Olaf.

A produção adapta os três primeiros livros da saga, “O Mau Começo”, “A Sala dos Répteis” e “O Lago das Sanguessugas”, dando um final próprio para a trama dos irmãos.

Imagem de capa do item

Tragédia na Netflix

Infelizmente, no começo de 2017, os horrores dos Baudelaire vão novamente ganhar às telas. A Netflix produziu uma série de 8 episódios baseada na saga, com Neil Patrick Harris interpretando o terrível Conde Olaf, que estreia em 13 de Janeiro. O projeto conta com produção executiva do autor, Daniel Handler e já ganhou dois trailers, que você pode assistir clicando aqui e aqui.

Vocês estão preparados para serem arrasados com essa infelicidade e terror? Não esqueça de comentar quais infortúnios esperam ver na série! As desventuras estão apenas começando.