10 Coisas que você precisa saber sobre Cosmo, o Cão Espacial de Guardiões da Galáxia!

Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre Cosmo, o Cão Espacial de Guardiões da Galáxia!

Por Márcio Jangarélli

Dos personagens mais fodas e peculiares dos quadrinhos Marvel, é difícil encontrar algum que faça frente ao Cosmo, o Cão Espacial. Assim como o Rocket, ele não é bichinho de estimação nenhum; o cachorrão é um membro essencial durante sua estadia com os Guardiões da Galáxia nas HQs e nas histórias posteriores.

Se você foi ver Guardiões vol.2 e não entendeu o Golden Retriever nos créditos, estamos aqui para sanar suas dúvidas. Ele não apenas é um membro da equipe, como queremos MUITO vê-lo no UCM.

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

Criação

De primeira, vamos explicar o conceito do personagem. Cosmo, o Cão Espacial, é um cachorro russo, telepata e astronauta dos quadrinhos dos Guardiões da Galáxia – e de toda a mitologia cósmica da Marvel.

Ele foi criado por Dan Abnett, Andy Lanning e Wellinton Alves – sim, um brasileiro – em 2008, aparecendo na revista do Nova. O Cosmo é uma referência para a Laika, a cachorrinha enviada pela URSS para o espaço em 1957.

Imagem de capa do item

Sim, ele é um cachorro...

E mesmo estando envolto de super-heróis, histórias cósmicas e etc, o Cosmo é sim só um cachorro. Bom, pelo menos a primeiro momento. Ele era uma cobaia do Programa Espacial Soviético e foi lançado no espaço nos anos 60.

Uma dózinha até aí, né? A coisa muda quando, no lugar de se perder no infinito, o Cosmo acaba chegando em Luganenhum e ganha poderes.

Imagem de capa do item

...mas não é um cachorro comum.

Não dá para saber direito como ele ganhou poderes, mas, em algum ponto, agora em Luganenhum, nas profundidades do espaço, o Cosmo muta para um cão telepata.

Se isso não basta para você entender o quão legal é esse personagem, ele cresce em Luganenhum e ganha o posto de Segurança Chefe local.

Imagem de capa do item

Sente esse poder

Sobre os poderes e habilidades do Cosmo, ele não é “apenas” um telepata. Sua mutação lhe deu telecinese e uma gama de truques telepáticos.

Ele pode manifestar sua telepatia de várias formas, mascarando sua presença, criando um escudo psiônico, até ilusões e controle mental. Ah, além do clássico raio psiônico.

Imagem de capa do item

Segurança de Luganenhum

Luganenhum, ou “Knowhere” no original, é uma base espacial que abriga várias e várias raças do universo que procuram avançar cientificamente. E o lugar é construído dentro da cabeça decepada de um Celestial. Exatamente isso que você leu.

O Cosmo, com todos os seus poderes telepáticos, se tornou o Chefe de Segurança de Luganenhum e isso não é pouca coisa. O lugar é constantemente invadido, mas o Golden Retriver também contou com a ajuda dos Guardiões da Galáxia e do Nova no trabalho.

Imagem de capa do item

Nova

Luganenhum e o Cosmo aparecem pela primeira vez na revista do Nova, Vol.4 #8, de Janeiro de 2008.

É o Cosmo quem recepciona o herói em Luganenhum e, mesmo que a primeiro momento os dois não se deem lá muito bem, eles se tornam amigos depois da primeira missão no lugar.

Imagem de capa do item

E os Guardiões?

Mas o Cosmo é mais conhecido por suas aventuras com os Guardiões da Galáxia, principalmente na história do “Imperativo de Thanos”.

Ele fica muito próximo do Peter Quill, tanto que, quando o Senhor das Estrelas morre – nessa mesma saga – seu último pedido coloca o Cosmo para buscar os maiores heróis no universo e liderar os Aniquiladores!

Imagem de capa do item

Reunião dos Aniquiladores

Mas quem são os Aniquiladores? Uma equipe de animais super-poderosos? Nope.

O Cosmo sai pela galáxia e reúne ninguém menos que o Surfista Prateado – inclusive dando um rolêzinho na prancha do herói – o Gladiador, o Beta Ray Billy, o Quasar e o Ronan, o Acusador.

Pois é, galera. Ele não fica muito tempo na equipe, mas fica marcado sempre como aliado e como quem reuniu e liderou os caras pela primeira vez.

Imagem de capa do item

No cinema?

Uma coisa interessante é que o Cosmo JÁ existe no Universo Cinematográfico da Marvel – só não foi usado ainda. Inclusive, ele está exatamente onde deveria.

Guardiões da Galáxia Vol. 1 apresenta Luganenhum quando a equipe vai procurar o Colecionador. Lá o Cosmo aparece como um easter-egg, em seu uniforme de astronauta.

Imagem de capa do item

Guardiões Vol. 2

E ele está também em Guardiões Vol. 2! Ou quase. Lá na cena pós-créditos, o Cosmo é o último card que aparece.

Realmente espero que essa seja uma pista de que o ele possa surgir como um personagem fixo no futuro. Só imaginem que insanamente foda seria!


Já conheciam o Cosmo? Se interessaram? Gostariam de vê-lo mais nos cinemas? Não esqueça de comentar!