10 Coisas que você precisa saber sobre Charlie Cox, o Demolidor!

Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre Charlie Cox, o Demolidor!

Por Gus Fiaux

Resta pouco, até que possamos ver os principais heróis da Marvel se unirem em Os Defensores. Por isso, estamos nos preparando para o evento relembrando dos principais astros da Marvel na Netflix. Para começar, é a vez do Demolidor. 

Aqui vão dez coisas que você precisa saber sobre Charlie Cox!

Sugestão do fã filipe_ssp15 através do nosso Snapchat, legiaodosherois. Não deixe de mandar suas sugestões também!

Imagem de capa do item

Vida e carreira

Charlie Thomas Cox nasceu em 15 de dezembro de 1982, em Londres, na Inglaterra. Inicialmente, ele chegou a participar da adorada escola de teatro de Bristol Old Vic, na qual ele ingressou aos treze anos de idade e onde teve suas primeiras experiências com atuação.

Seu primeiro trabalho foi na série Judge John Deed, onde participou de um episódio. Com o tempo, ele foi se tornando mais conhecido e seu primeiro papel de destaque foi em O Mercador de Veneza. Desde então, ele participou de projetos maiores, como A Teoria de Tudo, ainda que continue sendo um nome um tanto quanto obscuro no cenário global.

Imagem de capa do item

Um homem nobre

Apesar de poucos saberem, Charlie é descendente direto de famílias nobres da Grã-Bretanha. A linhagem de seu pai, Frederick Seaforth Cox descende diretamente de diversos Condes e Barões ingleses renomados.

Um de seus ancestrais mais famosos é o capitão da Marinha Real Frederick Lewis Maitland, que ajudou a defender o país de ataques franceses e americanos no século XVIII. Outro ancestral influente é Andrew Elliot, que já foi governador colonial da província de Nova York, em 1783.

Imagem de capa do item

Sotaque

Por fazer parte de uma linhagem que mistura elementos britânicos, irlandeses e escoceses, o ator sempre foi chamado para interpretar papeis que requerem um charme a mais. Curiosamente, boa parte de seus personagens precisam de sotaques próprios.

Para Boarwalk Empire, ele teve de investir bastante no sotaque britânico. Além disso, ele também já conseguiu fazer um pouco de tudo, personificando um personagem italiano (Casanova), um espanhol (There Be Dragons), sem contar os papeis em que precisou deixar de lado seu sotaque natural.

Imagem de capa do item

Astro televisivo

Apesar de já ter estrelado grandes produções cinematográficas, o campo favorito de Cox são as telas de TV, que é onde residem seus papeis mais icônicos. Para começar, é necessário falar de Boardwalk Empire, onde ele interpretou Owen Sleater, papel que o garantiu aclamação global.

Ele também já fez uma participação especial no primeiro episódio de Downton Abbey. Agora, seu papel de maior destaque na atualidade é no Universo Cinematográfico da Marvel, onde ele interpreta o Demolidor na série solo do herói e em Os Defensores, que estreia em agosto.

Imagem de capa do item

Filme favorito?

Em suas entrevistas, o ator já disse um pouco sobre seus filmes favoritos. E é bem curioso - e até fofo - que sua animação preferida seja Toy Story.

Em uma entrevista dada recentemente, o ator chegou a contar uma história bem engraçada. Ele iria receber seu melhor amigo em casa e, ao preparar a cama para o hóspede, descobriu que tinha apenas cobertas de Toy Story limpas, que ele tinha desde sua época na escola.

Imagem de capa do item

Envolvido com o fantástico

Ainda que ele esteja fazendo sucesso apenas agora com o papel em Demolidor, Cox não é nenhum estranho ao universo nerd. Tanto que seu filme mais famoso é Stardust: O Mistério da Estrela, no qual ele atua lado a lado com grandes astros como Robert De Niro e Michelle Pfeiffer.

No filme, Cox interpreta Tristan Thorn, um jovem que se propõe a participar de uma jornada em busca de uma estrela cadente para sua amada, enquanto se mete em uma trama que envolve bruxas procurando por rejuvenescimento e uma disputa pelo trono de um reino medieval.

Imagem de capa do item

De leigo a fã

Quando foi chamado para viver Matthew Murdock em Demolidor, Cox não sabia nada sobre o personagem. Em diversas entrevistas, ele admitiu que nunca leu uma HQ sequer sobre o herói, mas que havia feito intensas pesquisas para interpretar o advogado.

Contudo, após ter vivido o herói, a história mudou. Ele se tornou tão afeiçoado pelo papel que virou um grande fã do personagem e dos quadrinhos da Marvel. Inclusive, ele é uma das figuras que mais expressa a vontade de ver um crossover entre os filmes e as séries do MCU.

Imagem de capa do item

Treinamento anti-visual

Ainda seguindo a ideia de que Cox não sabia absolutamente nada sobre o personagem, o ator só descobriu que o Demolidor era cego um dia antes de sua primeira audição para o elenco.

Mas isso não o impediu de treinar bastante para interpretar dignamente essa característica do personagem. Ele chegou a ficar junto de um consultor para aprender a se movimentar, a interagir com o ambiente e até mesmo para mover seus olhos como uma pessoa com deficiência visual faria.

Imagem de capa do item

Invasão britânica

Embora Matt Murdock seja um personagem genuinamente americano, o mesmo não pode ser dito sobre Charlie Cox. Ele é o terceiro ator a interpretar o herói (após Rex Smith e Ben Affleck) e o primeiro britânico a fazer isso. Uma das dificuldades, como mencionado, foi deixar de lado seu sotaque inglês.

Ao menos, ele não é o único a fazer isso. Tanto Henry Cavill quanto Andrew Garfield e Benedict Cumberbatch também são atores britânicos que, mais recentemente, viveram personagens americanos - o Superman, o Homem-Aranha e o Doutor Estranho.

Imagem de capa do item

Prêmios e indicações

Apesar de ter um talento inquestionável, Charlie ainda é novato no mundo das premiações - o que nem de longe é um problema. Seu primeiro troféu foi o Screen Actors Guild Awards, que foi oferecido ao elenco de Boardwalk Empire em 2012.

Ele também recebeu o troféu honorário na Helen Keller Achievment Awards, destinado a papeis e trabalhos que lidem com pessoas cegas, devido ao seu papel em Demolidor. Além disso, ele também foi indicado a um Saturn Awards de Melhor Ator pela série, e também foi indicado a outro prêmio por uma peça de teatro.